Logística e realidade brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rumos e caminhos do agronegócio A competitividade como alternativa
Advertisements

Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
Transporte Rodoviário
Unidade 10 - Perguntas Grupo 19 T.
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE LOGÍSTICA E 10º SEMINÁRIO DE TRANSPORTES MULTIMODAIS DE MINAS GERAIS 2010 – OURO PRETO MG CREA MG -Cargas e passageiros, compartilhamento.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Transporte Rodoviário Autor: Prof. Arildo Ano: 2007.
A circulação e os transportes
INCOTERMS, Regimes Aduaneiros e Recintos Alfandegados
INFORMAÇÕES GERAIS QUANTIDADE DE EMPREGADOS
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
O processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo Sueli Schiffer / 1.
Transportes e Distribuição 1- A Situação dos Transportes no Brasil A infra-estrutura brasileira de transporte é incapaz de suportar o crescimento econômico.
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Desafios da Logística Brasileira
A GRANDE QUESTÃO É … Como as aplicações dos conceitos logísticos poderiam dinamizar nossas exportações e tornar nossos custos logísticos compatíveis com.
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS
Rio Plataforma Logística
JULIO FONTANA.
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
Nome: Bettina Antolini
Grupo: nº nº nº nº nº nº Éder Francisco Mattedi Leticia Zanon Mariana Araújo Oneto Thiago Barbosa Yonamine Vitor.

TREM, BARCO OU CAMINHÃO? Uma estrutura adequada de transportes reduz o preço final das mercadorias e auxilia os países no avanço na disputa pelo comércio.
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
2ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários
Logística e a realidade brasileira
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
Bárbara Barros Patrícia fonseca Pedro Henrique
UNIDADE 10 – LOGÍSTICA E REALIDADE BRASILEIRA
PERGUNTAS Cite dificuldades de se aplicar a logística no Brasil
Logística no brasil.
Logística Empresarial Grupo 08F
Logística e Realidade Brasileira
Logística e realidade brasileira
Logística e a realidade brasileira
Logística e Realidade Brasileira
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
A Logística Brasileira Coordenadora de Desenvolvimento do Transporte
LOGISTICA Carlos Henrique dos Santos Evandro Antonio Bertolini
LOGÍSTICA E REALIDADE BRASILEIRA
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
Despacho Aduaneiro Vivaldo Mason Filho 1.
FATEC SHUNJI NISHIMURA
TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________.
Logística de Transportes: como superar gargalos e reduzir custos
Logística no Brasil.
NOV Desenvolvimento da Navegação Interior no Rio Grande do Sul Wim Ruijgh – Amports Harrie de Leijer - NEA.
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Logística no Brasil Unidade 10 Grupo 19O Subgrupo 1 Alexandre Leal – 09/ Pedro Matheus – 09/
Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil - Perspectivas e Desafios - Painel 2 - Planejamento do Setor de Transportes.
Panorama da Logística no Brasil
Comércio Exterior Sumário: Exportação
U10 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Logística Brasileira - Realidades
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
 m² de Terreno  m² de Área Construída  Infra-estrutura completa com Vestiário, Refeitório, Estacionamento, Guaritas, Portaria e Balança.
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.
Desafios da Logística Brasileira
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

Logística e realidade brasileira Portos, portos secos, rodovias, ferrovias, aerovias, e os desafios nacionais. Grupo 19U

Portos No Brasil temos 41 portos marítimos e 16 portos fluviais. Os portos são estratégicos para o país porque constituem uma das principais infraestruturas de apoio ao comércio exterior e por eles passam cerca de 95% das mercadorias que são comercializadas além das fronteiras. O Brasil tem cinco anos para evitar um apagão logístico, caso a economia cresça num patamar entre 4% e 5% ao ano. Em 2001, foi criada a Agência Nacional de Transportes Aquaviários- ANTAQ e tem por objetivo principal regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transportes aquaviários.

Portos Secos É um terminal de uso público, instalado em Zona Secundária, nas Regiões de expressiva concentração de carga importada ou a exportar, onde são realizadas operações sob controle aduaneiro. A correta utilização dos portos multiplica a capacidade dos portos e aeroportos na exportação e importação Hoje, os portos secos já não são mais ‘unidades armazenadoras’, mas, sim, ‘complexos logísticos’, isto é, cada vez mais eles terão que agregar valor às mercadorias, realizando serviços especiais

Rodovias Possuindo cerca de 1.355.000 quilômetros de rodovias, as estradas são as principais transportadoras de carga e de passageiros no tráfego brasileiro. Dos mais de 1.300.000 quilômetros da rede rodoviária nacional, 30% está muito danificado pela falta de conservação e apenas 140 mil quilômetros estão pavimentados Pelas rodovias e estradas do Brasil circulam 17,9 milhões de automóveis: 3,087 milhões de comerciais leves, 1,17 milhão de caminhões cerca de 258 mil ônibus. Mais de 60% do transporte de cargas é realizado através das rodovias nacionais. Segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), o país possui pouco mais de 1,7 milhões de quilômetros de estradas, dos quais apenas cerca de 10% são pavimentados, num total de aproximadamente 172.897 quilômetros.

Ferrovias O Brasil dispõe de apenas 28.168 km de malha ferroviária Cerca de 35% de nossas ferrovias operam há mais de 60 anos. Apenas 10% das ferrovias estão plenamente ocupadas. O restante está sendo usado abaixo de sua capacidade.   A falta de investimentos e a baixa demanda por vagões e locomotivas, fazem com que a indústria ferroviária esteja com sua produção praticamente parada desde 1991.

Aerovias O transporte aéreo no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea. Existem cerca de 2.498 aeroportos no Brasil, incluindo as áreas de desembarque. O país tem o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil tem 34 aeroportos internacionais e 2464 aeroportos regionais.

Desafios nacionais Por um lado o Brasil está em crescimento, por outro há uma grave deficiência logística. Desta forma, entende-se que o principal desafio para os próximos anos é conciliar o desenvolvimento econômico com uma logística adequada. Outro grande desafio consiste na interligação cada vez maior entre os modais Superar o gargalo da infraestrutura precária e da excessiva burocracia.

Fontes: http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-portuaria-os-portos-mais- movimentados-do-brasil-e-do-mundo/ http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/portos-e-logistica/3147- brasil-corre-risco-de-apagao-da-area-logistica-em-portos http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/portos-brasileiros- comercio-exterior/39888/ http://www.feg.unesp.br/~fmarins/FIA/leitura/portoseco-CLIA.pdf http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&S ubsecaoID=091451&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=093716&T itulo=A%20situa%E7%E3o%20dos%20portos%20secos%20no%20Brasil http://www.portalbrasil.net/brasil_transportes.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_a%C3%A9reo_no_Brasil http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id =33765:especialistas-discutem-desafios-da-logistica-no-brasil-e-apontam- solucoes&catid=15:outras&Itemid=7