ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PROJETO NO MUNDO DAS FÁBULAS Professora: Sônia Márcia Paul Escola Estadual Austrílio Capilé Castro Disciplina:
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA.
CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
Entreolhares na dimensão pedagógica Professora: Valéria R. Poubell.
Redação Jornalística 1 Universidade Federal do Acre
Artefacto digital 2 Aprendizagem colaborativa
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL
O Maior Palavrão da língua Portuguesa.
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Excel Ciclo PBL Aprendizado por competências
TÍTULO Subtítulo Autor1: Autor2: Subtítulo Referências:
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Instituto Paulo Freire Métodos de Alfabetização
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
Confabulando com Fábulas.
Nome completo, vínculo institucional
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
E PORTUÁRIAS NO LITORAL NORTE - SP
Fichamento acadêmico:
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Estudando para o Enem de forma invertida
TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Matemática Nome Data Composição e decomposição de números
Ética e Organizações EAD 791
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
CONTEÚDO 1 Noções sobre o texto 1.1 Conceito de texto
ANÁLISE DOCUMENTÁRIA EM ARQUIVOLOGIA
Leitura dos Resultados EXEMPLO
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA HISTORICIDADE
Logo da instituição INSTITUIÇÃO A QUAL REPRESENTA
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Classes de palavras: CONECTIVOS.
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA Autor 1 – Instituição de Origem
Título Autores Identificação dos autores
TITULO DISCENTE:.
Profª. Giovana Deliberali Maimone
Autor¹, Autor², Autor3 , Autor4 , Autor5
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA: muito além da língua portuguesa
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS (TAHOMA - 72)
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
(Nome completo), vínculo institucional
Título (igual ao do trabalho) Nome do Autor 1 (Nome da Instituição)
LÍNGUA PORTUGUESA TIPOS DE LEITURA
GRÁFICO TABELA Título do Trabalho INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
Redação Prof. Renato Dering.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO DE ESCOLARIDADE

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explicíta D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Conhecimento do alfabeto Reconhecer as letras do alfabeto. do português do Brasil D02 Reconhecer as letras do alfabeto.

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Conhecimento do alfabeto Reconhecer a ordem alfabética do português do Brasil D03 Reconhecer a ordem alfabética

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. 

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Identificar as direções da escrita Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita 

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Identificar o número de sílabas de uma palavra Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Forma de composição de textos poéticos Identificar rimas

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas. 

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Decodificação/Fluência de leitura D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético   Conhecimento do alfabeto do português do Brasil D01 Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  D02 Reconhecer as letras do alfabeto. D03 Reconhecer a ordem alfabética Conhecimento das diversas grafias do alfabeto D04 Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.  Protocolos de leitura D05 Identificar as direções da escrita  Reconhecimento da palavra como unidade gráfica D06 Identificar o espaçamento entre as palavras na segmentação da escrita T2 – Apropriação do Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas D07 Identificar o número de sílabas de uma palavra Construção do sistema de escrita alfabético e da ortografia D08 Identificar sílabas de uma palavra Forma de composição de textos poéticos D09 Identificar rimas D10 Identificar variações de sons de grafemas Decodificação/Fluência de leitura D11 Ler palavras formadas por sílabas canônicas.  D12 Ler palavras formadas por sílabas não canônicas. D13 Ler frases

Decodificação/Fluência de leitura Ler frases

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

Estratégias de leitura Localizar informação explícita

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

Estratégias de leitura D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

Estratégias de leitura D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

Compreensão em leitura Reconhecer o assunto de um texto lido

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explícita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES TÓPICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DESCRITORES DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES T3 – Leitura, compreensão, análise e avaliação   Estratégias de leitura D14 Localizar informação explcita D15 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa ouvida D16 Reconhecer elementos que compõem uma narrativa lida Formas de composição de narrativas D18 Reconhecer o assunto de um texto ouvido Compreensão em leitura D19 Reconhecer o assunto de um texto lido T4 – Usos sociais da leitura e da escrita D20 Reconhecer o gênero textual D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros

Compreensão em leitura D21 Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros