ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO DE ESCOLARIDADE
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explicíta D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Conhecimento do alfabeto Reconhecer as letras do alfabeto. do português do Brasil D02 Reconhecer as letras do alfabeto.
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Conhecimento do alfabeto Reconhecer a ordem alfabética do português do Brasil D03 Reconhecer a ordem alfabética
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Identificar as direções da escrita Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Identificar o número de sílabas de uma palavra Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Forma de composição de textos poéticos Identificar rimas
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Decodificação/Fluência de leitura D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases
Decodificação/Fluência de leitura Ler frases
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
Estratégias de leitura Localizar informação explícita
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
Estratégias de leitura D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
Estratégias de leitura D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
Compreensão em leitura Reconhecer o assunto de um texto lido
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação Estratégias de leitura D14 Localizar informação explcita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros
Compreensão em leitura D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros