Extração Líquido-Líquido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos de Purificação de Baixa Resolução
Advertisements

Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
FARMACOGNOSIA I - FCF USP
Extração Líquido-Líquido
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
GUIA DE ESTUDO SOBRE SOLUÇÕES PROF. REGIS EVARISTO 2º ANO -EM.
OPERAÇÕES UNITÁRIAS Definição de operações unitárias
Termodinâmica Avançada Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon / 2006 Propriedades Termodinâmicas de Substâncias Puras Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
O que é mistura ➲ Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em cada um dos componentes.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
Mudança de estado físico e densidade
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
EM240 ESTRUTURA E PROPRIEDADE DOS MATERIAS MATERIAIS POLIMÉRICOS POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através.
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Filtração comum
ATIVIDADE DE ÁGUA ( A W ) É A ÁGUA NÃO LIGADA QUIMICAMENTE, DISPONÍVEL PARA REAÇÕES QUÍMICAS E BIOLÓGIAS ENTRE OS CONSTITUINTES. QUANTITATIVAMENTE É.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Sinterização.
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Condições Experimentais
Soluções, Suspensões e Colóides
Processos de Separação de Misturas
Extração Líquido-Líquido
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Adalberto Pessoa Junior - Extração Líquido-Líquido de Biomoléculas
Substâncias e Misturas
Cromatografia gasosa acoplada à Espectometria de massas Princípios e Aplicações.
LAURO HENRIQUE HAMOY GUERREIRO
8. Os metais como catalisadores.
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Química Ensino Médio, 1º ano MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Sistemas, fases e misturas Massa molecular, quantidade de matéria.
Análise Imediata Aula 04 Fábio Costa.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
Sistema Substância pura Mistura Homogênea Heterogênea Homogênea Heterogênea 1 estado físico + de 1 estado físico 1 fase + de 1 fase.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
FLUIDIZAÇÃO.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
Diagramas de equilíbrio binários
Extração Líquido-Líquido
Agitação e aeração Oxigênio na fase gasosa Oxigênio na fase líquida
PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE.
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
Adalberto Pessoa Junior - Extração Líquido-Líquido de Biomoléculas
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

Extração Líquido-Líquido Operação Unitária de transferência de massa utilizada para separar componentes presentes em uma solução e/ou suspensão, distribuindo-os entre fases líquidas parcialmente solúveis ou insolúveis.

SEPARAÇÕES Sistemas heterogêneos Separação sólido-líquido filtração centrifugação decantação Separação líquido-líquido Sistemas homogêneos Extração líquido-líquido Extração sólido-líquido

SISTEMAS EXTRATIVOS Transferência de solutos de uma fase líquida ou sólida para um solvente líquido Extrações (principais) Líquido-líquido Extração por solventes Extração em sistemas de duas fases aquosas -Sistemas poliméricos (SPDFA) -Sistemas micelares (SMDFA) -Sistemas de micelas reversas (SMR) Sólido-líquido – contato do material sólido com o solvente e posterior evaporação do solvente

Aparelho de Soxlet

Supercrítica - proceso de extração líquida no qual se empregam fluidos comprimidos ao invés dos solventes usuais CO2 é o solvente mais largamente usado por ser não tóxico, não inflamável e por apresentar baixa temperatura crítica (31 ºC) e pressão crítica intermediária (73,8 bar) Sob condições supercríticas, apresenta propriedades fisico-químicas únicas como alta difusividade, baixa viscosidade e baixa tensão superficial, o que faz deste um fluido adequado para este tipo de extração

Diagrama de fases do dióxido de carbono.

Diagrama de fases do CO2 com estado supercrítico.

Válvulas de controle de pressão Entrada de líquido Condensador de CO2 Líquido refrigerante Vaso de extração Vaso de separação Extrato Bomba de CO2 Trocador de calor Suprimento de CO2 Líquido drenado

Extração líquido-líquido Usada quando: Soluto e solvente têm volatilidade semelhante Soluto é termossensível Soluto e solvente formam mistura azeotrópica Concentração de soluto é baixa

Extração líquido-líquido: sequência de eventos Mistura ou contato Separação de fases (formação) Coleta das fases (separação)

Miscibilidade dos solventes Completamente miscíveis inadequados para extração Imiscíveis ideais para extração Parcialmente miscíveis dependentes da composição possibilidades variadas podem ser empregados para extração

Sistemas de solventes Sistemas aquosos Sistemas aquoso / não-aquoso Água / cetona isobutilmetílica (MIBK) Água / acetona Água / clorofórmio Sistemas aquosos Sistemas poliméricos de duas fases aquosas Fosfato de sódio / PEG em água (polietilenoglicol) Sistemas micelares de duas fases aquosas Sistemas micelares reversos Água ou solução iônica / tensoativo

Coeficiente de Partição CTi - concentração, ou atividade, do soluto i na fase de topo CFi - concentração, ou atividade, do soluto i na fase de fundo.

Princípio da Extração líquido-líquido Equilíbrio de partição entre água (w) e um líquido orgânico genérico (l) ou entre as duas fases aquosas Em função das frações molares Funil separador Soluto na fase aquosa ou fase aquosa inferior Soluto na fase orgânica ou fase aquosa superior Torneira de passagem Em função das concentrações molares

Fase aquosa superior (polimérica) Fase aquosa inferior (salina) Exemplo de separação de fases em um sistema polimérico de duas fases aquosas tipo polímero/sal (no caso PEG/fosfato).

Contato líquido-líquido agitação do recipiente de extração emprego de um tanque sob agitação fluxo de líquido em contra-corrente fluxo de líquido em contra-corrente agitado contato através de uma estrutura porosa

Separação (formação) das fases coalescência e deslocamento das fases por ação da gravidade coalescência e deslocamento das fases por centrifugação Separação por membrana

Extratores