POR QUE OS ALUNOS SÃO INDISCIPLINADOS NA ESCOLA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
OS CAMINHOS DA INDISCIPLINA
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Autoridade se constrói
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
Relato das Experiências
A Educação Mediada pela Tecnologia
COLÉGIO ELISA ANDREOLI
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Hora de firmar a parceria!
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução INTRODUÇÃO
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Trabalho: Plano de Aula Professora: Kuniko I
Projeto Teia do Saber Plano de aula
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Decisões.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Socialização Organizacional
Trabalho em grupo.
Estabelecendo limites e regras
O que é ensinar história?
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Atuais Propostas Curriculares.
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Uma abordagem curiosa e divertida
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
“Crianças de seis anos no Ensino Fundamental: que realidade é essa?”
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Concepções de linguagem e ensino de português
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Divulgando a Pesquisa.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Por que o jornal na escola?
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
Plano de aula cronograma
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

POR QUE OS ALUNOS SÃO INDISCIPLINADOS NA ESCOLA?

Bibliografia Texto: SOUZA, Beatriz. de Paula. Professora desesperada procura psicóloga para classe indisciplinada. In: Psicologia Escolar: em busca de novos rumos.MACHADO, Adriana M. e SOUZA, Marilene Proença Rebelo (org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. 4a ed. p.105 a 112.

Estudo de caso - 1986 Psicóloga – Beatriz de Paula Souza 5 classes da rede pública de São Paulo Alunos 3ª série Queixa indisciplina excessiva

Tipos de queixa de indisciplina Bagunça Agressividade Transgressão Limites e indisciplina Indisciplina vista como distúrbio e desvio Escola como espaços de expressão destes e outros significados

REUNIÃO COM OS PROFESSORES Aprofundar a queixa, o pedido e o contrato Ouvir a versão dos alunos Expressar no papel como sentiam a classe Reunião com os professores Discutir a queixa dos alunos e levantar hipóteses Comparação com uma classe sem problemas de indisciplina

Resultado dos desenhos Só há espaço para a produção intelectual Aparece uma classe massificada (sem nome) Membros indiscriminados (todos sem identidade) Brincadeira na escola = bagunça Bagunça na rua = brincadeira

Resultado dos desenhos A cisão entre o estudar e o brincar sem prazer Falta de integração entre ludicidade e conteúdo Desenhos que representavam as tarefas mecânicas dos professores Representação da lousa vazia – sem significado para o aluno

Resultado na classe comparativa Os alunos tinham nome(identidade) Eram vistos e situados de forma pessoal e individual Existia interação entre os membros da sala de aula Talvez pelo fato de existir na sala trabalhos realizados em grupo com diferentes tecnicas

Resultados psicológicos Conflitos de gênero: entre meninas e meninos (machismo da sociedade) Conflito de poder: os fortes dominam os fracos Imposição das regras da sociedade: Repetentes que agridem alunos mais novos Racismo: rejeição dos negros pelos brancos e mulatos Comportamento dos professores: Dificuldade de ensinar com prazer Professora repete modelos condicionados que aprendeu na sua vida escolar

Projeto sobre indisciplina 300 alunos - 5ª a 8ª série - Colégio Atuação Professores de filosofia - Dr Joe Garcia Várias formas de abordar o tema: No transito Na rua e nas filas Na mídia e na escrita falada Gerar nova forma de aprender Palestra sobre “Indisciplina nas Relações Humanas, na cultura e na vida”

Filmes para trabalhar indisciplina 1) O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues. 2)Um professor de Cultura Latina de uma escola americana de tradição inglesa, em regime de internato, com uniformes e sessões solenes dignas desse nome, tem a missão de leccionar uma das matérias mais aborrecidas do curso. Como motivar os alunos e captar-lhes a atenção? Em princípio parece simples, pois os alunos querem obter uma excelente classificação e triunfar também nessa disciplina. Os objectivos de todos convergem. 3) Oficial da marinha (Michelle Pfeiffer) abandona carreira militar para realizar o antigo sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeles que tem pela frente logo na primeira escola em que leciona será capaz de colocar à prova todo seu treinamento e experiência adquiridos na caserna. 4) Mark Thackeray é um engenheiro negro desempregado que, enquanto não consegue um novo emprego em sua área, decide aceitar uma proposta para dar aulas numa escola secundária de Londres, no bairro operário de East End. Ao chegar lá, lhe é dada uma classe de adolescentes que cursam o último ano e que não querem nada com a vida. Os alunos, sem exceção, são extremamente indisciplinados. Liderados por Denham, Pamela Dare e Barbara Pegg, estão determinados a destruírem Thackeray, como fizeram com seu antecessor. 5) Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição. 6) Alabama, 1932. Os habitantes da pacata cidadezinha de Maycomb são em sua maioria pequenos agricultores, ainda sofrendo os efeitos da Crise de 1929. Num ambiente ameno em que todos se conhecem e se cumprimentam nas ruas, vivem os irmãos Jem e Scout Finch, ele um menino de 12 anos e ela sua irmã caçula, quatro anos mais nova. Órfãos de mãe, os dois são cuidados pela babá, a negra Calpurnia, e o pai Atticus, advogado respeitado na cidade, que não se furta em atender gratuitamente os mais pobres.