O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

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Transcrição da apresentação:

O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO (TIC) Mudanças nas relações humanas levando as transformações.

UNESCO A UNESCO indica que a escola deve se adaptar, atualizar, se abrir para o mundo, integrando em seu ensino as novas linguagens e os novos modos de expressão.

Kenski (2007) As Tecnologias da Informação e comunicação com suas linguagem e lógicas próprias interferem no modo de agir, pensar e sentir das pessoas.

Belloni (1998) Para a autora os novos modos de aprender se dão por meio da autodidaxia (auto-aprendizagem) e são pouco explorados pelos professores.

Belloni (1998) A linguagem audivisual põe em comunicação um ser humano e uma máquina, da qual extrai informações que transforma em conhecimento.

Múltiplas linguagens O vídeo parte do visual, do imediato, próximo e concreto e mexe com os nossos sentimentos, possibilitando experiências sensórias diferenciadas.

Ferrés (1996) Explica que o contato intenso do homem com imagens e sons o faz desenvolver um novo tipo de inteligência, possibilitando novas maneiras de perceber o mundo.

Novas tecnologias O uso do vídeo na sala de aula precisa se constituir como uma prática planejada, como algo que possibilite a problematização

Moran (1995) Apresenta possibilidades de uso do vídeo na sala de aula: Sensibilização: motivar Simulação: estimula experiências Ilustração: esclarece questões Conteúdo de ensino: determinado assunto

Uso do vídeo O vídeo pode ser produzido para registrar experiências, organizar depoimentos, documentos, entrevistas, reedição, utilização de recortes.

Para que serve o vídeo? Como suporte de outras mídias. Para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Para trazer novas questões. Criar novas possibilidades na área educacional.

Papel do professor no uso do vídeo. Planejar o uso do vídeo. Posicionar no planejamento e nas práticas pedagógicas por meio das intervenções. Ter a visão que o vídeo é um momento de estudo, reflexão e compreensão. Formação profissional. Cuidados para não criar crenças negativas.

Vídeo planejamento e uso Três momentos essenciais sobre como ver o vídeo em sala de aula: Antes da projeção: conhecer o vídeo, problemas propostos, conceitos que podem ser explorados. O durante: recorte de cenas para elaboração de ações didáticas. O depois: tentar soluções, reedição do filme.

Alguns cuidados para o uso do vídeo na sala de aula Criar um ambiente favorável. Posição do aparelho. O professor deve assistir ao vídeo junto com os alunos. Apresentar o vídeo. Não ter antecipações verbais sobre o conteúdo.