O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.

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Transcrição da apresentação:

O Positivismo

Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.  Progresso: sociedade industrial, exaltação da ciência e da tecnologia.

Contexto histórico: O cientificismo do século XVIII  Séc XVIII – Revolução Industrial;  Nova mentalidade;  A ciência é considerada o único conhecimento possível, tornando-se o novo deus da humanidade.

Augusto Comte ( )  Comte e a lei dos três estados  o teológico: mentalidade mítica- os fenômenos resultam da ação dos deuses.  o metafísico: contexto da razão filosófica em que se busca explicar a origem e o destino do universo.  o positivo: contexto do aparecimento da ciência – a maturidade do espírito humano.

O pensamento positivista  O positivismo foi a primeira corrente teórica a pensar questões sociais, dando origem ao que conhecemos hoje por Sociologia. Tal corrente teórica procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação a coesão, a harmonia natural entre os indivíduos, ao bem- estar do todo social.

 Comte via na Sociologia uma restauradora da ordem social, sendo responsável por encontrar respostas para os problemas sociais advindos da sociedade que surgia: a sociedade capitalista.

 O positivismo derivou do cientificismo, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade.  O pensamento positivista buscava analisar a sociedade como a mesma objetividade das ciências naturais, haja visto que tais ciências haviam obtido respeito da sociedade.

 Comte se diz o fundador da sociologia, usa os modelos da biologia para explicar a sociedade como um organismo coletivo – organicismo.  Organicismo: a sociedade sendo percebida como um organismo composto de partes interdependentes, cujas partes são responsáveis pelo bom funcionamento do todo.

Darwinismo social  A idéia que de que as sociedades, tal qual os seres vivos, se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido, simboliza a passagem de um estágio inferior para um estágio superior.

Essa passagem de estágios significaria a evolução do organismo e sua adaptação, isto é, somente os mais fortes sobreviveriam. Portanto, o capitalismo simbolizaria o progresso da humanidade e os países que a ele aderissem seriam os mais evoluídos.

 O darwinismo social justificava o colonialismo europeu e refletia o otimismo dos europeus em relação a sua cultura.

Comte e o Positivismo  Comte afirma que apenas uma elite teria capacidade de desenvolver a parte frontal do cérebro, sede da faculdade superior, e conclui que a maioria dos seres humanos devem ser moldados e dirigidos a fim de garantir “o progresso dentro da ordem”.  Você lembra de ter visto o lema “Ordem e Progresso” em algum lugar?

 A sociologia de Comte gira em torno de núcleos constantes: a família, o trabalho, a pátria, a religião.  Apesar da visão conservadora, Comte não desejava voltar ao passado nem eliminar o progresso.

Comte e o Positivismo “Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem”. “Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem”.  A religião da humanidade  A rígida construção teórica comteana culmina com a concepção da religião positiva (atribui-se isto à deterioração da sua saúde mental).

A religião Positiva  Segundo o sociólogo Lolita O. Benoit “ a ideologia religiosa esteve presente desde os escritos na forma ainda obscura do poder espiritual moderno, e finalmente no Curso de filosofia positiva, obra principal de Comte, foi pensada como imanente à sociologia”. Comte pretendia refundar o poder espiritual em princípios não- teológicos – Igreja Positivista.

O Positivismo no Brasil O positivismo exerceu grande influência no pensamento latino-americano. O positivismo exerceu grande influência no pensamento latino-americano.  Sociedade Positivista do Brasil  1881 – Igreja e Apostolado Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro (Miguel Lemos e Teixeira Mendes)  Luís Pereira Barreto e Benjamim Constant.  Os adeptos do positivismo eram jovens da pequeno-burguesia comercial pertencentes às cidades em crescimento X aristocracia rural.