Érica Gusmão Kharine Pillar Liliana Madeira Luciana Dàvila

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CUIDADO ALIMENTAR E NUTRICIONAL HUMANIZADO: CONCEPÇÕES E AÇÕES DE NUTRICIONISTAS DA ÁREA HOSPITALAR. Áreas de conhecimento: Nutrição e Ciências Médicas.
Advertisements

Câncer de mama O câncer de mama tem-se apresentado como o segundo mais freqüente tipo de câncer feminino, sendo a principal causa de morte por neoplasia.
Referências Bibliográficas: 1. Boos GL, Soares LF, Oliveira Filho GR. [Postoperative cognitive dysfunction: prevalence and associated factors.]. Rev Bras.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
Copyright © 2016 Author Lívia S.S.Valentin André Lucatelli 1 ; Lívia S. S. Valentin 2 1.Psicólogo; Doutorando.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Análise de Tese: Utilização da reflectância espectral para a estimativa de pigmentos fotossintéticos em dosséis de soja Tese da aluna Clotilde Pinheiro.
EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO
Implante de stent no canal arterial como paliaçao inicial em cardiopatias canal-dependentes: Resultado inicial e seguimento Juliana Neves, Fabricio Pereira,
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
HOSPITAL “PROF. DR. JOÃO SAMPAIO GÓES JÚNIOR” - IBCC
Contabilidade Empresarial
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
RESULTADOS FUNDAMENTOS OBJETIVOS MÉTODOS CONCLUSÃO
Padronização.
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
EPIDEMIOLOGIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Páscoa, M.A.1, Macedo, D.V.1, Lazarim,F.L.1, Brenzikofer, R.2
Christopher Berwig Turma 4
Dinâmica de populações
PRECISÃO Para avaliar a precisão: Consistência de teste-reteste
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
INFLUÊNCIA DA REMOÇÃO DA SMEAR LAYER NO SUCESSO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Treinamento Aeróbico (HA) Treinamento de Força (HF)
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Interventions for promoting the initiation of breastfeeding (Review)
Introdução à Análise Fatorial
Metodologia Científica
Dalmo Antônio R. Moreira
Alex Sandro Rolland de Souza
Ensaios Clínicos Ms. Leonardo Roever.
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Tipos de estudos epidemiológicos
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Betina Durovni Salvador - Maio 2018
História Natural da Doença
Leishmaniose Visceral em Pediatria: novos indicadores de prognóstico?
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Estudos de Coorte.
Readmissão e mortalidade tardia após severa sepse pediátrica
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Avaliação de testes diagnósticos
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UTI PEDIÁTRICA DO HRAS/HMIB/SES/DF
Brasília, 29/1/2010 Ventilação Mecânica de recém-nascidos altera Citocinas Plasmáticas pró e antiinflamatórias (Mechanical Ventilation.
Efeito da posição dos recém-nascidos no
Tipos de estudos epidemiológicos
Grupo: Elisa Carvalho Raíssa Iglesias Thais Piazza
Mestrado Profissional em Física Médica
Universidade Federal de Minas Gerais
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Avaliação de Testes Diagnósticos
Disciplina: Bioestatítica
APLICABILIDADE DO ÍNDICE DE KATZ EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
ANALYSIS OF FAILURE TIMES FOR MULTIPLE INFECTIONS FOLLOWING BONE MARROW TRASNPLANTATION: AN APPLICATION OF THE MULTIPLE FAILURE TIME PROPORTIONAL HAZARDS.
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Obstetrics and Gynecology2008 (september);112(3):516-23
Técnicas de análise da conjuntura
Brasília, 29/1/2010 Ventilação Mecânica de recém-nascidos altera Citocinas Plasmáticas pró e antiinflamatórias (Mechanical Ventilation.
Transcrição da apresentação:

Érica Gusmão Kharine Pillar Liliana Madeira Luciana Dàvila Natália Torres

INTRODUÇÃO Ainda não há consenso sobre qual é o mais recomendado para a triagem de pacientes hospitalizados em risco nutricional . Diferentes ferramentas têm sido validadas e recomendadas pelas sociedades Européias e Americanas e aplicadas no Brasil, mas nenhuma foi avaliada especificamente na população brasileira.

INTRODUÇÃO A falta de métodos de rastreamento padronizados torna-se difícil comparar os teste disponíveis e suas aplicações. A ferramenta de rastreamento nutricional mais adequada para pacientes é a que melhor prediz desfechos clínicos, durante uma internação hospitalar

OBJETIVO Determinar qual seria o instrumento mais eficaz de triagem nutricional para predizer desfechos clínicos desfavoráveis em pacientes brasileiros hospitalizados, se a Nutritional Risk Screening 2002 (NRS 2002), o Mini- Avaliação Nutricional-Short Form (MNA-SF), ou o Malnutrition Universal Screening Tool (MUST)

MATERIAIS E MÉTODOS Estudo clínico prospectivo Realizado no principal hospital da Universidade de São Paulo (FMUSP) Hospital terciário Geralmente capacidade de 1200 leitos.

MATERIAIS E MÉTODOS Havia 23 883 pacientes internados de fevereiro a agosto de 2007. Pacientes que não foram incluídos no estudo: aqueles <18 anos de idade grávidas e mulheres amamentando aqueles que não puderam ser entrevistados aqueles sem condições de fornecer o consentimento informado (devido à admissão em uma enfermaria de cuidados intensivos ou de emergência, neurológicos ou psiquiátricos, ou necessidade de isolamento).

MATERIAIS E MÉTODOS Um a cada cinco pacientes admitidos consecutivamente foi sistematicamente selecionados para participar do estudo. Quando um paciente selecionado não foi capaz de participar ou não forneceu o consentimento informado, o paciente seguinte na lista de admissões consecutivas foi selecionado.

MATERIAIS E MÉTODOS O peso corporal e a altura foram medidos no prazo de 48h após admissão hospitalar. Perda de peso recente foi avaliada em cada paciente. A perda de peso ≥ 10% nos últimos 6 meses antes da admissão hospitalar foi associada com o tempo de internação hospitalar por meio do teste t de Student.

MATERIAIS E MÉTODOS A aplicação da triagem de risco nutricional foi conduzida por um único investigador, usando as três ferramentas :MNA-SF , NRS 2002 , e MUST Depois de submetidos a triagem de risco nutricional, todos os indivíduos foram acompanhados clinicamente durante toda a sua internação até a alta ou morte, por profissionais membros de uma equipe multidisciplinar de suporte nutricional O tempo de internação, a ocorrência de doenças infecciosas e complicações não infecciosas e morte foram registradas para cada paciente. (sim / não)

MATERIAIS E MÉTODOS A curva (ROC) foi utilizada para avaliar o desempenho dos instrumentos de triagem nutricional ( NRS 2002, MNA- SF, e MUST): predizer os desfechos clínicos desfavoráveis ,tempo de internação e morte Na análise da curva ROC para tempo de internação foram excluídos os 24 pacientes que morreram durante o estudo. O desempenho do NRS 2002 e MNA-SF foi também avaliada em 169 pacientes ≥ 65 anos de idade

MATERIAIS E MÉTODOS A comparação entre as três ferramentas de seleção foi realizada pelo k-índice de concordância. Os resultados foram interpretados como segue: <0 = não houve acordo 0 a 0,19 = fraca concordância 0,20 a 0,39 = acordo justo 0,40-0,59 = concordância moderada 0,60-0,79 = concordância substancial 0,80 a 1,00 = concordância quase perfeita

MATERIAIS E MÉTODOS Os seguintes pacotes de software foram utilizados para análises estatísticas: MedCalc 9.5.2.0 (MedCalc Software, Mariakerke, Bélgica), R 2.8.0 (Viena, Áustria), SPSS 13,0 (SPSS Inc., Chicago, IL, E.U.A.) e STATA 9,1 (Stata Corp LP, College Station, TX, E.U.A.). Os resultados foram apresentados como média de desvio padrão ao nível de significância de 5%.

RESULTADOS

RESULTADOS Dos 705 pacientes avaliados , 16,2%( n=114) tinha perdido ≥10% do seu peso corporal 6 meses antes da internação O tempo médio de internação desses pacientes foi de 16,7 ± 17,8 dias, maior do que a média de 9,7 ± 12,5 dias de internação para pacientes que não tinham perdido ≥ 10% do seu peso corporal (teste t de Student, P <0,0001).

RESULTADOS Taxas de risco nutricional: NRS 2002 = 27,9% (n=197) MUST = 39,6% (n=279) MAN-SF = 73,2% (n= 516) O índice-k mostrou concordância de 0,230 (P <0,001, acordo justo) entre NRS-2002 e MNA-SF e 0,519 (P <0,001, concordância moderada) entre NRS-2002 e MUST

RESULTADOS Dos 705 indivíduos estudados, 16% (n = 113) teve infecções ou complicações não infecciosas.

RESULTADOS

RESULTADOS A comparação da NRS 2002, MNA-SF, e MUST e suas capacidades de prever resultados clínicos desfavoráveis mostraram que o NRS 2002 foi a melhor ferramenta de rastreio (Fig. 1, Tabela 3) A comparação entre os valores da área sob a curva ROC para o NRS 2002 e MNA-SF mostrou que o NRS 2002 foi a melhor ferramenta de rastreamento para predizer complicações, longo período de internação e óbito (P<=0,0001), mesmo em doentes idosos.

Discussões Embora o maior número de pacientes encontrados em risco nutricional foi usando o MNA-SF, no presente estudo, esta ferramenta não mostrou eficácia em predizer desfechos clínicos desfavoráveis, indicando que MNA-SF podem superestimar o risco nutricional.

Discussões Das três ferramentas de análise no presente estudo, o NRS 2002 previu melhores desfechos clínicos desfavoráveis apesar de encontrar a menor taxa de risco nutricional (27,9%). Os achados corroboram com os de um estudo realizado por Kyle et al., que examinou 995 pacientes internados em um hospital de longa permanência e descobriu que o NRS 2002 teve maior especificidade na triagem de risco nutricional em comparação com outros instrumentos de triagem nutricional, incluindo a MUST

CONCLUSÃO A NRS 2002 é a melhor ferramenta de triagem nutricional do que a MUST e MNA-SF para predizer morbidade hospitalar e mortalidade. Estes resultados sugerem a sua utilização em adultos hospitalizados brasileiros. Recomenda-se a aplicação de rotina da NRS 2002 para todos os pacientes adultos na admissão hospitalar.

Obrigada