EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
1. Ética – é o sistema de regras que rege a ordem dos valores.
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Prof. Dirce Stein Backes
Responsabilidade Social
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Um foco na Ética.
Responsabilidade Social nas Empresas
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Ministério da Educação
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Programa Trainee 2010.
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Prof. Daniel Lima Vialôgo
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faça uma analogia com o corpo Humano.
CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
II Orientação Técnica PCAGP.
Público Escola.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
A Gestão participativa
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Política Educacional Brasileira
Planejamento e Responsabilidade Social
O Atual Papel do RH nas Organizações
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Um foco na Ética.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Centro de Ensino Superior do Amapá
Atuação dos agentes de Controle Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Importância do Transporte Urbano
SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NÉGÓCIOS I PROFº ABIDERMAN COMPONENTES: ANTONIO FREITAS DARLAN ROCHA ARIANE LIMA FILIPE CRESPO DAYSE ASSIS GEIDSON COSTA.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Equipe: Ana Carla Pires Everton Luiz Petean Igor Alexandre de Brito Professor Orientador: Alexandre Violin Garcia. APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
Revisita ao PPP.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
twitter.com/funasa.
EMERSON LOUREÇON GISLAINE F. N. POLIDO LIDIANE COSTA LOUREÇON ORIENTADOR: RENATO 6° ADM.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES JAILSON ALVES PEDRO ALBERTO WILSON PEREIRA

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O objetivo deste estudo é refletir sobre a ética e a responsabilidade, no sentido de motivar as nossas ações para a prática do bem. Assim, analisaremos o problema do comportamento ético-moral e a autodeterminação do indivíduo dentro da sociedade.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização, sendo importante seguir uma linha de coerência entre ação e discurso. Responsabilidade Social é uma nova maneira de conduzir os negócios da empresa, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social, englobando preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).

TIPOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Econômica     Responsabilidade Legal               Responsabilidade Ética               Responsabilidade Discricionária (Filantrópica)              

RESPONSABILIDADE ECONÔMICA Implica na produção de bens e serviços a que se destinam, satisfazendo as necessidades da sociedade em que estão inseridas de forma competitiva.

RESPONSABILIDADE LEGAL Reflete a expectativa social para a postura adequada da empresa. Cumprindo suas metas, atendendo as suas obrigações legais junto as esferas Municipal, Estadual e Federal. Incluindo as relativas à responsabilidade fiscal e o pagamento de impostos.

RESPONSABILIDADE ÉTICA Remete aos comportamentos esperados pela sociedade, que nem sempre são expressos pela legislação. Consiste em considerar na tomada de decisões com base nos valores e princípios moralmente ditados por aquele ambiente social, além do respeito aos direitos individuais e coletivos.

RESPONSABILIDADE FILANTRÓPICA Consiste nas ações afirmativas junto a sociedade, ao público interno e externo, comunidade e Estado.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Além do conceito e da dimensão da responsabilidade social é preciso refletir sobre o porquê de sua existência. A responsabilidade social tem como objetivo o desenvolvimento sustentável, integrando fatores como tecnologia, recursos, processos, produtos, pessoas e sistemas de gestão. Assim, percebe-se que o desenvolvimento sustentável é a mola mestra de todo processo de transformação das diretrizes empresariais com vistas a uma atuação socialmente responsável.

EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES A Nestlé considera que, para o sucesso do negócio, tão importante quanto gerar valor para o acionista é a geração de valor para a sociedade. Por isso a Nestlé possui programas específicos de responsabilidade social a Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural. Esses temas estão intimamente relacionados às operações da companhia no Brasil, uma das maiores empresas de nutrição, saúde e bem-estar no mundo. Expressão desse compromisso são os três programas da Fundação Nestlé Brasil: Programa Nutrir, que leva educação alimentar a crianças e adolescentes de baixa renda; o Programa Cuidar, que leva educação ambiental com foco na preservação da água; e o Programa Saber, que atua levando desenvolvimento rural às regiões de baixa renda no país.

EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES O Programa Petrobras Ambiental confirma o compromisso da Companhia em contribuir para a implementação do desenvolvimento sustentável, estratégia que se evidencia no enfoque integrado dos processos produtivos e do meio ambiente. Por meio de sua política de patrocínio ambiental, a Petrobras investe em iniciativas que visam à proteção ambiental e à difusão da consciência ecológica. O Programa se caracteriza por atuar em temas ambientais relevantes para a Petrobras e para o País, articulando iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas. O novo tema do Programa é “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável”.

EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES O Programa Jovem Aprendiz já é uma realidade dentro do setor de transporte por ônibus; Desde que a contratação de aprendizes foi regulamentada pelo Governo Federal, através do Decreto 5598, de 1º de dezembro de 2005, o setor vem se movimentando no sentido de cumprir a Lei, que propicia também agir com Responsabilidade Social. Com a assinatura do Decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as empresas ficam obrigadas a contratarem jovens com idade entre 14 e 24 anos, para integrarem seus quadros funcionais, por período de até dois anos. Porém, é necessário que estes jovens tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental e ainda estejam matriculados em escolas técnicas ou em instituições que ministrem cursos de aprendizagem, como SEST/SENAT.

CONSIDERAÇÕES FINAIS As empresas cada vez mais tem despertado para este assunto. É inegável que as práticas filantrópicas vêm amadurecendo. Cresce a consciência de que esse tipo de ação deve ser constante, persistente e com compromisso, envolvendo todos os atores sociais. Cresce também entre as empresas a visão de que uma prática de intervenção socialmente responsável traz ganhos para o seu negócio, sua imagem e, principalmente, para a sociedade.

A TODOS UMA BOA NOITE!