Como Investigar um Acidente de Trabalho Prof. Jorge Guerra Fialho – jgfialho@yahoo.com - Setembro/2013
Objetivo Analisar os mais diversos tipos de acidentes de trabalho bem como as técnicas de evitá-los.
Propósitos da Investigação Ter relatórios dos acidentes Obter respostas imediatas iniciais Reunir as evidências Analisar as causas do acidente Ações corretivas Elaborar relatório do acidente Dar seguimento as melhorias
Por que devemos investigar os acidentes? Demonstrar preocupação Entender o que aconteceu Determinar os riscos na operação Prevenir futuros acidentes e incidentes Solucionar problemas para evitar maiores perdas Determinar as causas reais do acidente Definir tendências
Quando ocorrer um acidente Assuma o controle da situação Assegure-se dos serviços de emergência Facilite a comunicação Identifique e conserve as evidências Determine o potencial de perda
O que a evidência deve definir? Quem - O Acidentado O que - Respostas, equipamentos, ferramentas, materiais, documentos (processos, procedimentos, treinamentos) e assim por diante. Quando - horário, turno, etc. Onde - Posição, localização e movimento
Dicas para as entrevistas Entreviste individualmente e em separado Entreviste o mais rápido possível Faça com que o entrevistado fique tranqüilo Faça perguntas abertas Avise o entrevistado que irá fazer anotações e ao final da entrevista, revise-as com ele, pergunte se ele está de acordo Se julgar necessário faça entrevistas adicionais
Ferramenta 5W2H
Para nos aprofundarmos nas causas do acidente, precisamos conhecer bem o processo produtivo em que ele ocorreu, para identificar os riscos e evitar novos acidentes. Essa ferramenta define o que será feito, quem fará, onde fará, quando será feito, porque será feito e como será feito. Método usado para definir claramente as atividades a serem realizadas ou para identificar fenômenos. Muitas vezes começamos a análise de um fenômeno qualquer sem antes identificá-lo completamente fazendo com que informações importantes para a análise não sejam consideradas. Conhecer o processo significa: saber como os produtos são planejados, produzidos e entregues. Nessa fase, deve-se procurar conhecer os processos, identificando os elementos, as atividades, os produtos e serviços e os padrões a eles associados.
Perguntas quando se deseja identificar um fenômeno: What? (O quê?) = Que fato ou problema aconteceu? Que fenômeno? Modo de falha? Where? (Onde?) = Onde, em que local ou qual a parte do equipamento ocorreu o acidente e quais os fatores associados ao local influenciaram no acidente? Associação da localização geométrica (atrás,na frente, lado direito, lado esquerdo) e específica do acidente.
When? (Quando?) = Quando, em que momento ocorreu o acidente, ou seja, caracterização da possível influência que o momento exerça sobre a ocorrência do acidente. Who? (Quem?) = Quem? Que operador, preparador ou pessoa que atue no equipamento, pode de alguma maneira estar influenciando o resultado, tanto negativamente quanto positivamente (problema relacionado à habilidade ou atitude da pessoa). Citar também quando a ocorrência do acidente não depender da habilidade.
Which? (Qual?) = Qual a tendência da ocorrência do acidente? Qual processo, método, produto, material, utilização, componente está associado à ocorrência do acidente? Qual a periodicidade? How? (Como?) = Como, de que maneira ocorreu o acidente? How much? (Quanto custa?) = Qual o impacto econômico do acidente? Qual foi o custo desse acidente? Quanto se gastará para eliminar a possibilidade de repetição do acidente?