SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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Transcrição da apresentação:

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº 10.861, de 14/04/2004

SINAES Integra os diversos momentos da avaliação com base em uma concepção global; Articula regulação e avaliação; Concepção geral da avaliação referenciada com os objetivos e as políticas da educação superior.

DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Avaliação das instituições de educação superior; Avaliação dos cursos de graduação (ACG); Avaliação do desempenho acadêmico (ENADE). SINAES ACG AVALIES ENADE

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É integrado por: Auto-avaliação – etapa preliminar - coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES.

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CONSTITUIÇÃO Portaria da Reitoria nº 19/2004; Participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil.

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA – FUNÇÃO/RESPONSABILIDADES coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição; sensibilizar/estimular a comunidade universitária e externa para o processo de auto-avaliação; sistematizar a auto-avaliação institucional desenvolvida nas diferentes unidades universitária e comunidade externa fazendo um balanço crítico do processo; produzir e encaminhar relatório ao INEP/MEC;

AUTO-AVALIAÇÃO Quem avalia é a universidade. São os diferentes atores nos diferentes espaços institucionais e da comunidade se auto-avaliando. Cabe a CPA o incentivo, a sistematização das idéias, das opiniões e das sugestões. Reflexão, Diálogo, Escuta, Participação, Sistematização.

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL reflexiva crítica participativa qualitativa cada unidade poderá considerar a necessidade de levantamento de dados quantitativos

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Objetivos: dar continuidade ao processo de avaliação institucional orientado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); coordenar o processo de auto-avaliação; sensibilizar a comunidade universitária no sentido de fomentar a cultura de auto-avaliação em todas unidades e aspectos da universidade;

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Objetivos: auxiliar na identificação das potencialidades e fragilidades no interior da Universidade e com a comunidade externa; coordenar o processo no que se refere à sistematização geral da auto-avaliação; criar uma linha de pesquisa institucional sobre avaliação para acolher e incentivar o desenvolvimento de pesquisa sobre o tema “Universidade”.

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Metodologia: a CPA propõe atividades, no entanto, cada unidade universitária tem autonomia para realizar as ações que julgarem pertinentes à sua história e a contextualização em que estão inseridas

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Ações : Solicitar que cada unidade universitária escreva e apresente: sua trajetória histórica, dando conta de como percebem as suas estruturas e organizações internas; sua inserção no interior da Unijuí e as possibilidades que possuem no sentido de reconhecer e analisar o “seu lugar” no contexto de uma universidade e da Unijuí.

RELATÓRIO A CONAES CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior Entrega do Relatório da Avaliação interna – até 31/05/2006 Período de visitas da avaliação externa – de 01/06/2006 a 30/09/2006

ETAPAS INCLUÍDAS NO SINAES 1 – Autorização; 2 – Reconhecimento de Curso; 3 – Renovação de Reconhecimento de Curso; 4 – Credenciamento de Instituições; 5 – Re-credenciamento de instituições.