Movimento Browniano (Uma Introdução)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria Cinética da Materia (IV)
Advertisements

A teoria Cinética da Materia (III)
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
Teoria Cinética dos Gases
(7) (8) (9) Em notação vectorial, as equações anteriores
- Engenharia de Produção - Equação de Bernoulli e da Continuidade
Unidade 1- Propriedades Básicas dos Fluidos
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
Equação da Energia Primeira lei da termodinâmica para sistemas aberto e não estacionários.
ANÁLISE DO ESCOAMENTO DE UM FLUIDO REAL: água
Observação, Análise e Simulação
Teoria cinético- corpuscular da matéria
Estudo dos Gases Chaos = caos
Termodinâmica.
Cap Relatividade Relatividade; Efeito Doppler para a luz;
Média, ponderada pelas massas, das posições das partículas
22.1 – A natureza atômica da matéria
22.5 – A distribuição das energias moleculares
NOVEMBRO 2005.
Aula Teórica 8 Difusividade, Viscosidade, Fluxo difusivo e Tensões de corte e Equação de Evolução.
Pressão, força de pressão, energia de pressão.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág
Teoria Cinética dos Gases
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Cap.9 - Escoamento Externo
Equação de Transporte de Energia Cinética
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
TRANSFORMAÇÕES PARTICULARES
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Propriedades Moleculares da Matéria
RELATIVIDADE EINSTEINIANA (IV)
Difusividade e Fluxo Difusivo.
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Carga do elétron: experimento de Millikan
F.T I Aula 4.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
GASES Guilherme Pego de Andrade Rafael Silva de Almeida 14243
TERMODINÂMICA Estudo dos gases
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Ciência e Tecnologia de Vácuo
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
“Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinético molecular do calor”
Teoria Cinética dos Gases
Teoria Cinética dos Gases
ESTUDO DOS GASES.
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROELASTICIDADE Prof. Airton Nabarrete
Aula 2 – Aplicações ao Movimento e Comprimento De Arco
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
Teoria da Relatividade Especial
Conteúdos : Introdução e resumo histórico Objecto e Métodos de Estudo da FMT Aspectos e conceitos Básicos Temperatura e lei zero da Termodinâmica 1ª CONFERÊNCIA.
Gases.
LEI DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLTZMANN
O MOVIMENTO DE FLUIDOS IDEAIS Os fluidos ideais são:... de fluxo estacionário (laminar) - em cada ponto a velocidade (vetorial)
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
Experimento 5 - Viscosidade
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio MECÂNICA DOS FLUIDOS I Prof. RUBENS GALLO.
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Transporte de Calor Equilíbrio Térmico. Transporte de Calor Equilíbrio Térmico.
Transcrição da apresentação:

Movimento Browniano (Uma Introdução) Jalves S. Figueira UTFPR- Pato Branco Novembro , 2011 jalfigueira@gmail.com http://www.utfpr.edu.br/jalves

Resumo Um experimento de Pensamento; Movimento Browniano e os Fractais; Aspectos históricos:A realidade dos átomos; Tese de Einstein (1905); Atividades de laboratório; Final.

Experimento de Pensamento Imagine que você esteja em uma sala espaçosa. Um grande Shopping center. Houve um apagão, e a cidade toda está sem luz. Somente uma luz de emergência que acende em pequenos intervalos de tempo. Você caminha desesperado por encontrar uma janela. A Luz de emergência acende em intervalo de tempos de t =15 s. Você não tem idéia para onde está indo. Einstein (1879-1955)

1- Atividade Marque no papel suas posições A, B, C, D, ... no intervalo de tempo T=15s . Após ligue os pontos. A trajetória não é suave

Primeiro relato Brown teria descoberto a fonte da vida?? O Botânico Robert Brown, no ano de 1827 ao examinar no microscópio grãos de poléns num líquido observou que estes faziam um movimento incessante e caótico. Brown teria descoberto a fonte da vida??

Definição: Física Matemática Movimento browniano é o incessante e caótico movimento de pequenas partículas em suspensão em um fluido. Resultado de uma força aleatória exercida pelas colisões com as moléculas do fluido. Matemática Qual geometria representa o movimento browniano.

Apresenta uma geometria fractal. Fractais são figuras da geometria não-Euclidiana. Objetos com infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala. Cada parte é semelhante ao objeto original.

Não é possível descrever o movimento utilizando as equações da cinemática da mecânica clássica. O movimento não tem velocidade instantânea ou seja a trajetória de uma partícula browniana não tem tangente . Velocidade média : Velocidade instantânea:

Einstein (1905) Einstein geralmente é lembrado pelas rupturas da mecânica Newtoniana. Com os conceitos relativísticos de tempo e espaço. Publicou em 1905 cinco trabalhos, um deles sobre o movimento browniano resultado da tese de Doutorado. Recebeu o premio Nobel em 1922 pela explicação do efeito fotoelétrico.

Einstein (1905) Einstein adotou uma visão realista sobre a existência de átomos e moléculas. Procurando determinar o tamanho das moléculas e o número de Avogadro, analisa uma solução de açúcar e água. Einstein percebeu que não tinha sentido descrever uma trajetória individual, que a velocidade não era o conceito chave que carregava as informações principais. Construiu um modelo para o movimento Browniano com bases na teoria cinética dos gases e teoria molecular do calor.

Teoria Cinética Molecular Toda matéria é construida de átomos. Um gás é constituido de muitas partículas em movimento caótico. As moléculas são consideradas pontos materiais. As colisões entre duas moléculas ou entre uma molécula e uma parede do recipiente são supostas perfeitamente elásticas. U (energia interna) = é função da energia mecânica das partículas individuais. (U)med = nkT/2, n = número de graus de liberdade

Movimento de micelas de Leite examinado com a ferramenta de análise de vídeos e modelagem Tracker.

Caminho aleatório em duas dimensões. 2 – Atividade Caminho aleatório em duas dimensões. Inicialmente com uma folha quadriculada marque os eixos cartesianos x e y . Cada lado do quadrado mede uma unidade de comprimento l=1. Coloque a partícula (objeto marcador) na origem (0,0) e lance o dado uma vez seguindo as instruções. Se a face for: 1. conte um passo para direita. 2. conte um passo para esquerda. 3. conte um passo para frente. 4. conte um passo para trás. 5. Não conte passos. Repita o lançamento. 6. Não conte passos. Repita o lançamento. Repita o lançamento seguindo as instruções até que sejam contados dez passos marcando o caminho. Repita até que N=100.

http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=1484.

Jean Perrin (1870-1942) Perrin utilizando um ultra- microscope realizou medidas quantitativas do movimento Browniano em 1908. Verificou as equações de Einstein determinando o número de Avogadro entre N = 6.5-6.9x1023 Jean Perrin determinou o tamanho das moléculas. Recebeu o Premio Nobel em 1926

Caminho Aleatório < x > =0 , distância média é nula. Um modelo para descrever o movimento browniano é o caminho aleatório. Em uma dimensão, temos que o “jogador” começa em x=0 e a cada movimento é solicitado a dar um passo a frente (direção +x) ou para trás( na direção –x). A escolha é aleatória. < x > =0 , distância média é nula. < x2> =N , distância média quadrática é igual ao número de passos N. <x2>=NL2, passos de comprimento l xrms = Raiz(< x2 >) , raiz da distância média quadrática. … http://galileo.phys.virginia.edu/classes/109N/more_stuff/Applets/brownian/brownian.html

Observação do movimento browniano no Microscópio leite Água destilada Lâminas para solução Lamínulas de vidro

1- Pressão osmótica p = pressão osmótica A pressão exercida por uma solução sobre uma membrama semi-permeavel, impedindo a passagem do soluto é dada pela leis dos gases perfeitos. p = pressão osmótica  = concentração da solução N A = número de Avogadro R = constante dos gases T = temperatura absoluta

2- Pressão osmótica Einstein considerou que as moléculas grandes de açúcar estão sujeitas a uma força de atrito viscoso dada pela lei de Stokes Sabe-se porém que as partículas se difundem devido ao gradiente de pressão ( força por unidade de volume). Assim, no equilíbrio temos:

3- Pressão osmótica Obtemos assim uma expressão para a velocidade v das partículas. Que resulta, regime estacionário, um fluxo ao longo da direção x sobre uma secão de area A. E da relação da pressão obtemos que: O que resulta em um coeficiente de difusão D função da temperatura T, viscosidade η , número de Avogadro NA e raio das partículas a.

Equação de Langevin -1a Partindo da segunda lei de Newton , Paul Langevin (1908) , derivou uma equação diferencial para o movimento browniano a = raio das partículas. ƞ = viscosidade da agua . Fext força aleatória sobre a partícula em suspensão.

Equação de Langevin – 1b pelo teorema da equipartição da energia, proposto por Clerk Maxwell. ½mV2 = kT/2 energia de uma partícula para cada grau de liberdade é função da temperatura. k é a constante de Boltzmann. chega-se a solução

Fim