CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REVOLUÇÃO FRANCESA GEOHISTORIAENEM.BLOGSPOT.COM.BR FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA : AGRÁRIA, FEUDAL E ABSOLUTISTA EXTINÇÃO DA SERVIDÃO NÃO ALTERA QUADRO CLERO.
Advertisements

A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
R EVOLUÇÃO F RANCESA. A revolução francesa ocorreu entre 1789 e 1799 na França, provocando grandes mudanças sociais e políticas no país. Depois de um.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
P ERÍODO N APOLEÔNICO ( ). C ONSULADO (1799 – 1804) Três Cônsules: Roger Ducos Napoleão Sieyes Centralização do poder nas mãos de Napoleão; Controle.
Aluna: Amanda Camilly Turma: 801 Turno: Manhã Professor: Nilson.
REVOLUÇÃO FRANCESA ( ) Prof. Rafael T Pellegrini História.
Revolução francesa Prof. Helton Chaves. Antecedentes Ideias Iluministas que questionava a sociedade comandada pelos monarcas absolutistas. Revolução de.
PRIMEIRO REINADO GRUPO DE HISTÓRIA PROF. PEDRO FELICE.
Martha J. da Silva. Antecedentes Revolução francesa: difusão da ideias iluministas (fim dos privilégios do 1º e 2º estado, difusão das ideias de liberdade.
Organização Política do Brasil: do período colonial até os dias atuais
Era Napoleônica PERIODIZAÇÃO I- Consulado
A Inglaterra revolucionária
CEMA – 8º anos A/B/2017. Profª Tatiane
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
América Espanhola Independência do Haiti
Atividade 7 - Estado e Governo
A Era Napoleônica ( ) 03/02/2018
A ERA NAPOLEÔNICA.
Revolução Francesa Prof. Marcelo Maia
Da Monarquia à República (753a.C. – 509 a.C.)
O que é Estado?.
O Antigo Regime em Portugal
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Profa. Nina Ranieri TGE II
Revolução Francesa.
O Renascimento Humanista
A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Império napoleônico.
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
ESTADO DE DIREITO FRANCÊS ÉTAT DE DROIT
REVOLUÇÃO FRANCESA AULAS 8-9.
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Concurso para TATA 2017 RESUMOS.
A Revolução Francesa ( )
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O ESTADO COMO GARANTE DA ORDEM LIBERAL
A crise do Império brasileiro
Revolução Francesa
A liberdade guiando o povo
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
Revolução, tempo moderno
Processos de independência na América Espanhola
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
A Revolução Francesa 1789 Parte 2 A Tomada da Bastilha
Professor Bruno Barreira
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Que “coisa pública” é essa?
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
2ª fase-República-Covenção. Jacobina
Crise do Antigo Sistema colonial:
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE”
Introdução à História.
O Processo de independência do Brasil
A Revolução Soviética.
O ANTIGO REGIME.
REVOLUÇÃO LIBERAL PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS REVOLUÇÃO FRANCESA CRISE SOCIAL + CRISE ECONÓMICA CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS DESENTENDIMENTO QUANTO AO SISTEMA DE VOTAÇÃO 3º Estado declara-se Assembleia Nacional TOMADA DA BASTILHA INÍCIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA

ETAPAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE 1789-1791 ASSEMBLEIA CONSTITUINTE MONARQUIA CONSTITUCIONAL Abolição dos Direitos Feudais Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; Constituição de 1791 1792- 1795 CONVENÇÃO Período de radicalismo revolucionário; Abolição da Monarquia Constitucional Instauração da República; Execução do Rei Luís XVI; Morte dos principais chefes revolucionários 1795- 1799 DIRETÓRIO Regime mais moderado; Poder executivo entregue a 5 Diretores; Crise económica e instabilidade Exército visto como salvação ( Napoleão convidado para assumir o poder) 1799- 1804 CONSULADO Governo exercido por 3 cônsules 1804 – Napoleão fez-se nomear Imperador

Napoleão fez-se nomear Imperador dos franceses 1804- 1814 IMPÉRIO 1804 Napoleão fez-se nomear Imperador dos franceses 1806 Napoleão decreta o Bloqueio Continental 1814 Napoleão parte para o exílio depois de pesadas derrotas 1815 Napoleão é derrotado na Batalha de waterloo 1814-1815 Congresso de Viena Objetivos Restaurar as Monarquias absolutas Definir o novo mapa político da Europa

As Conquistas da Revolução Francesa Transformações Sociais Abolição da Sociedade de Ordens e aparecimento da Sociedade de Classes. Abolição dos privilégios do Clero e da Nobreza. Abolição dos privilégios por herança. Ninguém é privado da possibilidade de ascender socialmente A classe preponderante passou a ser a Burguesia. Consagração do direito de cidadania – O Homem passou a ser considerado um cidadão, com direitos e deveres próprios

As Conquistas da Revolução Francesa Transformações Políticas Abolição das monarquias absolutas e instauração de monarquias constitucionais ou repúblicas; Separação dos poderes: executivo, judicial e legislativo; A soberania passa a residir na Nação – os cidadãos passaram a eleger os deputados. Assiste-se à formação de partidos políticos; Afirmação do Estado Laico. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Movimentos autonomistas originam o aparecimento de novos países.

As Conquistas da Revolução Francesa Transformação Económicas Fim do regime de monopólio comercial, impondo-se a defesa da liberdade de comércio e livre concorrência. Aumento do nº de proprietários e de empresários.

O CARÁTER UNIVERSALISTA DA REVOLUÇÃO Apesar dos excessos do processo revolucionário , as ideias da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) rapidamente se espalharam por toda a Europa e América Latina originando revoluções liberais e movimentos de independência. Assiste-se a mudanças sociais e políticas profundas em diversos países. A Revolução francesa contribuiu para o estabelecimento da conceção de Estado dos nossos dias.