Universidade de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Jornada Internacional de Dificuldades de Aprendizagem
Advertisements

Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos




Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Avaliação da Aprendizagem em Processo
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Ensino de Português como L2
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Caderno Interfaces Curriculares
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Universidade Federal de Minas Gerais
Diretrizes para leitura e análise de textos
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Programa de Formação Continuada
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
Zuleika de Felice Murrie
Revisão 3º Trimestre. Sugestões para estudar  Ler e elaborar perguntas;  Relacionar o que lê com exemplos, inclusive de atividades que poderiam ser.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Filosofias Educacionais para Surdos
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Replicação Metas Curriculares de Português
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Apresentação da Disciplina
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Título do Sub-Projeto do orientando 1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro.
Etapas de uma sequência didática
Projeto Novos Talentos Oficina 2
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Nomes dos Autores Escola/Instituição: Nome da Escola / Instituição
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
título título título título título título título título título.
Transcrição da apresentação:

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Interferências de Estímulos Visuais na Produção Escrita de Surdos Sinalizadores com Queixas de Alterações na Escrita Profª. Drª. Maria Silvia Cárnio Fga. Carolina Lima Ferreira Fga. Karen Barros Ribeiro Graduanda: Nátali da Silva Lustre Agradecimentos à pelo apoio financeiro

Perda auditiva neurossensorial de grau severo ou profundo Objetivo Analisar a produção escrita de sujeitos surdos sinalizadores com queixas de alterações de leitura e escrita a partir de figuras em sequência lógica e figura de ação; explorar qual dos estímulos utilizados propicia uma produção escrita mais elaborada. Método 13 estudantes Perda auditiva neurossensorial de grau severo ou profundo Escolaridade: de 3ª a 8ª séries do Ensino Fundamental Escolas pública e particular Avaliação quanto ao desempenho em Libras e quanto à leitura e escrita por meio de provas de produção escrita baseadas em figuras em sequência e figura de ação. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente segundo os critérios de competências comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística)(2). Cárnio, MS, Couto, MIV, Lichtig, I. Linguagem e Surdez. In: Lacerda, CBF, Nakamura, H; Lima, MC, organizadores. Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngue. São Paulo: Plexus; 2000. Maingueneau D. Análise de textos de comunicação. 1ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Resultados e Discussão Competência genérica: gênero narrativo em ambas as provas. Competência enciclopédica: dificuldades: conhecimento e manutençao do tema, uso de inferências e de intertextualidade. Uso de título: por apenas 1 sujeito e na prova de ação. Presença de vocabulário simples, apoio de elementos pictográficos. Competência linguística: ambas as provas: extensão textual curta e com pontuação prejudicada. Dificuldade em estabelecer a coesão global. Conclusão Não houve diferença estatisticamente significante entre as produções escritas dos surdos, independente do estímulo visual apresentado. Sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas com base nesse tema, utilizando amostras mais extensas e separando os surdos sinalizadores com queixas de alterações de leitura e escrita em dois grupos: com e sem terapia fonoaudiológica.