SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
Advertisements

SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
FUNDEB CARACTERÍSTICAS.
Carlos Fernandes Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia São Paulo, 30 de junho de 2005 FUNDEB Notas sobre o Projeto de Emenda Constitucional e Minuta.
Financiamento da Educação e controle Social
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE / MEC Divisão de Operacionalização do SIOPE - DIOSI Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos.
O Sistema de Planejamento e Orçamento Brasileiro e os Recursos da Educação no Município.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação – CEPPPE Apoio Financeiro: FAPESP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
ALUNOS: Francisco Hermeson Sampaio de Sousa Júnior Oliveira José Félix Nogueira Maria Conceição Nascimento Rodrigues Maria de Jesus Freitas Margarete Pereira.
Transferências Governamentais Constitucionais e Legais.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB: Reformulações necessárias, perspectivas de prorrogação e desafios a vencer Vander Oliveira Borges.
Apresentação: Moisés Hoegenn Diretoria de Controle de Contas de Governo - DCG Coordenadoria de Controle de Análise e Acompanhamento – CAAC Tribunal de.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARACIABA 1º QUADRIMESTRE EXERCICÍO
Censo Escolar da Educação Básica e Sistema Educacenso
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Seminário Educação e inclusão Organização: UNDIME/ES Tema: FUNDEB Apresentação: Vander Oliveira Borges Vitória/ES.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal)
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
Desenho e Implementação de um Sistema de Metas Educacionais para o Brasil Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo.
Financiamento da Educação. Financiamento Constituição Federal de 1988 / LDB Art. 69: União deve aplicar pelo menos 18% e os Estados, DF e Municípios,
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Reforma Tributária - Perspectivas PEC 233/2008
Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
INDICADORES EDUCACIONAIS
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
CACS FUNDEB.
Sistema de avaliação de ensino
Aula 8: Plano Nacional de Educação
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Programa Mais Educação (Antigo)
RECEITA FINANCEIRA E ORÇAMENTO
Para onde estão indo nossos alunos?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
O Programa Brasil Alfabetizado
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Seminário INEP Plano Nacional de Educação: desafios para monitoramento e avaliação de metas e estratégias Educação Infantil Lívia Fraga Vieira 11 e 12.
Plano Nacional de Educação
3° QUA º QUA º QUA 2017 Set - Dez Jan - Abr Mai - Ago 2017.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE
Prof. Jacir Bombonato Machado - abril/2017
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
Sistema educacional brsileiro
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2018
MEDALHA PAULO FREIRE.
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Norte (0,4%) Nordeste (-1,3%) Centro-Oeste (-0,2%)
[Curso] Financiamento da educação no PNE
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
Economia, política e valorização dos profissionais da Educação
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
XIV Encontro Estadual do Fórum Gaúcho da Educação Infantil
Administração Financeira e Orçamentária
Panorama da Educação profissional de Nível Técnico no brasil
Plano de Custeio: Novas Alíquotas de Contribuição
Parâmetros nacionais de carreira DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Transcrição da apresentação:

Financiamento da Educação Básica e EJA: Desafios e possibilidades do FUNDEB SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Marcos Legais Nacionais Constituição Brasileira Universalização do Fundamental Mecanismos Sistematização do Financiamento Padrão nacional mínimo de qualidade de ensino Garantia de equalização de oportunidades educacionais (União)

FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino Fundamental e Valorização do Magistério Fundo de natureza contábil, âmbito estadual e de abrangência nacional, recursos providos, em cada Estado, pelo Estado e seus Municípios, provenientes de parte da vinculação constitucional incidente sobre a receita de impostos, conforme dispõe a Constituição Federal, em seu artigo 212.

FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino Fundamental e Valorização do Magistério Regulamentado em 1996 e implantado nacionalmente em 1998; Recursos: 15% do ICMS, IPIexp, FPE, FPM; Distribuição automática por aluno no Censo Escolar Complementação Federal para piso Valorização do Magistério e Controle Social

FUNDEF

Indícios de Necessidade de Mudanças FUNDEF tardou a reconhecer ciclos, educação especial e recorte espacial; Complementação da União se retraiu; Valor Mínimo Nacional ainda baixo; Carece de avanços na valorização docente; Efetividade do controle social proposto.

Indícios de Necessidade de Mudanças FUNDEF não solucionou baixa qualidade da oferta de Ensino Fundamental; Defasagem série-idade ainda alta; Não contemplou encadeamento da escolarização; Não atendeu Educação Profissionalizante; Não atentou para diversidade étnico-racial.

Proposta de Novo Fundo FUNDEB: expansão para Ensino Básico Necessidade de repensar qual a demanda. Ensinar para habilitar a continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida. Lei nº 11.494/2007 Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006

Necessidade de Finaciamento Matrícula na Educação Infantil se retraiu, enquanto no Ensino Médio teve signficativa expansão; Gasto por aluno no Ensino Médio não acompanhou elevação das matrículas; Rede privada aumentou muito mais rapidamente que a pública; Média de gastos do Brasil com Educação Infantil e Ensino Médio muito inferior à da OCDE.

Diferenças entre o Desenho dos Fundos FUNDEF X FUNDEB

Recursos Legais para Educação e FUNDEB Constitucionais 25% de: ICMS; FPE/FPM; IPI/exportação; LC nº 87/96; ITCMD; IPVA; ITR; ITBI; ISS; IPTU; IRRF FUNDEB 20% de: ICMS; FPE/FPM; IPI/exportação; LC nº 87/96; ITCMD; IPVA; ITR; ITBI; ISS; IPTU; IRRF

Recursos Legais para Educação e FUNDEB Constituição 5% 25% FUNDEB 20%

Características do FUNDEB Recursos repartidos entre Estado e municípios; Divisão proporcional às matrículas em todos os níveis e modalidades da educação básica; Distribuição por fatores de ponderação.

Características do FUNDEB

Características do FUNDEB Para repartição dos recursos considera a matrícula do censo escolar do ano anterior; Bases de informação é a escola mas unidade é o indivíduo – INDIVÍDUO IDENTIFICADO; Incentivo a declarar Matrículas dos alunos em seu perfil – Alunos de EJA na EJA.

Características do EDUCACENSO Dados individualizados de alunos e docentes (NIS) – evitando “desvios de contagem” – confiabilidade – incentivo a declarar Matrículas dos alunos seu perfil; Acompanhamento da vida escolar do aluno; Acompanhamento da trajetória do docente; Cadastro de disciplinas.

Características do FUNDEB As matrículas do ensino fundamental regular entram na sua totalidade desde o primeiro ano da implantação do Fundo; As matrículas da creche e pré-escola, do ensino médio e da EJA serão computadas progressivamente em três anos (1/3 no primeiro ano, 2/3 no segundo ano e sua totalidade a partir do terceiro ano).

Características do FUNDEB

Avanços e Desafios FUNDEB contempla a modalidade de EJA; Aplicação por modalidade é livre; Cabe averiguar se os recursos realmente chegarão devidamente a cada público-alvo; Avançar na valorização do magistério; Fazendo Escola previa merenda. FUNDEB não.

Fazendo Escola era até R$250 da União Avanços e Desafios Fazendo Escola era até R$250 da União

Avanços e Desafios Limite para apropriação de recursos da EJA - Lei nº 11.494/2007 Art. 11. A apropriação dos recursos em função das matrículas na modalidade de educação de jovens e adultos, nos termos da alínea c do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT, observará, em cada Estado e no Distrito Federal, percentual de até 15% (quinze por cento) dos recursos do Fundo respectivo.

Avanços e Desafios Espaço para crescimento das matrículas está em Educação Infantil, EJA e Ensino Médio; Como tornar Fundo mais do que estímulo à elevação e manutenção das matrículas; Aprimorar incentivos à inserção e continuidade na educação.