Apreensão e compreensão de sentidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Subentendido.
Advertisements

1. CONCEPÇÕES DE TEXTO É a ocorrência lingüística, na modalidade escrita, de qualquer extensão, dotada de significação. Textos têm unidade semântica e.
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
PROVA BRASIL 2015.
Leitura Analítica de Textos
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
IMPLÍCITA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA EXERCÍCIOS. IM – INTERNO IMPLÍCITO = INFORMAÇÕES INTERNAS (NÃO APARENTES) PRECISAMOS IR ALÉM DO QUE OS OLHOS ESTÃO VENDO.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Inferência, raciocíno e argumento Inferência é o processo pela qual concluímos algo por meio de um raciocínio. De várias proposições nós inferimos uma.
15/04/2013.  Leitura : Competência leitora e habilidades de leitura – Monica Lopes de Oliveira;  Análise dos resultados da Avaliação em Processo de.
1- Leia atentamente as instruções até o final. 2- Dê um abraço no colega do lado. 3- levante o braço o mais alto que puder. 4 – fique de pé. 5- Diga seu.
Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.
Aspeto e modalidade ASPETO LEXICAL
Operadores lógicos Em ocasiões que consideramos mais de uma expressão, podemos usar os operadores lógicos para unir essas expressões. Determinados casos,
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
LÓGICA? É LÓGICO!!!!.
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
O Gaúcho na Literatura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
Capítulo 13 Encontros.
PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Método Indutivo de Estudo da Bíblia
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Objetivo da disciplina
Tenham Um Dia Maravilhoso!
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Sistemas de Controle III N8SC3
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Informação não-verbal
ENSINAR a APRENDER a LER,
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Coesão com advérbios de lugar e elipse
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Definição O método de análise de conteúdo é um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos É um método de análise textual que se.
Implícitos e Pressupostos
Como fazer uma citação
Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas
Tempo aspeto e modalidade
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva
#portuguêsélindo #portnaveia
Scrapbook mixed media ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE DE SCRAPBOOK MIXED MEDIA ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA.
Escola Básica E Secundária de Salvaterra de Magos
1 Notação Científica O que é escrever um número em notação científica? É escrever o número, de forma que esteja sempre em potência de 10 e que seja escrito.
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
FACULDADES ASOCIADAS DE UBERABA
Destaques do texto sobre entrevista social
O QUE É UM TEXTO?.
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Currículos e Programas
Leitura dos Resultados EXEMPLO
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
PIADA A aula de hoje será uma piada!. Recado aos mau humorados... Vídeo da irmã...
ANÁLISE DO DISCURSO.
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Roteiro: 22/02/2019 Aulas 9 e 10 – Fontes Históricas e o Ofício do Historiador Objetivos: Estudar diferentes tipos de fontes históricas e como elas contribuem.
Texto argumentativo: artigo de opinião
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS.
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
TEXTOS MOTIVADORES 2ª Dissertação/ENEM. Texto I Você é violento de nascença ou foi doutrinado nas redes sociais? Gritou com os garis e a doméstica empregada.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba Piúma/ES, 2º trimestre de 2019
Professora Cláudia Viana 18/10/2019. Técnicas de Leitura e análise COMPREENSÃO: Compreender o que se ler é um fator imprescindível e determinante no.
Transcrição da apresentação:

Apreensão e compreensão de sentidos Interpretação de Textos Aulas 13 a 15 – Pág.40

Apreensão Textual

Compreensão Textual

Assista ao vídeo Palavra solitária não é solidária https://www.youtube.com/watch?v=onIAedBa9_4

Texto e conhecimento de mundo Em Duchamp o “nu” tem o arrojo de se mover e, mais ainda, de descer as escadas, de representar o movimento através de formas abstractas, e, mesmo assim, chamar-se nu. Ao faze-lo descer as escadas, Duchamp metaforicamente anima a história da pintura. Texto e conhecimento de mundo

Calvin Marcel Duchamp Intertextualidade

Massacre na praça da Paz Celestial https://www.infoescola.com/historia/massacre-da-praca-da-paz-celestial/

Significados Explícitos e implícitos

 As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas.   Conceitos

Por exemplo, observe este enunciado: - Patrícia parou de tomar refrigerante. A informação explícita é “Patrícia parou de tomar refrigerante”. A informação implícita é “Patrícia tomava refrigerante antes”. Agora, veja este outro exemplo: -Felizmente, Patrícia parou de tomar refrigerante.  A informação explícita é “Patrícia parou de tomar refrigerante”. A palavra “felizmente” indica que o falante tem uma opinião positiva sobre o fato – essa é a informação implícita.   Conceitos

 Fazer uma inferência significa concluir alguma coisa a partir de outra já conhecida. Nos vestibulares, fazer inferências é uma habilidade fundamental para a interpretação adequada dos textos e dos enunciados.   Inferências

Uma informação é considerada pressuposta quando um enunciado depende dela para fazer sentido.  Pressuposto

Considere, por exemplo, a seguinte pergunta: “Quando Patrícia voltará para casa?”. Esse enunciado só faz sentido se considerarmos que Patrícia saiu de casa, ao menos temporariamente – essa é a informação pressuposta. Caso Patrícia se encontre em casa, o pressuposto não é válido, o que torna o enunciado sem sentido.   Repare que as informações pressupostas estão marcadas através de palavras e expressões presentes no próprio enunciado e resultam de um raciocínio lógico. Portanto, no enunciado “Patrícia ainda não voltou para casa”, a palavra “ainda” indica que a volta de Patrícia para casa é dada como certa pelo falante. Exemplo

aquilo que se pensa ou se deduz, mas que não foi dito ou escrito Ao contrário das informações pressupostas, as informações subentendidas não são marcadas no próprio enunciado, são apenas sugeridas, ou seja, podem ser entendidas como insinuações.  Subentendido

Em certas situações o implícito pode assumir a forma de subentendido contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito Em certas situações o implícito pode assumir a forma de subentendido