Perguntas U04 (pág. 39 à 53) Repensando a Logística Grupo: 19S SubGrupo 1 – Júlio e Rafael.

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Perguntas U04 (pág. 39 à 53) Repensando a Logística Grupo: 19S SubGrupo 1 – Júlio e Rafael

Argumente sobre a evolução da logística como ferramenta de culto a quantidade para ferramenta de culto do serviço ao cliente. Anteriormente, as empresas enxergavam seus processos logísticos como sendo responsáveis pela movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores, compras e produção. Sendo estas, realizadas de forma separada e funcional. Isso gerava falta de foco no cliente, baixo nível de serviço, alto custeio, alto estoque e ciclos longos de produção. No modelo de competição atual, é necessário que a logística englobe processos e decisões integrados, com a coordenação das atividades ao longo da cadeia e também, coordenação com outras funções da empresa e fatores externos.

Explique o que é o efeito Forrester. O que tem sido feito para minimizá-lo e oferecer um melhor nível de serviço ao cliente? O conceito propõe que quanto mais afastada do cliente final na rede de suprimentos estiver a empresa, mais drásticas serão as flutuações causadas por uma mudança pequena na demanda do cliente final. Dessa forma, as empresas tem adotado o sistema modular de fornecimento. Nesse caso, alguns fornecedores ficam responsáveis por manter abaixo de si uma cadeia de outros subfornecedores. Há também empresas que estão estruturando fornecedores dentro de suas plantas industriais, fazendo com que a etapa final de produção do produto seja realizada em seus perímetros.

Como o desuso do canal via distribuidores pode ser considerado uma vantagem, visto que isso aumenta as responsabilidades logísticas da empresa? Ao reformular suas estratégias de distribuição, empresas tem constatado que quando dependem menos de distribuidores (atacadistas), consegue atingir de forma mais rápida e eficiente os consumidores, com extrema redução de custos. A melhoria no processo de distribuição permite que o produto esteja sempre disponível, reduzindo-se o estoque e repassando a economia de custos aos clientes. Outra vantagem explícita, é a capacidade de se detectar movimentos da concorrência, em face a maior proximidade com os varejistas.

Qual a importância de se ter clientes bem informados e exigentes para uma organização? Os clientes, através de feedbacks consistentes podem contribuir para uma melhoria continua dos produtos e serviços, pois pela necessidade que as empresas tem de cada vez mais fidelizar seus clientes, as organizações precisam desenvolver mais a sua logística de produção para produzir e desenvolver produtos com qualidade e tecnologia de ponta, para uma adição de valor para o cliente.

Qual é a forma que algumas empresas utilizam para controlar seus fornecedores? Algumas organizações conseguem, através, da sua grande influencia, fidelizar seus fornecedores para melhorar a confiabilidade do sistema logístico, sendo assim empresas grandes conseguem atrair pequenas prestadoras de serviço para áreas próximas dela, para tanto conhecer suas culturas organizacionais quanto para melhorar a comunicação.

Qual é o erro mais comum dos atuais sistemas logísticos? Hoje algumas empresas cometem o erro de não priorizar o cliente nas tomadas de decisões, e enfatizam a eficiência das operações e não buscam uma visão consensual de futuro, há um enfoque nas operações e não na geração de valor para o cliente e um maior lucro para todos os elos da cadeia logística.