Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública
Metodologia Científica
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
AÇÕES NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ASSESSORIA DE TERAPIA OCUPACIONAL Suelen M. de Lorenzo – Programa de.
Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
Universidade de São Paulo
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
alfabetização INTRODUÇÃO
E 17 ANOS Equipe: Profª Ms Silvana Rocha da Silveira
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
PLANO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL
Metodologia Científica
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP Brasil A importância da História da Ciência para o ensino das humanidades: um estudo de caso da literatura.
Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy”
Apresentação dos projectos SPO – Pré-Escolar
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório de Proposta de Projeto
Trabalho nas regras ABNT
Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti
Projeto Alicerces 2012/2013 Fátima Santos Lúcia Lopes Marisa Costa
Universidade Tuiuti do Paraná
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Potenciais evocados, visual e auditivo, em
Rafael Felipe Sawitzki
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Relembrando... Requisitos  Problema de auto estima;  Consciência Fonológica;  Treinar Memória;  Reconhecimento Visual e auditivo;  Método Fônico;
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ANEXOS.
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Câmpus Experimentais São Paulo São José dos Campos Guaratinguetá Botucatu Assis Bauru Marília Araçatuba São José do Rio Preto Ilha Solteira Rio Claro.
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
 A ELOGREEN tem por principio promover soluções de desenvolvimento sustentável para empresas e a comunidade em geral, ajudando a criar uma consciência.
Autores: Flávia Helena Marcelino; Cristina Alvez Moreira; Dávilis Cíntia Maza de Almeida; Eliz Noberto dos Santos; Isadora Canelli Bonfanti; Juliana Martinatti.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ATIVIDADES.
Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach.
Transcrição da apresentação:

Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini, Maria Nobre Sampaio, Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda, Cíntia Cristina Fadini, Daniele de Campos Refundini, Maíra Anelli Martins Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista –FFC/UNESP - Marília – SP/Brasil Apoio: CNPq

Objetivos Material e Método Elaborar protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura e caracterizar o desempenho dos escolares do 1º ano no procedimento elaborado Material e Método Sujeitos: 172 escolares de 6 a 7 anos e 11 meses de idade do 1º ano do Ensino Fundamental Municipal na cidade de Marilia-SP, de ambos os gêneros, de nível socioeconômico médio-inferior Procedimento: Para a realização deste estudo foi elaborado o Protocolo de Identificação precoce dos problemas de leitura, composto por sete habilidades cognitivo-linguísticas divididas em subtestes, descritos a seguir: conhecimento do alfabeto, consciência fonológica (produção de rima, identificação de rima, segmentação silábica, produção de palavras a partir do fonema dado, síntese fonêmica, análise fonêmica e identificação de som inicial), memória de trabalho, nomeação automática rápida, atenção visual, leitura de palavras e pseudopalavras e compreensão de frases a partir de figuras apresentadas.

Resultados Ocorreu diferença estatisticamente significante para todos os subtestes do protocolo, indicando que os escolares do 1º ano deste estudo obtiveram desempenho inferior do escore obtido em relação ao escore esperado em todos os subtestes do protocolo. Ocorreu coeficiente de correlação positivo, ou seja, quanto maior o desempenho no subteste de memória de trabalho fonológica e análise visual, maior o desempenho na prova de leitura de palavras e não palavras e quanto maior o desempenho no subteste de análise visual, maior o desempenho em nomeação automática rápida de figuras e memória de trabalho fonológica. No entanto, quando correlacionada a habilidade de nomeação automática rápida de figura com memória de trabalho fonológica, análise visual e leitura de palavras e pseudo-palavras ocorreu a obtenção de coeficiente de correlação negativo, apresentando comportamento contrário, isto é, quanto menor o desempenho no subteste de nomeação automática rápida de figuras, maior o desempenho em leitura de palavras e pseudopalavras, análise visual e memória de trabalho fonológica. Conclusão Os resultados permitem concluir que os escolares do 1º ano do ensino fundamental avaliados neste estudo apresentaram desempenho inferior em habilidades que são consideradas nas literaturas nacional e internacional como preditoras para a alfabetização. Assim, resultados de estudos como estes podem auxiliar tanto professores como profissionais no melhor conhecimento do perfil cognitivo-linguístico de escolares em fase inicial de alfabetização e, desta forma, detectar precocemente os problemas de leitura.