Psicologia de grupo e análise do Ego

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Transcrição da apresentação:

Psicologia de grupo e análise do Ego

A descrição de Le Bom da mente grupal As pessoas quando organizadas em grupo constroem uma mente coletiva que os fazem sentir, pensar e agir de uma forma peculiar, diferente de como fariam se estivessem sozinhas; Nossos atos conscientes são o produto de um substrato inconsciente criado na mente, principalmente por influências hereditárias;

São características do grupo: A distintividade do sujeito desvanence; Desaparecimento do senso de consciência e responsabilidade: consegue expressar com mais facilidade seus impulsos inconscientes; Todo os sentimentos e atos são contagiosos;; O individuo se torna altamente sugestionável; O grupo é altamente impulsivo, irritável e mutável; Governado por um sentimento de onipotência;

Sob influência da sugestão, os grupos também são capazes de elevadas realizações sob a forma de abnegação, desprendimento e devoção a um ideal;

Sugestão e libido A sugestão é um fenômeno irredutível e primitivo, um fato fundamental da vida mental do homem; Envolve a questão da imitação; Sugestão de estados emocionais A libido trata de todos aqueles instintos que podem ser abrangidos pela palavra “amor”; Em qualquer forma da amor encontramos envolvida a questão da pulsão sexual;

As relações amorosas constituem a essência da mente grupal: os laço libidinais caracterizam o grupo; O amor atua como fator civilizador, no sentido de ocasionar modificação do egoísmo para o altruísmo;

Dois grupos artificiais: a igreja e o exército Nestes grupos, opera uma certa força externa que tem por objetivo impedir que o grupo se desintegre; Idéia de que há uma cabeça que ama todos os indivíduos do grupo com um amor igual; Questão paterna envolvida; Nestes grupos, o individuo está ligado por laços libidinais por um lado com o líder e por outro com os demais membros do grupo; As reações de pânico surgem em resposta à ameaça de dissolução do grupo;

Identificação É a mais remota expressão de laço emocional com outra pessoa; Remonta a história primitiva do sujeito; A identificação, muitas vezes , encontra-se em íntima relação com aquilo que gostaríamos de ser; Identificação comporta em si elementos de ambivalência: ela pode ser significada a partir de situações amorosas ou mesmo hostis;

No processo de identificação, o ego assume características de um objeto; A identificação é parcial e nunca total; A simpatia surge da identificação e não o contrário;

Ideal do Ego Instância crítica dentro do ego que assume uma atitude crítica para com o próprio ego; São funções desta instância: Auto-observação; Consciência moral; Censura dos sonhos; Influencia a repressão; O ideal do ego é herdeiro do narcisismo original, pois desfruta da mesma auto-suficiência do ego infantil;

O ser apaixonado e a idealização Identificação x idealização O ego se empobrece, se entrega ao objeto , substituindo o ideal do ego pelo objeto O ego se enriquece com as propriedades do objeto

O instinto gregário Tendência proveniente da libido e sentida por todos os seres vivos da mesma espécie, a combinar-se em unidades cada vez mais abrangentes; Se está sozinho, o sujeito sente-se incompleto;

O grupo e a horda primeva O grupo aparece como uma revivescência da horda primeva; Na horda primeva, encontramos um definhamento da personalidade individual consciente; a focalização de pensamentos e sentimentos numa direção comum, predominância de um lado afetivo da mente e da vida psíquica inconsciente;