Comunicação e Expressão Profª Vania.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Leitura e Resumo.
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
CONHECENDO PELA LEITURA
CIn- UFPE 1 Redação Científica Conteúdo da aula: Estratégias de leitura/compreensão de texto Pesquisa Científica e Pesquisa bibliográfica - Normas técnicas.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
RESENHA Resenha-resumo:
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
A PRÁTICA DA LEITURA.
Produção Textual.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Leitura de Textos Científicos
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo
Livro: Estratégias de leitura
CONHECENDO PELA LEITURA
DICIPLINA DE METODOLOGIA PESQUISA PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Informações implícitas
Importância da Leitura
Zuleika de Felice Murrie
Hermenêutica Jurídica
Estratégias de leitura
Métodos e técnicas para leitura
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Unidade 3 Processo de leitura.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Universidade Castelo Branco - UCB
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
Fichamento.
Avaliação de Língua Portuguesa
O que é Fichamento? Fichas de leitura
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
PROVA BRASIL 2015.
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Leitura Analítica de Textos
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
FICHAMENTO.
a importância da leitura
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
ENSINAR a APRENDER a LER,
ASPECTOS DA LEITURA NO TRABALHO CIENTÍFICO Leitor critico:  Procedimentos para proveitamento da leitura: 1.Determinar um objetivo para alcançar na leitura.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
Transcrição da apresentação:

Comunicação e Expressão Profª Vania. Seminário: Praticas de Leitura e Estratégia de Leitura. Nomes: Caroline Sale Daniele Ninomya Ítalo Lopez Jéssica Maiara

Práticas de Leitura. Interação: Leitor e autor. Reflexão: sobre a leitura. Analise do texto Incompletude do texto: a clareza do texto não depende só da coesão, da coerência ou da sinalização.

Leitor e produção de leitura. A leitura é seletiva, e há vários modos de realizá-la: O que o autor quis dizer. Leitura comparativa. Relação do texto com o referente. O que você entendeu. Para compreensão de um texto, é preciso uma interação entre o autor e o leitor.

Fatores que constituem as condições de produção de leitura. Intertextualidade: È ter capacidade de comparar o texto que esta lendo com outro. Pressupostos: Idéias que não são expressadas claramente. Subentendidos: insinuações contidas por traz de uma afirmação. Viés: resultado de uma escolha dos fatos.

Caráter de um texto. Texto lúdico: poético, não há preocupação com a verdade. Texto polemico: se volta para referencia e a verdade é disputada pelos interlocutores. Texto autoritário: a verdade é imposta. É importante que o leitor, seja capaz de reconhecer os tipos de textos, e estabelecer a relevância de certos fatores.

Tipos de leituras . Leitura Parafrástica: é reconhecimento do sentido dado pelo autor. Leitura Polissêmica: atribuição de múltiplos sentidos no texto.

Tipos de Leitores. Leitor que privilegia o processo descendente: aprende fácil as ideias gerais. Ponto negativo: tenta adivinhar idéias sem confirmá-las com o texto. Leitor que privilegia o processo ascendente: constrói um significado com base nas informações do texto. Ponto negativo: não sabem distinguir idéias principais, relevantes, de idéias secundarias. Leitor maduro: utiliza ambos os processos anteriores, tem controle consciente e ativo de seu comportamento

Estratégias de Leitura. “ a capacidade em leitura é uma combinação de quatro habilidades: identificação de palavras, vocabulário, compreensão e habilidades de estudos” Um bom leitor leva em consideração os pressupostos e os subentendidos.

Leituras. Leitura elementar: leitura básica. Leitura inspecional: arte de folear sistematicamente. Leitura analitica: é minuciosa, completa, tem em vista o entendimento. Leitura sintópica: leitura comparativa, de quem lê muito. Quem adquire a arte de ler, reconhece na leitura uma fonte indispensavel de novos conhecimentos.

Técnicas. Visão geral do capitulo: “que assunto é tratado no capitulo. Questionário despertado pelo texto. Estudo do vocabulário: valorizar o dicionário, palavras novas. Linguagem verbal : fotos, mapas, gráficos, tabelas. Essência do texto: reconhecer o conteúdo profundo do texto. Síntese do texto Avaliação: exercício de sua capacidade critica.

Objetivo da leitura: busca do conhecimento, preparação intelectual. Ambiente para leitura: merece consideração: iluminação, arejamento, ventilação, ausência de ruídos. Objetivo da leitura: busca do conhecimento, preparação intelectual. Compreensão do texto: analisar problemas relativos a leitura. Segmentação textual: possibilidades por: espaço/ Tempo/personagem/ temas.

Leitura critica: exige que o leitor tenha conhecimento do assunto. Leitura interpretativa: exige domínio da leitura informativa (conhecimento, compreensão e síntese) Leitura critica: exige que o leitor tenha conhecimento do assunto.

Analise de texto. Analise: reflexão, dos elementos identificados no texto, seu aproveitamento reflexivo e argumentativo. Irterpretação: em primeiro momento, de dizer o que o autor disse.

Leitura na pratica da redação. A leitura é um dos meios mais indicados para aprimoramento da redação. A leitura pode ser informativa e interpretativa: à redação cabe a informativa, que compreende, seleção e critica.

“Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pesar e considerar”. (ADLER; DOREN, 1990, p.117).

Bibliografia. Medeiros, João Bosco; REDAÇÃO CIENTÍFICA; 11°edição. Editora Atlas.