Cartel “Um acordo entre cavalheiros”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

- Estruturas de Mercado
Análise Microeconômica FACCAT
Capitalismo / Socialismo
PROCESSO DE PRECIFICAÇÃO
Fundamentos de Economia
Indústria - I Prof.: Nobre.
Fundamentos de Economia
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Teoria Econômica: Mercado e Concorrência
Oligopólio.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Ciência e Política e Teoria do Estado André Cristiano da Costa Rasia
Dos Preços ao Valor Paul Singer Aprender Economia, Editora Brasiliense
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Agência Nacional de Defesa do Consumidor e da Concorrência Roberto Freitas Secretaria de Direito Econômico – SDE/MJ Departamento de Proteção e Defesa do.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
As etapas do Capitalismo
Capitalismo e Socialismo
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Defesa da Concorrência no mercado de saúde suplementar Defesa da Concorrência no mercado de saúde suplementar Daniel Goldberg Secretário de Direito Econômico.
Macroeconomia Aula 4 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Fusão ANDRÉ CAIO BALDISSARA PAMELLA MARTINS PAULO VICTOR ÚRSULA ESTEVES PROFESSORA DANIELLA BERGAMINI
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Economia e Mercado 6ª AULA.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência perfeita: Livre concorrência
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
A distribuição territorial das atividades econômicas
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRENCIA SCBD
CADE CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.
DOS CRIMES DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Economia – Profª Cíntia Rubim de Souza Netto – 2008/1
- Número de empresas que compõem o mercado;
Divisão Internacional do Trabalho
Expositor: Leandro Navega. INCREMENTAR O COMBATE AS INFRAÇÕES CONTRA ORDEM ECONÔMICA OBJETIVO ESTRATÉGICO Convênio celebrado pelo MP/RJ e Secretaria de.
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.
Profº Carmênio Júnior
PREÇO É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. É a soma dos valores que os clientes trocam pelo benefício de possuir ou de fazer uso do.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
TEXTO: BARREIRAS IMPOSTAS PELOS ESTADOS UNIDOS AOS PRODUTOS BRASILEIROS Carne bovina e carne de aves: barreira fitossanitária (contaminação.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
Truste Trabalho de História Professora: Aline Rosa Kist.
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
Frigol critica concorrência desleal com ação do BNDES O frigorífico paulista Frigol, que na sexta-feira apresentou pedido de recuperação judicial, reclama.
Formas de apurar a Concorrência Desleal DIREITO CONCORRENCIAL.
O FUTURO DO SETOR BRASILEIRO DE REFRIGERANTES Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados AUDIÊNCIA PÚBLICA: Audiência.
Trabalho de História. CARTEL Profª: Aline Rosa Kist.
ABUSO DE PODER ECONÔMICO DIREITO CONCORRENCIAL. Poder econômico = Acúmulo de riquezas. O poder econômico surge das atividades de prestação de serviço.
As etapas do Capitalismo
Transcrição da apresentação:

Cartel “Um acordo entre cavalheiros”. Um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação, ou por ação coordenada eliminar concorrentes. Objetivo claro: obter maiores lucros

Truste Resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização.

No Brasil onde há leis antitruste a formação de cartéis é crime. Lei 8.884, de 11 de junho de 1994. O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (vinculada ao Ministério da Justiça) é composto por: Secretaria de Acompanhamento Econômico Ministério da Fazenda Secretaria de Direitos Econômicos Ministério da Justiça Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Dumping Prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador)

Visando a eliminar os concorrentes residentes nesse país com preço mais baixo para futuramente dominar o mercado e impor preços elevados.