Um Mapeamento Histórico do Hipertexto:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação de professores para docência online uma pesquisa interinstitucional Marco Silva EDU/UERJ.
Advertisements

Tecnologia Hipermídia e Multimídia
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Maria da Conceição Reis Teixeira
Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
Seminário Internacional sobre Digitalização: Experiência e Tecnologia 11 de Maio de 2004 | Biblioteca Nacional | Lisboa – Portugal ARQUIVO DIGITAL DE ARTE.
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
Fundação Roberto Marinho
A evolução da internet e o novo consumidor
Informática Para Marketing I
... pode copiar, modificar, distribuir tudo
PEDAGOGIA DE PROJETOS! Edméa Oliveira dos Santos
Reflexões sobre educação online
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Portfólio de Matemática
A influência da informática nas relações profissionais
Internet Infra-estrutura
Blog Programa Saberes Junho/2009.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
Respostas das atividades da aula 4.
Respostas das atividades da aula 4.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Webwriting Aline Cristina M. de Moura Alline Oliveira de Abreu
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A CASA: UMA PARTE DE MIM NO MUNDO
Internet Professor: Leandro Crescencio
Projeto Interdisciplinar
um olhar sobre a experiência da plataforma Fiat Mio
Candidato: Lucas Santos de Oliveira Orientador: Marco Aurélio Gerosa Defesa de Mestrado.
Aplicação de mapas conceituais na educação
Escrita on-line colaborativa e coletiva: ETC e EQUITEXT
Projeto de Sistemas de Software
II Workshop de Dissertação Pós-Graduação em Ciência da Computação Faculdade de Computação – FACOM Universidade Federal de Uberlândia – UFU Dezembro/2008.
Análise Espacial e Temporal da Dengue no contexto sócio-ambiental do Rio de Janeiro, Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira Orientador: Oswaldo.
Jornalismo Multiplataformas Tecnologias, Redes e Convergência
Abertura de mercado no sector eléctrico em Portugal Continental.
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
A web é muito mais do que arquivo s HTML. A web é feita de dados.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
A leitura hipertextual como sistema complexo
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
ApresentaçãoPrimeiros PassosPlano do MóduloPonto de PartidaPonto de Chegada Unidade 1Unidade 2 Avaliação de AprendizagemAvalie o Módulo.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
COM 126 – Oficina de Jornalismo Digital Profª Suzana Barbosa
Estruturas de Informação Estrutura linear Estrutura matricial Estrutura em rede Estrutura hierárquica ESEL 2002.
Concepção de Hiperdocumentos, A.Barão WEB: noções recorrentes Hipertexto ?
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
Linguagem e Hipertexto
 O Hipertexto é um texto em formato digital, na forma de blocos, textos, palavras, imagens ou sons.  O Hipertexto se dá através de links.
Introdução ao Groupware e ao CSCW
TED NELSON Thaís Cruz – VA4 Hipermídia I Jane de Almeida.
Slides desenvolvidos com base no livro de Recuero
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Um novo desafio cada vez mais presente : o hipertexto e a internet na sala de aula Apontamentos a partir do texto Leitura, texto e hipertexto, de Antônio.
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Componentes do Jornalismo Online
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Darlene Almada – Faced Orientador: Nelson Pretto – Faced Feito por Darlene Almada para o SEMPPG/SEMEP 2007, mas pode copiar!
Transcrição da apresentação:

Um Mapeamento Histórico do Hipertexto: Surgimento, desenvolvimento e desvios da aplicação da escrita hipertextual Maria Clara Aquino Orientadora: Raquel da Cunha Recuero Universidade Católica de Pelotas mariaclara@gmail.com

Troca sem barreiras (Mattelart 2003, p. 66) Sociedade da Informação (Castells, 2002, p.78) Novos ambientes socioculturais (Santaella 2003, p.13)

Objetivos: Método e estrutura: Mapear a história do hipertexto desde o seu surgimento até o advento da Internet. Comparar o objetivo inicial da técnica hipertextual com a forma como é aplicada na web. Método e estrutura: Levantamento bibliográfico acerca do histórico do termo “ hipertexto”, bem como contextos de seu desenvolvimento; comparação entre sua idéia inicial e sua aplicação na web e avaliação de seu futuro com vistas a uma producão coletiva de conhecimento.

Conceitos Lemos, 2001, p. 130 Lévy, 1993, p. 33 “ Os hipertextos, seja online ou offline, são informacões textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de tal forma a promover uma leitura (ou nevagacão) não- linear, baseada em indexacões e associacões de ideias e conceitos, sob a forma de links. Lemos, 2001, p. 130 ... “ um hipertexto e um conjunto de nos ligados por conexões. [...] Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possivel. Porque cada no pode, por sua vez, conter uma rede inteira. Lévy, 1993, p. 33

Bidirecionalidade x Unidirecionalidade “The Web isn't hypertext, it's DECORETED DIRECTORIES!” Ted Nelson(2005, online)

Marginalias Leonardo da Vinci Manuscritos da Europa Moderna Primo e Recuero 2004, p. 28 Leonardo da Vinci [1452 - 1519] Manuscritos da Europa Moderna Briggs & Burke 2002, p. 54 Manuscritos-1508

“As We May Think” MEMEX Vannevar Bush, 1945 Landow (1993, online) Dias (online) Reis (20002, online) Santaella (2003, p. 92) MEMEX

Projeto Xanadu: “Links that don't break” Coletividade Originária X (Ted Nelson) X Individualidade Atual (Berners-Lee)

Interacionismo Simbólico Watzlawick, Beavin e Jackson (1967, p.27) David Berlo (1999,p.135) Hipertexto Potencial Hipertexto Colagem Hipertexto Cooperativo Alex Primo (2003)

www.wikipedia.org www.co-link.org www.liquidinformation.org

Conclusão Recuperação da idéia inicial de hipertexto para convergir com o potencial democrático da rede e possibilitar a construção coletiva de conhecimento.