Lev Semenovich VIGOTSKI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teoria Sociocultural.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Seminário de Tese II Prof. ª Dr
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Lev Semenovich VIGOTSKI 1896-1934

Sua História Nasce: 5 de novembro de 1896 Local: Bielo-Rússia, da extinta União Soviética. Trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental. Com Leontiev e Luria, formou um grupo de jovens intelectuais da Rússia pós-revolução que buscavam uma nova psicologia que superasse as visões mecanicista e idealista. Morre:11 de junho de 1934, de tuberculose, aos 37 anos.

Idéias Marxistas que influenciaram Vigotski

O modo de produção da vida material condiciona a vida social, política e espiritual do homem; O homem é um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo natural e social; A sociedade humana é uma totalidade em constante transformação; As transformações qualitativas ocorrem por meio da chamada “síntese dialética”.

Princípios da Teoria de Vigotski

1. As diferenças entre o psiquismo HUMANO e a do ANIMAL. Porque Todo o comportamento animal conserva a ligação com os motivos biológicos. O homem diferentemente do animal, transmite suas experiências e o assimila durante muito tempo.

2. A linguagem e o pensamento humano tem origem social, pois a cultura faz parte do desenvolvimento humano. O comportamento humano é histórica e culturalmente determinado. 3. A consciência e o comportamento são aspectos integrados, não podendo ser isolados pela Psicologia.

4. As funções psicológicas superiores do homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possui tais capacidades. Porque O ser não nasce predeterminado. É o resultado de interação dialética entre o sujeito e o meio sócio-cultural. É a união dos fatores biológicos com os fatores sociais.

Funções Psicológicas Superiores São ações intencionais, conscientemente controladas e voluntárias : Exemplos: o controle do comportamento a atenção e lembrança voluntária; memorização ativa; pensamento; raciocínio dedutivo; capacidade de planejamento (intenção)

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Sócio-Cultural Enfoques de Vigotski Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Sócio-Cultural Teoria Interacionista do Desenvolvimento Teoria Construtivista da Aprendizagem Relação Sócio - Cultural com as Capacidades Humanas

Teoria Interacionista do Desenvolvimento A aprendizagem interage com o desenvolvimento. É no processo de ensino-aprendizagem que o indivíduo se apropria da cultura e se desenvolve. E o desenvolvimento é através: da maturação do organismo; do contato com a cultura e das relações sociais que permitem a aprendizagem

Níveis de desenvolvimento identificados por Vigotski: Real  É o nível que indica as possibilidades de atuação independente, a criança é capaz de fazer sozinha; Potencial ou Proximal  É o nível em que a criança não consegue fazer determinada atividade sozinho, mas sim com ajuda de outra pessoa. Zona de Desenvolvimento Proximal Distância entre o nível de desenvolvimento real e o de desenvolvimento potencial.

Conclusão “ O processo é mais importante que o produto.” O professor desempenha o papel de mediador entre aluno e o conhecimento e não apenas o de mero transmissor de conhecimentos; A aprendizagem não é um ato solitário, mas de interação com o outro; A idéia de que a classe deve ser homogênea é abandonada; A aprendizagem exige planejamento e organização de experiências pois o aluno ainda necessita para realizar determinadas atividades independente.

Teoria Construtivista da Aprendizagem Social Vigotski enfatizou o papel da comunidade na construção do conhecimento (processo sócio-histórico) Embora, o homem tenha potenciais inatos, as funções psicológicas superiores decorrem, principalmente, da aprendizagem e do desenvolvimento social. A cognição superior do homem surge através da interposição de um intermediário (mediador) entre estímulos e respostas que são captadas e produzidas pelo indivíduo.

Elementos Mediadores Instrumentos (Ferramentas / Objetos) São os artefatos construídos pelo ser humano, e utilizados para auxiliá-lo em alguma tarefa ou trabalho. Signos (Símbolos) São estímulos artificiais auxiliares para solucionar um dado problema psicológico. (escrita, gestos, marcas, desenhos, gráficos) É análoga ao uso de instrumentos, só que no campo psicológico.

A função do instrumento é servir como condutor da influência humana sobre o objeto da atividade, é orientado externamente. O signo constitui um meio da atividade interna para o controle do próprio indivíduo, é dirigido internamente.

Exemplo Uma operação de soma numa criança é possível pelo uso de instrumentos (dedos, objetos), na medida que essa operação é internalizada os instrumentos são substituídos por signos internos (representações mentais de objetos).  

Os elementos centrais da Teoria A natureza das "ferramentas" cognitivas (jogos, brinquedos, família, cultura, símbolos e linguagem) com as quais o estudante interage determinam o padrão e o ritmo de desenvolvimento do aprendizado. Como a Zona de Desenvolvimento Proximal só pode ser explorada pelo estudante com o auxílio de outras pessoas, o processo é necessariamente social.

A internalização envolve uma atividade externa que é modificada para tornar-se uma atividade interna. As habilidades necessárias à solução de problemas que o estudante se depara se situam em 3 categorias: são dominados (internalizados) pelo estudante; não são dominados pelo estudante, e não pode ser realizado com o auxílio de adultos; são intermediários e pode ser realizado com o auxílio ou o acompanhamento de outras pessoas.

Conclusão A comunidade onde o estudante está inserido influencia na construção do conhecimento. Aprendizado não pode ser ensinado, tem que ser construído em sociedade. As situações pedagógicas mais proveitosas são aquelas nas quais o aluno precisa de auxílio para solucionar o problema, com apoio adequado dos educadores, pais ou colegas. Aluno + Problema + Auxílio  Solução + Aprendizado

A Linguagem É o sistema simbólico dos grupos humanos, representa uma evolução da espécie. É ela que fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas.

A Cultura Fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real. Há um constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações.

A Escola e o Professor O docente têm o papel explícito de interferir no processo de aprendizagem, sua obrigação é provocar avanços nos alunos, interferir a zona proximal. É essencial no processo de desenvolvimento a atuação dos outros membros do grupo social na mediação entre a cultura e o indivíduo, ou seja, o aluno é aquele que aprende junto com seu grupo social. Os processos pedagógicos são intencionais, sendo o objeto dessa intervenção : a construção de conceitos. A formação de conceitos espontâneos ou cotidianos desenvolvidos no decorrer das interações sociais, diferenciam-se dos conceitos científicos adquiridos pelo ensino, parte de um sistema organizado de conhecimentos.

Leontev Luria Vigotski

TROIKA Vigotski, Luria e Leontev formaram um grupo chamado de Troika (grande trenó puxado por 3 cavalos usado na Rússia) Eles tinham um propósito de criar um novo estilo de estudar com compreensão os processo psicológicos humanos. Discutiu as suas idéias em várias conferencias e escreveu seu livro durante sua internação em 1926. Psicologia do Séc.XX era mais formal e científica. Psicologia do Séc.XIX era mais natural e vivenciada.

Bibliografia: Livros Oliveira, M. K Bibliografia: Livros Oliveira, M.K., Vigotski - Aprendizagem e desenvolvimento - Um processo sócio-histórico, São Paulo, Scipione, 1997. Ana Bock - Psicologias - Uma introdução ao estudo de psicologia , págs (86,107,123) Fotos www.psy.msu.ru/people/leontiev/ images/vygotsky.jp www.psy.msu.ru/people/leontiev/ images/luria.jpg www.psy.msu.ru/.../leontiev/ images/leontiev1.jpg Construtivismo http://www.di.ufpe.br Interacionismo http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/pcn/pcns.aspx?cod=45 Mediação http://www.niee.ufrgs.br/cursos/topicos2000/alunos2000/liliana/signo.htm Outros http://www.centrorefeducacional.com.br/vygotsky.html~ http://www.educacional.com.br/pais/glossario_pedagogico/vygotsky.asp http://phoenix.sce.fct.unl.pt/jmmatos/MESTREM/MEMHTM/AP7.HTM