O Programa Nacional do Livro Didático –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Advertisements

Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2016
Programa Nacional do Livro Didático
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PDDE Interativo.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
FRAÇÕES.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Significado Etimológico
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
O Programa Nacional do Livro Didático –
Clique aqui e saiba mais
CURSO: DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Execução Penal em geral
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Centro de Memória CEP CEP.
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos
Base Nacional Comum Curricular
Especialização em Administração Hospitalar
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
Seminário Resultados da Ajuda Externa e Metodologias de avaliação da Comissão Europeia Manuela Afonso Lisboa, 9 de Março, 2007.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Parceria: Universidade de São Paulo e Secretaria de Estado da Educação.
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
WND IOT CHALLENGE Junho 2017
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Ciência & Engenharia da Computação
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Grupos isolados que pesquisam EaD
Parceria: Universidade de São Paulo e Secretaria de Estado da Educação.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA E A SOCIEDADE
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
O CONTRATO (DO LIVRO) DIDÁTICO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
O triângulo didático: o saber e suas relações
O triângulo didático: o saber e suas relações
O CONTRATO (DO LIVRO) DIDÁTICO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DEPARTAMENTODE CIENCIAS ECONOMICAS E EMPRESARIAIS.
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
A BNCC e a Saúde.
Transcrição da apresentação:

O Programa Nacional do Livro Didático – O PNLD Méricles Thadeu Moretti PPGECT/UFSC Dionísio Burak UNICENTRO/UEPG

O Programa Nacional do Livro Didático – O PNLD Méricles Thadeu Moretti PPGECT/UFSC 1938 – Instituída a Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) que estabelece condições para a produção, importação e utilização do livro didático

O Programa Nacional do Livro Didático – O PNLD Méricles Thadeu Moretti PPGECT/UFSC 1938 – Instituída a Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) que estabelece condições para a produção, importação e utilização do livro didático 1966 - Criação da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (Colted), com o objetivo de coordenar as ações referentes à produção, edição e distribuição do livro didático.

O Programa Nacional do Livro Didático – O PNLD Méricles Thadeu Moretti PPGECT/UFSC 1938 – Instituída a Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) que estabelece condições para a produção, importação e utilização do livro didático 1966 - Criação da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (Colted), com o objetivo de coordenar as ações referentes à produção, edição e distribuição do livro didático. 1971 - O Instituto Nacional do Livro (INL) passa a desenvolver o Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental (Plidef), ao assumir as atribuições administrativas e de gerenciamento dos recursos financeiros, até então sob a responsabilidade da Colted.

1976 - A Fundação Nacional do Material Escolar (Fename) torna-se responsável pela execução dos programas do livro didático.

1976 - A Fundação Nacional do Material Escolar (Fename) torna-se responsável pela execução dos programas do livro didático. 1985 - Instituição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em substituição ao Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental (Plidef).

1976 - A Fundação Nacional do Material Escolar (Fename) torna-se responsável pela execução dos programas do livro didático. 1985 - Instituição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em substituição ao Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental (Plidef). 1994 - Publicação do documento Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos.

1976 - A Fundação Nacional do Material Escolar (Fename) torna-se responsável pela execução dos programas do livro didático. 1985 - Instituição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em substituição ao Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental (Plidef). 1994 - Publicação do documento Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos. 1997 - Extinção da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) e transferência da execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

PNLD/97 466 livros didáticos de 1ª a 4ª série, das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais: 63 Recomendados 42 Recomendados com Ressalvas 281 Não Recomendados 80 Excluídos - primeiro Guia de Livros Didáticos com as resenhas, princípios e critérios que nortearam a avaliação. - foi permitido aos professores optar por um livro não recomendado.

PNLD/98 454 livros de 1ª a 4ª série, nas áreas de Alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais, assim classificados: 63 Recomendados 42 Recomendados com Ressalvas 281 Não Recomendados 80 Excluídos

PNLD/99 foi realizada a primeira avaliação de 5ª a 8ª série nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia. 438 títulos, assim classificados: 6 Recomendados com Distinção 61 Recomendados 151 Recomendados com Ressalvas 220 Excluídos

PNLD/2001 foram avaliados livros de 1ª a 4ª série nas áreas de Língua Portuguesa, Alfabetização, Matemática, Ciências e Estudos Sociais. 569 títulos, assim classificados: 35 Recomendados com Distinção 76 Recomendados 210 Recomendados com Ressalvas 248 Excluídos - realizou-se a primeira avaliação de dicionários para 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Foram avaliados 35 dicionários: 6 Recomendados com Distinção 6 Recomendados 11 Recomendados com Ressalvas 12 Excluídos

PNLD/2002 passou-se a avaliar coleções e não mais livros isolados, com o objetivo de garantir o desenvolvimento curricular; a avaliação passou a ser realizada pelas universidades: (UFMG) - Alfabetização e Língua Portuguesa; (USP) - Ciências; UNESP - Geografia e História; UFPE - Matemática. 104 coleções de 5ª a 8ª série, sendo quatro volumes por coleção, assim classificadas: 4 Recomendadas com Distinção 18 Recomendadas 43 Recomendadas com Ressalvas 39 Excluídas

PNLD/2004 avaliou-se coleções de 1ª a 4ª série nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Livros de Alfabetização, Livros Regionais de História e Geografia e Dicionários. 260 títulos, assim classificados: 12 coleções Recomendadas com Distinção 60 coleções Recomendadas 112 coleções Recomendadas com Ressalvas 76 coleções Excluídas 19 dicionários: 1 Recomendado com Distinção 5 Recomendados 10 Recomendados com Ressalvas 3 Excluídos

PNLD/2005 129 coleções de 5ª a 8ª série, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, assim classificadas: 92 coleções Aprovadas 37 coleções Excluídas

PNLD/2005 129 coleções de 5ª a 8ª série, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, assim classificadas: 92 coleções Aprovadas 37 coleções Excluídas PNLD/2007 - 303 coleções de 1ª a 4ª série nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Livros de Alfabetização e Livros Regionais de História e de Geografia, assim classificadas: 240 coleções aprovados 63 coleções excluídas.