OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Advertisements

O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
ORÇAMENTO PÚBLICO CEL R/1 POSADA. ORÇAMENTO PÚBLICO 1. Conceito 2. Orçamento na Constituição Federal 3. Princípios Orçamentários 4. Alterações Orçamentárias.
O Processo de Planejamento PlanejaSUS - Foi regulamentado pela Portaria nº 3085 de 1/12/2006 Lei 8080 de 19/09/1990 Lei 8142 de 28/12/1990 Atuação continua,
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Relatório de Gestão.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Censo Escolar da Educação Básica e Sistema Educacenso
Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Coordenadoria de Promoção à Saúde Subcoordenadoria de Vigilância ambiental.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE Mais gestão, mais prevenção Comissão de Assuntos Sociais Senado Federal - 06 de Julho de 2016.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 29 DE SETEMBRO DE 2011 DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2° Quadrimestre de 2011 Secretaria da Fazenda 1.
Políticas Públicas de Saúde. A saúde configura na Constituição Federal entre os direitos sociais em seu art. 6º, no título dos “Direitos e Garantias Fundamentais”.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE - PES Audiência Pública LC 141/2012.
AÇÕES IMPORTANTES NO INÍCIO DO MANDATO
Providências a serem adotadas nos primeiros dias do governo municipal
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
SUS Legal PROPOSIÇÕES Belo Horizonte
O que são os ODS? Após a conclusão da Agenda do Milênio (8 jeitos de mudar mundo), em setembro de 2015, líderes de governo e de estado dos países-membros.
AUTOAVALIAÇÃO.
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Acesso a recursos e oportunidades de financiamento
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
Atendimento ao Servidor - SIGRH
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
FINANCIAMENTO Sistema Único Saúde
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Sistema Único de Saúde – Brasil Legislação, Princípios e Diretrizes
SEMINÁRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA REUNI GESTÃO ADMINISTRATIVA Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação.
Plenária SUS: Avanços e Desafios
Módulo Treinamento.
Ministério da Saúde Secretaria-Executiva
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
O DESAFIO DE QUALIFICAR O CUIDADO
ORGANIZAÇÃO E POLITICAS DE SAÚDE
SAÚDE E (OU) ASSISTÊNCIA SOCIAL
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO SUS
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
Avaliar desempenho de servidores
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
CENÁRIO TRATAMENTO DO GLAUCOMA
Reunião Secretarias de Estado
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Avaliar desempenho de servidores
COMPLEXO ESTADUAL DE REGULAÇÃO “Divaneide Ferreira de Souza”
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
Portaria nº 3.992, de 28 de Dezembro de 2017
As Condicionalidades da Saúde no Programa Bolsa Família
Mauro Guimarães Junqueira Presidente - Conasems
Proposta de reajuste para os servidores públicos federais
ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Coordenadoria de Planejamento e Controle dos Serviços de Saúde
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
Infraestrutura Polo da Academia da Saúde
Mesa redonda 11 Efetividade da participação na política de saneamento básico: planejamento e controle social. Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento.
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
DIGISUS DGMP Planejamento Regional Integrado
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
DIGISUS GESTOR: Módulo Planejamento
O Impacto no custeio dos RPPS com a mudança na taxa de juros
Transcrição da apresentação:

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS Elementos norteadores para a elaboração e o acompanhamento dos instrumentos de planejamento no âmbito do SUS. 17 de Maio 2018

LEGISLAÇÃO Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Lei Complementar nº141, de 13 de janeiro de 2012. Resolução CIT Nº 8, de novembro de 2016. Portaria de Consolidação nº 1, de 28 de setembro de 2017, Arts. 435 ao 441. Portaria de Consolidação nº 1, de 28 de setembro de 2017, Arts. 94 ao 101.

SOBRE O PLANEJAMENTO Pontos importantes das Leis e Artigos citados: Planejamento ascendente. Participação social. Compatibilidade com os instrumentos de planejamento de governo (Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA). Os instrumentos de planejamento do SUS: Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior e Relatório de Gestão

O que será possível fazer no Módulo Planejamento?

Quem pode acessar o Módulo Planejamento? O sistema terá duas possibilidades de acesso: Restrito– para usuários com cadastro e senha. Serão 3 níveis de acesso, Federal, Estadual e Municipal, e cada nível terá 3 tipos de perfil: Gestor, Técnico e Conselho de Saúde Público – para consulta às informações de planejamento em saúde.   Como fazer o cadastro para acesso no Módulo de Planejamento? O cadastro dos usuários será solicitado por cada município para à referência de planejamento em saúde, em sua respectiva Secretaria Estadual de Saúde. O cadastro será feito no Sistema de Cadastro e Permissões de Acesso do Ministério da Saúde (SCPA). Para acesso público não há necessidade de cadastro e senha. Usuários do Sistema: Gestor / Técnico / Conselho de Saúde / População (acesso público)

Orientações Gerais Momento de transição dos Sistemas; O SargSUS será usado para o RAG 2017 (previsão fev/18); SISPACTO e SargSUS disponíveis como base de dados; Preenchimento do 1º RDQA 2018 > abertura Junho; SISPACTO permanece com os 23 indicadores e com a mesma base de cálculo; Série Histórica do indicadores de 2017 já disponível no Observatório Baiano; Ainda não existe Manual sobre o Sistema. Estão em elaboração do instrutivo; Estratégias de Treinamento estão sendo discutidos no MS; Necessidade de recadastro de todos os gestores;