Emergências Obstétricas e Hipertensivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL
Advertisements

Admissão da parturiente Aula 5
PARTO É A COMBINAÇÃO DE FENOMENOS PELOS QUAIS O FETO, A PLACENTA E AS MEMBRANAS SE DESPRENDEM E SÃO EXPULSO DO CORPO DA GESTANTE.
Questões obstetrícia 2 SES 2011.
PARTO RECONHECIMENTO:
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
C ASO 03 Caroline nº18 Felipe nº Germano nº. Radiologia EFHS, 32 ANOS, SOLTEIRO, NATURAL E PROCEDENTE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, CAMINHONEIRO, CATÓLICO,
Apendicite.
CRISE HIPERTENSIVA HAS/PAS/PAD
PLACENTA PRÉVIA CONCEITO
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Partograma Paulo E. De Domenico Jr..
Insuficiência Renal IRA Perda rápida da função renal
Insuficiência Renal Bioquímica Clínica
NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características.
Aferição de Pressão Arterial em Crianças e Adolescentes Cecília Sigaud.
SLIDE HEMATO
TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de.
Trabalho de Parto Enfermeiro Cleiton Travasso. Introdução Parto – Processo fisiológico  sem complicações – Entretando  conhecer possíveis eventos adversos.
Diagnóstico Psicológico II
Curso de Emergências e Urgências Ginecológicas
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
A eficácia do ponto VB43 (Jiaxi) em pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (estudo de caso) Silva Filho RC, Pinto AA. Introdução: A Acupuntura.
Métodos Hormonais.
Reprodução humana Cap. 9.
Princípios de Ouro do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado
MÓDULO 1 – O ACESSO A MEDICAMENTOS E OUTRAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
PARTO.
Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz
Enfermagem Urgência e Emergência Profª Lísia Andressa Zafonato.
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
Primeiros Socorros SBV.
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
HU-UFMA SÍNDROME HELLP Prof. Dr. Tarcísio Coelho.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Considera-se abortamento a interrupção da gravidez até a 20ª, 22ª semana, ou seja, até o quinto mês de gestação. A expulsão da concepção antes da viabilidade.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM ALTERAÇÕES HIPERTENSIVAS
FRATURA DE FÊMUR E PROTESE
INDICADORES DE SAÚDE.
GRACE BRUNA SERGIO DIOSER
CAMINHANDO PARA O PARTO NORMAL: O QUE FAZER NOS MESES DE ESPERA Sabrina Baracho Fisioterapeuta.
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
CAP PM ANTÔNIO JÚLIO NASCIMENTO SILVA. 1)O TRAUMA, OS DESASTRES OU CATÁSTROFES E A NATUREZA HUMANA; 2)ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS = UM DOS MAIORES.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações.
Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Assistência ao Trabalho de Parto
ED: Hipertensão intracraniana
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
ANESTESIA Dra. Lilian Cristina Marigonda Wurschig
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
Profa Renata Guzzo Souza Belinelo
Trauma Músculo-Esquelético
MECANISMO DE PARTO Elisa Trino de Moraes.
Orientações para as gestantes e acompanhantes: Reta final... Morgana Teles Enfermeira Obstetra e Doula.
PRIMEIROS SOCORROS DISCIPLINA /2013. PRIMEIROS SOCORROS - OBJETIVO IDENTIFICAR E UTILIZAR AS PRIMEIRAS AÇOES E CONCEITOS RELATIVOS A PRIMEIRO SOCORROS;
HAS Conceitos principais Rodrigo Macioca Morato
Primeiro socorros suporte básico BLS. Conjunto de medidas e procedimentos técnicos que tem o objetivo de manter a viabilidade dos órgãos vitais até que.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Avaliação da PA na infância e adolescência
Sistema Genital Masculino
Professora Carla Marins
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
Acompanhamento Obstétrico Domiciliar ORIENTAÇÕES AO TRABALHO DE PARTO (SINAIS E SINTOMAS) Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles (COREN-PI ) Fisioterapeuta.
 É um conjunto de fenômenos passivos que o feto sofre no decurso da passagem pelo canal pelvi-vaginal. As forças agem sobre o feto no sentido de adaptá-lo.
Transcrição da apresentação:

Emergências Obstétricas e Hipertensivas Profª Renata Guzzo Souza Belinelo

Parto Normal O parto normal ou vaginal por ser mais parecido com o fisiológico (parto natural) tem vantagens sobre a cesariana. O corpo da mulher foi preparado para isso, a recuperação é muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe e menor chance de dor pélvica crônica. O trabalho de parto é o processo pelo qual o útero expulsa o feto para o meio externo;

Períodos Clínicos do Parto Perda do tampão mucoso; Contrações dolorosas; Dilatação do colo uterino;

Tempos do Mecanismo do Parto Insinuação: estática, dinâmica; Descida: rotação interna, insinuação das espáduas; Desprendimento: rotação externa da cabeça, rotação interna das espáduas, desprendimento das espáduas;

Seqüência do Parto

Atendimento Pré-Hospitalar Se houver possibilidade, o transporte imediato deve ser priorizado. Entretanto, se não houver condições, primeiramente deve-se acionar o resgate e acomodar a grávida em local confortável, em decúbito dorsal e com as pernas flexionadas; Tranqüilizar a mãe e iniciar uma entrevista – nome, idade, período de gestão, número de filhos e partos anteriores, etc.;

Atendimento Pré-Hospitalar Perguntar se é o primeiro parto – Normalmente o trabalho de parto leva cerca de 12 horas. Quando já houve um parto normal, o processo tende a ser mais rápido; Perguntar quanto tempo faz que se iniciaram as contrações e o intervalo entre elas; Questionar se houve perda de líquido (rompimento da bolsa); Perguntar se a mãe sente o feto no canal de nascimento; Avaliar a queixa de vontade de evacuar como sendo um sinal indicativo de parto iminente. Se ocorrerem 5 contrações no intervalo de 10 minutos, e a duração variar de 30 a 45 segundos cada uma, o parto poderá ser iminente.  

HIPERTENSÃO A hipertensão arterial sistêmica pode ser caracterizada pela elevação súbita da pressão arterial a níveis superiores ao considerado normal (140x90 mmHg nos pacientes examinados ou 130x80 mmHg em pacientes diabéticos e renais crônicos).

CRISE HIPERTENSIVA PA acima de 140 x 90 mmHg, com: 1.Cefaléia ou dor em outras regiões ( torax, abdome, membros); 2. Náuseas; 3. Escotomas; 4. Epistaxe; 5. Taquicardia; 6. Parestesia em algum segmento do corpo.

TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR 1. Realizar a análise primária e secundária e tratar os problemas em ordem de prioridade, chamar resgaste; 2.Manter a vítima em repouso absoluto na posição mais confortável (em geral sentado ou semi-sentado); 3. Afrouxar as vestes; 4. Prestar apoio psicológico; 5. Oxigenioterapia, com cateter, 3 l/min;