E 17 ANOS Equipe: Profª Ms Silvana Rocha da Silveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas
Profa. Maria Elena de Gouvêa
AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDENCIA DO IDOSO ACAMADO E A SOBRECARGA DO CUIDADOR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP ALUNO (A): Luizete de Sousa Alexandre.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Fluxo de Trabalho – mercado
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Qualificar a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 9º ano da rede pública, tendo como parâmetro as avaliações oficiais, para que o desempenho médio de.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
Indicadores sociais e educacionais
Projeto de pesquisa Natal 2006
Estrutura da Tese (versão escrita)
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
A formação integral do cristão
DESEMPENHO DAS FUNÇÕES ORAIS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SOBREPESO OU OBESIDADE: ESTUDO PILOTO EM CAMPINA GRANDE – PB Andréa Patrícia Marcelino de.
ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO DE PESQUISA
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Projeto de Pesquisa: amostra
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
METODOS E TECNICAS DE PESQUISA I
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
Rafael Felipe Sawitzki
EXERCÍCIOS DE ESTATÍSTICA
REDIGINDO A “METODOLOGIA” DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Definição de Estatística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza Preditores de riscos nutricionais.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
PERFIL DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DOS ADOLESCENTES ATENDIDOS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
Caracterização Regional
Conceição do Araguaia – 2015
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE
Indicadores de Gestão Municipal Educação
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional
Trabalho e educação: juventude encarcerada
FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPORTE: PROMOVENDO A CIDADAN IA RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS PELA SECRETARIA.
Prefeito: Fernando Haddad Secretário Municipal de Educação: Antonio Cesar Russi Callegari Diretor de Currículo – Avaliação e Formação: Prof. Fernando José.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Fundamentos da projeção de matrículas para os Programas do Livro Uso das informações do Censo Escolar da Educação Básica.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DO USO DE DROGAS EM DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COM IDADE ENTRE 9 E 17 ANOS Equipe: Profª Ms Silvana Rocha da Silveira Profª Ms Fernanda Santana Jardim Profº Dr Everaldo de Barros Profª Esp Mary Saldanha Profª Esp Fabiana Lima de Moraes Profª Esp Fátima Arthuzo Pinto Funcionárias: MárciaAndrea Morais e Maria Fernanda Sccabarozzi

OBJETIVOS  Objetivo Geral: Identificar o nível de consumo de drogas pelos jovens, entre 9 a 17 anos, matriculados no ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais no município de Taubaté – São Paulo, bem como caracterizar o perfil sócio-demográfico da clientela a ser estudada. Objetivos específicos: Verificar o tipo de droga mais utilizados entre os discentes e a frequência do uso. Correlacionar o uso das drogas com os meios que induziram a este hábito.

METODOLOGIA Local: SENAI, SOAPRO, Guarda Mirim e escolas públicas dos municípios de Taubaté. Tipo de Estudo: O estudo constituiu-se por estudo descritivo transversal. Amostra: Composta por 1154 discentes envolvendo o ensino fundamental e médio. Protocolo do Comitê de Ética (Plataforma Brasil): CAAE: 21123313.7.0000.5372

METODOLOGIA Critérios de inclusão: alunos matriculados no ensino fundamental e médio; pertencentes as faixas etárias mencionadas Critérios de exclusão: alunos que apresentarem idade inferior ou superior a pré-destinada para o estudo; alunos que se recusarem a participar do estudo. Instrumento de avaliação: Formulário semi-estruturado destinado a coletar informações referente aos aspectos sócio – demográfico e ao uso de drogas. Este formulário contém 36 perguntas para o público entre 9 a 17 anos.

METODOLOGIA Procedimento e análise dos dados: Aplicação do formulário semi-estruturado em escolas de ensino fundamental e médio da Rede Municipal de Taubaté/SP e nas instituições SENAI, SOAPRO e Guarda Mirim. A aplicação foi realizada em uma única intervenção direta, a partir da liberação do CEP e da Vara da Infância e Adolescência. Após a coleta, os dados foram tabulados e trabalhados por meio do programa SPSS/11 através da análise estatística em frequência relativa e da aplicabilidade da correlação de Pearson.

RESULTADO TOTAL – DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS – AMOSTRAGEM ANALISADA 1154

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

RESULTADO TOTAL – FAIXA ETÁRIA DE 9 A 17 ANOS

EM NOME DA FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ – UNIDADE 1 MUITO OBRIGADA!