Estudante, pesquisador, autor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ensaiando um ensaio.
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
Sérgio Elias Vieira Cury
METODOLOGIA CIENTÍFICA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Programa Ler e Escrever
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR
Disciplina: Prática Profissional II
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Introdução à Prática da Pesquisa I
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Diretrizes para leitura e análise de textos
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Porque você vem para a escola?
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
Estratégias de leitura
Métodos e técnicas para leitura
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Apresentação da Disciplina
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Formação Dialógica do Professorado. Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais.
13 Liderança nos Grupos - Atividades
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
PROFª Leila de Souza Ganem
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
PROFª. Leila de Souza Ganem
Formação Continuada e em Serviço Formação Continuada e em Serviço Autoformação Estudo Dirigido 2 Linguagem Educacional.
Linguagem de Programação II Apresentação
Por que o jornal na escola?
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Abrir o Apetite Poético
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Projeto Amora Reunião de Pais – março de  Coordenação do projeto: Maíra Rossato  NOPE: Nara Beatriz K. da Rosa  Professores: Articuladora Amora.
Leitura e Documentação
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Estudante, pesquisador, autor. A escrita acadêmica no Divã Pesquisa em Educação 2011 (1)

Perguntas a um pesquisador em formação: Vc leu integralmente cada um dos textos recomendados para cada aula? Em caso afirmativo, qual sua metodologia de estudo? Quantas vezes leu o texto? Anotou? grifou ? Fez notas de leitura? Buscou conceitos em dicionários especializados? Registrou seus achados? Quantos textos auxiliares vc identificou e quantos leu para compreender e/ou ampliar os textos recomendados para aula?

Como lida com suas dúvidas diante de um conteúdo novo? Aposta principalmente no professor e no tempo da aula para compreender? Conversa com os colegas sobre os textos, reúne-se com eles para estudar? Vc tem atualmente algum grupo de estudos? Busca respostas em outras leituras? Quanto tempo passa na biblioteca da sua universidade? Já experimentou formular suas dúvidas num texto reflexivo/argumentativo?

Entre o lugar do aprendiz e o lugar da autoria: A escrita (e a formação) acadêmica no Divã Para refletir sobre a autoria e a autonomia intelectual como um lugar subjetivo e objetivo a ser conquistado na através da experiência da formação intelectual, ler: MEIRA, A. C. A escrita científica no divã; entre as possibilidades e as dificuldades para com o escrever. Porto Alegre: EDIPUCRS: 2007