CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Documentos.
Advertisements

Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
1 PODER REGULAMENTAR 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
CAMINHO HIERÁRQUICO CAMINHO TÉCNICO DECISÃO DA DIREÇÃO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL VENDEDOR JUNIOR VENDEDOR PLENO VENDEDOR SENIOR VENDEDOR TÉCNICO GERENTE.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
REDAÇÃO OFICIAL Prof. Dorival Conte Junior Conte Junior Dorival Conte Junior Dorival
MANUAL DE ORIENTAÇÃO  SEJA BEM VINDO   O material a seguir servirá de apoio para a realização do seu trabalho e para o sucesso em suas vendas.  
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira.
Presidência / Comissões Permanentes / DGE / Controladoria Interna Procurador GeralProcurador Legislativo FLUXOGRAMA DE PROCESSO DATA DE ELABORAÇÃO: 05/08/2016.
AÇÕES IMPORTANTES NO INÍCIO DO MANDATO
Providências a serem adotadas nos primeiros dias do governo municipal
Transição de Mandato Orientações.
FORMALIZAÇÃO PARA CLIENTES ANALFABETOS
Afastamentos Descrições de Procedimentos, Autuação de Processo e Fundamentação Legal.
Contratos e Cláusulas Ambientais
Goiânia, 31 de março de 2017 Funções Regulatórias dos Administradores de Sociedades Seguradoras e a Responsabilização destes no âmbito do Processo Administrativo.
SRE-Superintendência da Receita Estadual
Situação Pretendida SCP
Do Processo Tributário
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
SINTER, Cadastro e registro de imóveis
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TEORIA GERAL DO PROCESSO – APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Professor
Registro de frequência
Legislação - Tecnologia de Alimentos
AULA 12: Perda da propriedade
Sistemas Baseados no Conhecimento
Contabilidade Geral I Site:
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
Pesquisa Mercadológica
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
QUESTÕES DE ÉTICA PROFISSIONAL
Professora: Samanta Castro
Estado, Nação e Governo Nação:
Tecnologias e Linguagens
Equivalência e requisitos de componentes curriculares
TAL, Fulano1 e TAL, Ciclano de2
DOS MEIOS DE DEFESA DO EXECUTADO NA EXECUÇÃO FISCAL
Descrição e Análise dos cargos
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
AULA 07 Casamento sob moléstia grave. Art. 1539, CC.
Orientações aos usuários do serviço de remessa Expressa
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
Serviço de Psicologia e Orientação
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
CONTRATOS CELEBRADOS À DISTÂNCIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO RECURSOS NO CPC DE 1973 E NO NCPC x DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professor: Rodrigo Sodero
Intervenção de terceiros
Informações Importantes
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
Ponto 6-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Nome do Palestrante: Osvaldo Pires G. Simonelli
Apuração de irregularidades em entidades de atendimento: (191)
Alef Mafioletti Natan do Rosário
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Alagoas
Inscrição na OAB; Mandato judicial Prof. Arthur Trigueiros
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Informações Importantes
DELINEAMENTO DA PESQUISA
Ponto 5-2 COMPETÊNCIA (penal)
Informações Importantes
Transcrição da apresentação:

CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL

 Memorando O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

Exemplo de Memorando:

EXEMPLO DE MEMORANDO

Toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.  Telegrama Toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.

 Fax O fax (abreviação de fac-simile) é uma forma de comunicação que está sendo menos usada devido ao desenvolvimento da Internet. É utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico.

FOLHA DE FAX

 Correio Eletrônico O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

Exemplo de Email

Parecer Expressão de um juízo, contendo pronunciamento, recomendação, determinação ou opinião sobre questão técnica, jurídica, administrativa ou financeira sob a apreciação.

Exemplo de Parecer

 Resolução Ato administrativo expedido pelas autoridades do executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir Decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.

Declaração Documento em que se procede a uma exposição clara de uma determinada situação ou fato. Constitui prova de compromisso perante uma terceira pessoa ou entidade, pois o declarante compromete-se relativamente ao conteúdo da sua declaração.

Exemplo:

Procuração A procuração, ou mandato, é o ato pelo qual o interessado (outorgante) nomeia alguém de sua plena confiança (procurador), para praticar determinados atos em seu nome.  Pode ter prazo de validade ou não, conforme a vontade do outorgante.  Como é um ato baseado na confiança, pode ser revogado a qualquer tempo.  

Como é feita: O interessado (outorgante) comparece ao Cartório, com seu RG e CIC originais, e diz ao escrevente que deseja nomear alguém de sua confiança (procurador) para que pratique determinados atos em seu nome - o procurador pratica os atos pelo outorgante, é como se o próprio outorgante tivesse praticando os atos, por isso é fundamental que seja uma pessoa da mais absoluta confiança do outorgante 

Tipos de Procuração Procuração para movimentar Contas Bancárias; Procuração para Administrar Bens;  Procuração para Venda e Compra de Imóveis;   Procuração para Venda de Automóveis; Procuração para Matrícula em Cursos e Concursos;  Procurações para qualquer outros atos da Vida Civil (somente para atos lícitos ou não proibidos por lei); 

Revogação de Procuração A revogação é o ato que torna sem validade uma procuração anteriormente feita. Por ser um ato baseado na confiança que o outorgante possui no procurador, a procuração pode ser revogada a qualquer tempo, se não mais convier ao outorgante que o procurador continue exercendo atos em seu nome.