Gerenciamento de Projetos: Por que é melhor conhecê-lo?
PMI Project Management Institute Criado em 1969, na Filadélfia, PA, EUA Mais de 238 mil membros em 164 países Mais de 240 capítulos locais em 67 países 30 SIGs – Grupos de Interesse Específico Mais de 228 mil PMPs no mundo Mais de 5 mil PMPs no Brasil
PROJETO Empreendimento temporário (início e fim) Cria produto, serviço ou resultado único Elaborado progressivamente
PROGRAMA Grupo de projetos Gerenciamento coordenado Beneficiado pela coordenação
ESCRITÓRIO DE PROJETOS - PMO Definir políticas, metodologias e templates de Gerenciamento de Projetos Dar suporte e treinamento em Gerenciamento de Projetos Disponibilizar Gerentes de Projeto e gerenciar Projetos
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO Aplicação de: Conhecimento Habilidades Ferramentas Técnicas Nas atividades do projeto Para atingir os requisitos do projeto
GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁREAS DE ESPECIALIDADE PMBOK – Corpo de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Livro PMBOK Guide – 3a Ed. / 2004 Conhecimento, padrões e regulamentos da área de aplicação Entendimento do ambiente do projeto Conhecimento e habilidades gerais de gerenciamento Habilidades interpessoais
GERENCIAMENTO DE PROJETOS COMO? Grupos de Processos Áreas de Conhecimento Códigos de Ética e Conduta Profissional
GRUPOS DE PROCESSOS Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento
INICIAÇÃO Definir o Projeto (objetivos, requisitos, premissas, restrições, stakeholders, etc.) Autorizar o Projeto Designar o Gerente de Projetos Desenvolver o Project Charter – Termo de Abertura do Projeto
PLANEJAMENTO Refinar as definições do Projeto Definir os planos de gerenciamento de cada área de conhecimento Definir escopo, WBS (EAP), lista de atividade, diagrama de redes, recursos, cronograma, orçamento, etc. Obter concordância com os planos
EXECUÇÃO Promover a integração da equipe e dos demais recursos Seguir os planos e os processos Produzir o escopo Treinar e recompensar a equipe
MONITORAMENTO E CONTROLE Medir regularmente o andamento do Projeto Identificar variações em ralação aos planos Recomendar ações preventivas e corretivas, mudanças e corrigir defeitos
ENCERRAMENTO Formalizar o aceite do Projeto Finalizar os contratos Registrar dados históricos do Projeto Liberar a equipe e os recursos
PROCESSOS NO TEMPO Fonte: IBM (www.ibm.com)
FLUXO DOS PROCESSOS Fonte: Typepad (www.typepad.com)
ÁREAS DE CONHECIMENTO Integração Escopo Tempo Custo Qualidade Recursos Humanos Comunicação Riscos Aquisições
GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO Desenvolver o Termo de Abertura Desenvolver a Declaração de Escopo Preliminar Desenvolver Plano de Gerenciamento Dirigir e Gerenciar a Execução Monitorar e Controlar o Trabalho Controle Integrado de Mudança Encerrar
GERENCIAMENTO DO ESCOPO Planejamento do Escopo Definição do Escopo Criar a EAP (WBS) – Estrutura Analítica do Projeto Verificação do Escopo Controle do Escopo
EAP - WBS Fonte: Critical Tools (www.criticaltools.com)
GERENCIAMENTO DO TEMPO Definição das Atividades Seqüenciamento das Atividades Estimar os Recursos das Atividades Estimar a Duração das Atividades Desenvolvimento do Cronograma Controle do Cronograma
DIAGRAMA DE REDES Fonte: Ten Step (www.tenstep.com.br)
PERT PERT: Program Evatuation and Review Technique Fonte: Critical Tools (www.criticaltools.com)
GERENCIAMENTO DO CUSTO Estimar Custo Orçamento do Custo Controle do Custo
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE Planejamento da Qualidade Executar a Garantia da Qualidade Executar o Controle de Qualidade
GERENCIAMENTO DOS R. HUMANOS Planejamento dos Recursos Humanos Mobilizar a Equipe Desenvolver a Equipe Gerenciar a Equipe
GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO Planejamento da Comunicação Distribuição das Informações Relatórios de Performance Gerenciar as Partes Interessadas - Stakeholders
GERENCIAMENTO DOS RISCOS Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação do Risco Análise Qualitativa do Risco Análise Quantitativa do Risco Planejamento da Resposta ao Risco Monitoramento e Controle do Risco
GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES Planejar Compras e Aquisições Planejar Contratações Solicitar Respostas dos Fornecedores Selecionar Fornecedores Admnistração de Contratos Encerramento de Contratos
G. DE PROCESSOS X Á. DE CONHECIMENTO Fonte: Projectlab (www.projectlab.com.br)
CODS. DE ÉTICA E CONDUTA Cumprimento de regras e políticas organizacionais Prática profissional em relação à certificação Avanço da profissão Desempenho de serviços profissionais Conduta em situações de conflito
GERENTE DE PROJETOS É planejador (Pró-ativo) É integrador, comunicador e líder Não precisa necessariamente de conhecimento técnico (mas é bom!) Tem que equilibrar a “Restrição Tripla”: Escopo, Tempo e Custo (Qualidade, Risco e Satisfação do Cliente)
CERTIFICAÇÕES CAPM – Certified Associate in Project Management PMP – Project Management Professional PgMP – Program Management Professional OPM3 – Organizational Project Management Maturity Models
PMP - REQUSITOS Fonte: PMTech (www.pmtech.com.br)
PMP - EXAME PROCESSO % QUESTÕES Iniciação 11 Planejamento 23 Execução 200 questões de múltipla escolha com 4 opções em 4 H Em inglês (com tradução para português opcional) Sucesso = 106 / 175 (~ 61%) PROCESSO % QUESTÕES Iniciação 11 Planejamento 23 Execução 27 Monit. & Controle 21 Encerramento 9 Resp. Prof. & Social
CONCLUSÃO Maior sucesso nos projetos – Somente 34% dos projetos são bem sucedidos (Standish Group / 2004) Reconhecimento pelo mercado: Programa de Certificação certificado de acordo com o padrão ISO 9001 Norma ANSI (American National Standards Institute): ANSI/PMI 99-001-2000) Norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR ISO/IEC 10.006 (ABNT, 2000) Reconhecimento profissional – PMPs recebem 10% mais nos EUA (PMI)
OBRIGADO!
CONTATO Ralph Möller, PMP pmp@ralphmcs.eti.br www.ralphmcs.eti.br/gerenciamento_de_projetos/ www.vcsy.com.br