Geraldo Brasileiro Filho Faculdade de Medicina XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO BELO HORIZONTE - 21/09/12 CONCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Páginas WWW Maio de 2006 Engenharias I. Introdução É hoje talvez o meio mais importante de divulgação dos programas É Diretriz da Capes – Palestra do.
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
UFCSPA Uma Universidade Especializada em Saúde
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Documento de Área Interdisciplinar Triênio
II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Novos Desafios na Pós-Graduação em Medicina José Roberto Lapa e Silva Faculdade de Medicina da UFRJ Coordenador.
Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Ficha de Avaliação da Pós-Graduação em Saúde Coletiva triênio Grupo de trabalho Ethel Leonor Noia Maciel Hillegonda Maria D. Novaes Paulo Capel.
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Pós-Graduação em Saúde
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
II Seminário Internacional
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
SUBPROJETO - CFM Materiais nanoestruturados e transições de fase na cromodinâmica quântica.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Transcrição da apresentação:

Geraldo Brasileiro Filho Faculdade de Medicina XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO BELO HORIZONTE - 21/09/12 CONCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Natureza e finalidades da pós-graduação Dados estatísticos Modalidades de cursos Pós-graduação e pesquisa Considerações finais

Início – década de 1960 PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Importância para o país Formação de pessoas Investigação científica Desenvolvimento tecnológico

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL 1951 – CAPES 1959 – CNPq 1965 – FINEP 1980s – Fundações Estaduais de Apoio (FAPs)

Em nosso entender um programa eficiente de estudos pós-graduados é condição básica para se conferir à nossa universidade caráter verdadeiramente universitário, para que deixe de ser instituição apenas formadora de profissionais e se transforme em centro criador de ciência e cultura. PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Parecer Sucupira

Em nosso entender um programa eficiente de estudos pós-graduados é condição básica para se conferir à nossa universidade caráter verdadeiramente universitário, para que deixe de ser instituição apenas formadora de profissionais e se transforme em centro criador de ciência e cultura. PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Parecer Sucupira

Em nosso entender um programa eficiente de estudos pós-graduados é condição básica para se conferir à nossa universidade caráter verdadeiramente universitário, para que deixe de ser instituição apenas formadora de profissionais e se transforme em centro criador de ciência e cultura. PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Com efeito, o exame dos estatutos e regimentos nos tem mostrado que, de modo geral, falta às escolas um concepção exata da natureza e fins da pós-graduação, confundindo-se seus cursos com os de simples especialização. Parecer Sucupira

Em nosso entender um programa eficiente de estudos pós-graduados é condição básica para se conferir à nossa universidade caráter verdadeiramente universitário, para que deixe de ser instituição apenas formadora de profissionais e se transforme em centro criador de ciência e cultura. PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Com efeito, o exame dos estatutos e regimentos nos tem mostrado que, de modo geral, falta às escolas um concepção exata da natureza e fins da pós-graduação, confundindo-se seus cursos com os de simples especialização. Parecer Sucupira

Comitês REGULAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO CAPES Criação 1951 Avaliação – 1975 Regulação do sistema PG Grandes áreas Áreas

SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADES DE CURSOS Acadêmicos Mestrado Doutorado Mestrado Profissional

MESTRES DOUTORES RELAÇÃO M/D , , , , , , , , , , , , , , , ,2 Fonte: GEOCAPES EVOLUÇÃO NA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES - BRASIL 1990/2010

CONCEPÇÃO DE CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO ONDE? Área temática PARA QUEM? Demanda NÍVEL? Mestrado Doutorado MODALIDADE? Acadêmico Profissional

CRIAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO REQUISITOS GERAIS Corpo docente qualificado Infraestrutura física Experiência em investigação científica Proposta pedagógica Alunos

ESTRUTURA GERAL Denominação Área(s) de concentração Linhas de pesquisa Projetos de pesquisa CRIAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

CORPO DOCENTE Permanente, colaborador, visitante Mínimo 10 – doutores Pesquisa na área Experiência na área Publicações científicas e/ou técnicas Envolvimento graduação – IC CRIAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROPOSTA PEDAGÓGICA Disciplinas básicas Disciplinas temáticas Linhas e projetos de pesquisa Abrangência Profundidade CRIAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Maior desafio dos programas CONSOLIDAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Melhorar o desempenho Titulados Produtos intelectuais Exigência crescente Notas crescentes Mestrado doutorado Avaliação Autoavaliação CAPES

Acompanhamento anual AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Trienal - Notas Relatórios anuais

Nota 1 – Insuficiente 2 – Insuficiente 3 – Regular 4 – Bom 5 – Muito bom 6 – Excelente 7 - Excelente AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

2. Corpo docente (20%) AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO 3. Corpo discentes, teses e dissertações (30%) 1. Proposta do programa 4. Produção intelectual (científica e técnica) (40%) 5. Inserção social (10%) QUESITOS

CORPO DOCENTE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Categoria (permanente, colaborador, visitante) Número Envolvimento Disciplinas Orientação Produção científica e técnica Distribuição dos encargos Captação de recursos

CORPO DISCENTE, TESES E DISSERTAÇÕES AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Fluxo de alunos Tempo titulação Mestrado = 24m Doutorado = 48m Qualidade Publicações Dimensão do corpo docente

PRODUÇÃO INTELECTUAL AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Artigos completos em periódicos Distribuição entre docentes Participação discente Qualidade – Sistema Qualis Diretrizes Relatórios técnicos Outras Produtos técnicos Livros, capítulos de livro Patentes

ARTIGOS PUBLICADOS (ISI) – BRASIL E PAÍSES QUE MAIS PUBLICAM (EXCETO EUA) Número de artigos Brasil Inglaterra Japão China Alemanha Canadá França Suécia PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Poland Belgium Israel Scotland Denmark Austria Finland Norway Brazil Number of Articles/Year Scientific Articles: Brazil 1.9% of Worlds Total Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Comparison with 8 Developed Countries Brazil moved up from the last in 1980 to first position in 2005 GOVERNO FEDERAL Ministério da Ciência e Tecnologia

MESTRES TITULADOS

DOUTORES TITULADOS

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EXISTE CLARA ASSOCIAÇÃO TEMPORAL ENTRE O DESENVOLVIMENTO E A EXPANSÃO DA PÓS- GRADUAÇÃO E O INCREMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA AVANÇOS Portal CAPES Plataforma Lattes Scielo Sistema de avaliação da CAPES Sistema Qualis

PÓS-GRADUAÇÃO PERSPECTIVAS Atividade acadêmico-universitária Oportunidades para professores e alunos (G e PG) Integração na Universidade Compromisso de todos

Avaliação Áreas - Páginas

MUITO OBRIGADO