Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Fundação Roberto Marinho
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Projeto língua portuguesa
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
O Aluno a Distância.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
O uso da internet nas escolas
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com que seus.
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
Objeto de Aprendizagem Língua Solta
alfabetização INTRODUÇÃO
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O Uso Pedagógico do Blog
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem Christina Curcio Coordenadora de Tecnologias Educacionais Centro de Excelência.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Trabalho em grupo.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Sugestão de Atividade:
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Oficina de Apropriação de Resultados
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Etapas de uma sequência didática
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
O computador como Meio e como Fim...
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual Objetos de Aprendizagem Aluno: Leandro Lopes Ramos

Objetivo/Meta: Através de pesquisas e testes com alguns objetos educacionais desenvolver um software que consiga de uma forma dinâmica ensinar a Língua Portuguesa para crianças e adolescentes, sanando alguns problemas Lingüísticos que a informatização tem trazido.

Introdução: Cada vez mais vemos a informática sendo usada nas escolas, seja em trabalhos escolares ou em sistemas de notas utilizados nas escolas. A informática tem cada vez mais e mais tem sido uma ferramenta de estudo e aprendizagem para muitas escolas e alunos.

Introdução: Mas até que ponto essa informatização se torna algo ruim? Será que a dependência da informática é ruim?

O Problema: Vemos a informatização nos trabalhos de escolas, na vida social, nos conectando sempre a esse “Matrix”. E claro que a linguagem utilizada se diferencia da linguagem formal.

O Problema: - Abrev. Horto grafia e Gramateca ruin. Auto-Correção.

Abreviações: Cada vez mais cedo vemos crianças entrando nas redes sociais e aderindo cada vez mais e mais a essa pratica

Abreviações: Mas o que mais temos visto é que os alunos tem utilizado dessa linguagem informal nas atividades da sala de aula, onde se era necessário uma linguagem padrão.

Abreviações:

Abreviações:

Ortografia e Gramática: Outro problema que esse acesso as redes sociais trás e reduzir o uso correto da ortografia e gramática. Pelo fato da velocidade da resposta, infelizmente acontece o desuso das acentuações, o mal uso dos sinais Gráficos, e a utilização de palavras incorretas.

Auto-Correção: Na construção de trabalhos e pesquisas escolares, temos além do problema da falta de leitura, temos uma ferramenta que muitas vezes ajuda mas também prejudica o aluno, que é a auto-correção.

Auto-Correção: O alunos produz um trabalho e muitas vezes se ele escreve uma palavra errada, automaticamente o software de edição de texto corrige ou grifa a palavra errada é o aluno não escreve novamente a palavra, ele apenas clica e a palavra é corrigida.

Descrição do Objeto Educacional: Antes do desenvolvimento do software, houve uma coleta solicitada pelo coordenador do PIBID do curso de Licenciatura em Computação de um objeto virtual de aprendizagem da mesma disciplina deste software. O Objeto Educacional selecionado foi: “Por uma Virgula”

Dados de Identificação do Objeto Educacional: Nome do Objeto de Aprendizagem: Por Uma Vírgula. Disciplina: Língua Portuguesa. Assunto: Pontuação Gráfica. Séries indicadas: 5ª Série/6º Ano - 6ª Série/7º Ano. http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/porumavirgula/oa_por1virgula.html

Como Utilizá-lo: Tela Inicial:

Como Utilizá-lo: Tela Principal:

Como Utilizá-lo: Tela Histórias:

Como Utilizá-lo: Longa Espera:

Como Utilizá-lo: Longa Espera:

Como Utilizá-lo: Tela Principal:

Como Utilizá-lo: Tela Manchetes:

Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

Como Utilizá-lo: Chamada Tardia:

Como Utilizá-lo: Consulta:

Como Utilizá-lo: Créditos:

Conclusão do Objeto Educacional: O Objeto aplicado com acompanhamento em um laboratório de informática, com apenas um aluno por computador (caso não seja possível um aluno, deve-se estimular o debate e a troca de experiência entre os alunos após utilizar o objeto), se torna um grande facilitador do aprendizado.

Roteiro de aula: DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA: Disciplina: Língua Portuguesa. Tema abordado: Linguagem - "Por uma virgula". Carga Horária: 100 minutos. Público Alvo: Alunos do 6º ano ou 7º do Ensino Fundamental. Objetivos: ao final desta interação os alunos deverão ser capazes de: construir, compreender os conceitos e aplicar as propriedades de como usar corretamente a virgula e outras sinalizações da Língua Portuguesa.

Roteiro de aula: Recursos: - Laboratório de Informática. - Internet. Competências e Habilidades: - O aluno deverá ter o conhecimento prévio de como usar adequadamente uma virgula na construção de um texto / redação.

Roteiro de aula: DESENVOLVIMENTO: * 1ª Etapa: Os alunos deverão ter uma pequena aula de 20 minutos sobre o assunto. * 2ª Etapa: Mediado pelo professor, os alunos podem tentar abrir e operacional o jogo, deixando que os mesmos estabeleçam relações na construção de seus conhecimentos é o principal objetivo do uso deste recurso didático.

Roteiro de aula: # Por uma vírgula. - Este objeto de aprendizagem tem como objetivo mostrar o uso correto da virgula na hora de construir uma frase ou oração. - Logo após pontuar a frase completa, avance e veja onde acertou e onde errou. ou seja, onde pontuou corretamente com a vírgula e onde esqueceu de pontuar. * Desafio: - Acertar o máximo de frases pontuadas corretamente.

Roteiro de aula: *3ª Etapa: No fim da aula e relembrar o conteúdo para os alunos, mas sempre fazendo recordar a aula “Experimental“ no laboratório. *4ª Etapa: Realizar uma proposta de exercícios: O aluno deverá digitar as seguintes frases no BrOffice.org writer e pontuá-las corretamente utilizando “. , ! ?”

Roteiro de aula: 1 - Quais são os pontos cardeais _ Norte _ sul _ leste e oeste _ Onde o sol nasce_ No leste _ 2 - Mariana _ de que fruta você mais gosta _ As frutas que eu mais gosto são: Laranja _ uva _ pêra e maçã _ 3 – Que céu azul _ Quanta beleza _ Lua cheia _ estrelas brilhantes e nuvens branquinhas dançando no céu _

Roteiro de aula: Avaliação: O aluno será avaliado de acordo com a sua interpretação das frases e textos apresentados no Objeto e através dos erros e acertos cometidos no teste final, e através destes resultados verificar a eficácia do objeto educacional.

Discente: Leandro Lopes Ramos Licenciatura em Computação