Aristóteles A Virtude é um Hábito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. “... Há duas espécies de virtude, a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer.
Advertisements

Muitos estudos foram realizados a fim de saber se a suplementação de creatina tem efeitos negativos sobre o corpo. Após dezenas de estudos, não foi encontrada.
 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre.
Linguagem e Pensamento Filosofia 2º Ano. A importância da Linguagem Na abertura da sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
O CAMINHO DA FÉ Lição 7 para 12 de agosto de 2017.
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
ESTÉTICA.
Introdução à Filosofia: Ética FIL028
? SOBRENATURAL. ? SOBRENATURAL Como Deus realmente é?
Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 – Paris, 30 de novembro de 1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa.
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
E AGORA? COMO EU SAIO?. E AGORA? COMO EU SAIO?
Regras do Silogismo Científico
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
A ARTE DE GERENCIAR E INFLUENCIAR PESSOAS
Identidade sacerdotal e santificação do ministério I
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
CRENDO CONTRA A ESPERANÇA
Quem foi Paulo? Um homem que contemplou o céu; v. 4 Convertido ao ouvir o próprio Cristo; Atos 9:4-5 Um exemplo, pois seu exemplo era Cristo. I Cor. 11:1.
OS VALORES Diante de pessoas e coisas, estamos constantemente fazendo juízos de valor. Fazemos juízos de realidade, dizendo que esta caneta, esta moça,
O Equilíbrio de Nash e a Eficiência de Pareto
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
Aprendizagem do Século XXI
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Componente curricular: Noções de Direito Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
Título do Projeto Nome do Aluno
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 3ª PARTE DAS LEIS MORAIS.
Classificação Básica das Obrigações
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Elementos da sintaxe visual
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
É lindo falar com Deus Irene alvina
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Paisagens 6º Ano.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
A ÉTICA ARISTOTÉLICA.
Aristóteles Ética & Política
A Teoria Ética Utilitarista de Jeremy Bentham e Stuart Mill Fonte:
O Triplo Filtro.
Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 – Paris, 30 de novembro de 1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa.
Aristóteles Virtude é um Hábito.
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
Ninguém é perfeito.
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
A Crítica da Razão Prática
Áreas da Filosofia.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Aristóteles Ética & Política
PODE ACREDITAR!.
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Professora elisa SANTOS meier
O Triplo Filtro.
TIPOS DE FICHAMENTO Profa. Judilma Aline
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
TEORIA GERAL DO PROCESSO.
Marx – Ideologia Sociologia.
Transcrição da apresentação:

Aristóteles A Virtude é um Hábito

Segundo Aristóteles há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral. Intelectual: deve o seu nascimento e desenvolvimento à instrução, requerendo experiência e tempo. Moral: é produto do hábito.

Nenhuma das várias formas de excelência moral, portanto, se constitui em nós por natureza, pois o que é natural não pode ser alterado pelo hábito. Ex.: A pedra, que por natureza move-se para baixo, não pode ser habituada a mover-se para cima; tampouco o fogo a mover-se para baixo.

Além disso, todas as nossas faculdades naturais nos foram dadas primeiro em potencialidade, para somente mais tarde aplicarmos sua atividade. Ex.: No caso dos sentidos: não foi por ver ou ouvir repetidamente que adquirimos estes sentidos, mas os possuíamos antes de começarmos a usá-los.

Quanto as várias formas de excelência moral, adquirimo-las por havê-las efetivamente praticado, tal como fazemos com as artes. As coisas que temos de aprender aprendemos fazendo: os homens se tornam bons construtores, construindo; justos praticando atos justos; moderados, agindo moderadamente e corajosos agindo corajosamente.

Os legisladores formam os cidadãos habituando-os a fazerem o bem; esta é a intenção de todos os legisladores. Os que não a põem corretamente em prática falham em seu objetivo, e é sob este aspecto que a boa constituição difere da má.

Toda excelência moral é produzida e destruída pelas mesmas causas e pelos mesmos meios. Ex.: É tocando cítara que se formam tanto os bons quanto os maus citaristas; os homens são bons ou maus construtores por construírem bem ou mal.

Do contrário não haveria necessidade de professores, pois todos os homens teriam nascido bem ou mal dotados para as suas profissões.

Nas várias formas de excelência moral acontece o mesmo: na prática de atos em que temos de engajar-nos dentro de nossas relações com outras pessoas, tornamo-nos justos ou injustos; na prática de atos em situações perigosas, e adquirindo o hábito de sentir receio ou confiança, tornamo-nos corajosos ou covardes.

O mesmo se aplica ao desejo e a ira: algumas pessoas se tornam moderadas e amáveis, enquanto outras se tornam concupiscentes e irascíveis, por se comportarem de maneiras diferentes nas mesmas circunstâncias.

Nossas disposições morais resultam das atividades correspondentes às mesmas. É por isto que devemos desenvolver nossas atividades de maneira predeterminada, pois nossas disposições morais correspondem às diferenças entre nossas atividades.

Não será pequena a diferença, então, se formarmos os hábitos de uma maneira ou de outra desde nossa infância; ao contrário, ela será muito grande, ou melhor, ela será decisiva.

Referência Bibliográfica MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 183. http://www.sxc.hu/192499 http://www.sxc.hu/412007 http://www.sxc.hu/720068 http://www.sxc.hu/726712 http://www.sxc.hu/875412 http://www.sxc.hu/1027447 http://www.sxc.hu/1158072 http://www.sxc.hu/1158073 http://www.sxc.hu/1158074 http://www.sxc.hu/1158075 http://www.sxc.hu/1158076 http://www.sxc.hu/1218440 http://www.sxc.hu/1281079 http://www.sxc.hu/1330849 http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_aristoteles.html