Falhas no manejo de medicamentos:

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Falhas no manejo de medicamentos: percepção dos profissionais de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal lADY DA SILVA FREITAS; LUDMYLLA DE OLIVEIRA BELEZA; LISSANDRA SOUZA MARTINS INTRODUÇÃO RESULTADOS Os erros de medicação são os eventos sentinela mais frequentemente relatados na assistência à pacientes críticos e os profissionais de Enfermagem estão fortemente vinculados a este cenário devido a sua atuação nas fases finais do sistema de medicamentos. 44 profissionais de Enfermagem responderam o questionário. Sobre os fatores que predispõe o profissional a cometer uma falha: Os resultados mostraram que o preparo foi a fase onde mais ocorreu dúvidas (75%), seguida da administração de medicamentos (38,6%); já os tipos de erros mais reportados foram horário incorreto (91%), medicamento não autorizado (20.5%), técnica de administração incorreta (15,9%), dentre outros. As condutas tomadas após o erro foram relativas à comunicação da ocorrência e ações direcionadas ao paciente. OBJETIVO Conhecer a percepção dos auxiliares e técnicos de enfermagem sobre o manejo de medicamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, os tipos de erro mais frequentes e as condutas adotadas após a detecção do erro. MÉTODO Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa . A população estudada foi composta pelos profissionais de Enfermagem de nível médio (auxiliares e técnicos) lotados na UTIN de um hospital público do Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio de um instrumento contendo questões fechadas. Tal instrumento buscava caracterizar perfil do profissional de Enfermagem e indagar sobre os aspectos relativos ao sistema de medicação da unidade. Todos os sujeitos foram orientados sobre os objetivos do estudo e aceitaram participar da pesquisa (TCLE). Os dados foram organizados, digitados, tabulados e apresentados com o auxílio de métodos estatísticos e do programa Microsoft Office Excel®, versão 2007. CONCLUSÕES Este estudo aponta a necessidade de se promover ações educativas nesta área e de uma visão do erro como oportunidade de aprender, incentivando assim a promoção de uma cultura de segurança nos ambientes de assistência à saúde.