Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.

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Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof. Adm. Marco Antonio Murara, Esp.

Módulo II Planejamento Estratégico Seminários em Franchising

Por que franquear? O que a empresa, ou seus sócios, têm a ganhar com isto... Como franquear? Se franquear parece um bom caminho, quais são os passos para trilhá-lo com riscos tão baixos quanto possível... Seminários em Franchising

Seminários em Franchising 1. Analisar as condições da empresa e posicionamento da marca no mercado 2. Para quais consumidores 3. Avaliar mercado e concorrentes 4. Que atividades ou produtos serão desenvolvidos e oferecidos 5. Qual a estrutura necessária 6. Quantas unidades serão abertas 7. Em quais regiões

8. Em quanto tempo 9. Qual o investimento para colocar em prática o plano de expansão, estrutura física, de pessoal e o prazo de retorno do investimento 10. Lucros esperados 11. Verificar viabilidade econômico-financeira 12. Padrões técnicos e de qualidade exigidos 13. Formas e meios de divulgação Seminários em Franchising

Avaliando o passado da empresa: – Tempo de existência da empresa – Tempo no mercado de interesse – Vivência em operações idênticas/semelhantes – Histórico junto a parceiros ou sócios – Gerenciamento de mais de uma unidade – Experiência específica em Franchising Seminários em Franchising

Como o público-alvo vê a empresa: – Atuais clientes – Potenciais clientes – Potenciais investidores/Franqueados – Formadores de opinião Seminários em Franchising

Possível inviabilidade: É importante destacar que o Franchising poderá se apresentar inviável se os pontos apontados no planejamento estratégico forem negativos e sem condições de alteração mediante esforço da empresa, isto é, se constituem características do próprio negócio ou setor. Seminários em Franchising

Seminários em Franchising Plano de Expansão Evolução do número de unidades ao longo do tempo; Locais onde as novas unidades serão implantadas; Planos de contingências.

Seminários em Franchising Mercados-Alvo Define sucesso ou fracasso Define sucesso moderado ou sucesso estrondoso Vital para: – Itens de consumo por impulso – Ramos muito competitivos – Produtos ou serviços pioneiros Seminários em Franchising Seminários em Franchising

Seminários em Franchising Royalties Remunera benefícios e serviços continuados – Marca – Suporte – Sistemas e know-how – Produtos/serviços

Seminários em Franchising Taxa de Propaganda Banca a constituição e manutenção de um ou mais fundos de propaganda e marketing; A cobrança em geral segue o mesmo modelo dos Royalties; É um valor transitório, do Franqueado, administrado pelo Franqueador;

Seminários em Franchising Análise do Mercado As informações quanto ao raio de atuação da empresa, tamanho de mercado, número de clientes/clientes potenciais, entre outras variáveis.

Seminários em Franchising É de responsabilidade do Franqueador a obtenção destas informações, através da consulta em bancos de dados, de censos econômicos e demográficos,associações comerciais e de classes, órgãos de governo, com os concorrentes ou ainda em pesquisas de mercado junto ao mercado-alvo.

Seminários em Franchising Concorrentes: Compreender de que forma os concorrentes se comportam; Utilizar isto para predizer movimentos futuros dos concorrentes; Traçar estratégias e implementar ações que permitam posicionar-se adequadamente.

Seminários em Franchising Quem são meus concorrentes agora? E dentro de cinco anos? Quais são os objetivos, metas e estratégias dos principais concorrentes? Qual a importância de nosso mercado para os concorrentes e que nível de comprometimento eles apresentam com este mercado?

Seminários em Franchising Quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes? Onde o concorrente é mais vulnerável? Quais mudanças os concorrentes farão em suas estratégias no futuro? Quais serão os efeitos das mudanças nas estratégias dos concorrentes?

Seminários em Franchising Fornecedores e Terceirizados Identifique os fornecedores e os terceirizados do Franqueador, considerando sua localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra etc.

Seminários em Franchising Fornecedores e Terceirizados Identifique os fornecedores e os terceirizados do Franqueador, considerando sua localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra etc.

Seminários em Franchising Condições Financeiras Para o Franqueador, a escolha pelo Franchising faz com que a maior parte do capital investido seja do Franqueado, assumindo a maior parte dos riscos e precisando de um retorno de acordo com suas expectativas.

Seminários em Franchising Condições Financeiras Para o Franqueador, a escolha pelo Franchising faz com que a maior parte do capital investido seja do Franqueado, assumindo a maior parte dos riscos e precisando de um retorno de acordo com suas expectativas.

Seminários em Franchising Condições Financeiras O Franqueador, por outro lado, possui um investimento reduzido no modelo, ficando com uma parte do potencial do negócio. O valor do negócio está em conseguir ficar com a maior parte possível do mesmo, sem inviabilizar a operação do Franqueado.

Seminários em Franchising A análise do Franqueador deve prever: Que o Franqueado médio consiga uma remuneração de acordo com suas expectativas; Isto significa que alguns poucos podem conseguir menos que suas expectativas; A maior parte deve conseguir suas expectativas ou um pouco mais do que isto;

Seminários em Franchising O investimento do Franqueador, portanto, está focado em: Desenvolvimento do modelo de negócios; Preparo dos instrumentos de suporte e controle da rede; Desenvolvimento de sistemas; Preparo da equipe de suporte à rede.

Seminários em Franchising Desenvolvimento de estratégias de marketing; Atração e seleção de Franqueados; Desenvolvimento de produtos (quando for o caso); Construção e evolução do conceito do negócio e modelo de operação; Capital de giro para sustentar o início do processo de expansão.