5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Advertisements

Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
5S JEFFERSON BUENO.
Qualidade e Produtividade
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
Metodologia dos 5s.
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
O início de uma grande mudança
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
História Conceito Total Profit Management
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
Programa 5S.
O Enfoque básico desta metodologia é a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho que permite maior produtividade com qualidade. A representação.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
5 S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
5S 5S é o nome de uma filosofia de qualidade Originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das.
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
TREINAMENTO EM 5S's1 BEM VINDO TREINAMENTO EM 5S’s 5S’s.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
PROGRAMA 5S Treinamento 5S.
GESTÃO DA QUALIDADE Programas da Qualidade. Programas da qualidade Programas são uma serie de projetos Cinco S Seis Sigma CCQ Metodos e ferramentas de.
Programa 5S Tem como objetivo mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda vida, trazendo como garantia a melhoria.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Os 5 sensos da qualidade Prof. Edson Costa Aildefonso.
Implantando os 5S`s.
Prof. Everson José Fernandes
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
Luciano E. Moreira.
IFSP SEISO (SENSO DE LIMPEZA) GEQC4
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
SEMINÁRIO - SOBRE 5-S’s – Base da Qualidade Total
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
BEM VINDO 5S’s TREINAMENTO EM 5S’s TREINAMENTO EM 5S's.
Limpeza e Organização Setorial O que é um ambiente limpo e organizado para você?
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Tendências em modelos de gestão: algumas
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Kaizen.
PROGRAMA 5S. Utilização SEIRI Organização SEITON Limpeza SEISO Saúde SEIKETSU Autodisciplina SHITSUKE PROGRAMA 5S.
ISO 9001:2000
ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial. ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC
Gestão da Qualidade 2º Período
8 - Sempre lugar emprestado, lugar inapropriado para atividades.
Profas MsC. Luiza Marly Freitas de Carvalho
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
Programa 5S 2017 Treinamento para coordenadores. Nível 3.
Comércio Exterior. Introdução e Finalidade Esta cartilha foi elaborada pelo curso de Comércio Exterior para fornecer uma orientação às pessoas envolvidas.
Os 5S de si Celeste Sá
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
Figura: Seiri – Senso de Utilização
O que é 5(S)? u É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... u É a base de qualquer programa de qualidade. 5(S) ? 1.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Curso Técnico em Segurança do Trabalho : modalidade EAD Título: Uma ideia que deu certo "IRENILDA MARIM NOGUEIRA RIBEIRO" > Irenilda Marim Nogueira Ribeiro.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
Transcrição da apresentação:

5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013

O que é o Programa 5S? Quem já ouviu falar do Programa 5S? O que é o Programa 5S

O que é o Programa 5S? Japão Deming Sistema Toyota – Lean Manufacturing Qualidade é a base de tudo: Produtividade e Custos são consequências.

O que é o Programa 5S? O 5S é um dos programas inventados neste período É considerado um dos programas básicos do processo, tanto que é a parte inicial de vários outros programas. Visa qualidade e produtividade. Não tem como objetivo a limpeza!

Os programas japoneses no Brasil Brasil e Japão: Modelos, Culturas e Histórias diferentes A aplicação direta dos modelos japoneses nas nossas fábricas podem não dar certo, ou ter problemas Não é “plug and play”.

Objetivo Entender os conceitos do Programa 5S Verificar a sua aplicabilidade na nossa realidade.

O 1o. “S” Seiri (Triagem)

O 1o. “S” 1o. Exercício (1a. Parte) – Quantas e quais são as principais atividades que você realiza no seu posto de trabalho? – Quais materiais, ferramentas, utensílios, etc. você usa para realizar estas atividades? – Além disso, que objetos pessoais você precisa que estejam com você durante o seu trabalho?

O 1o. “S” 1o. Exercício (2a. Parte) – Liste tudo o que está nas gavetas, armários, caixas, suportes, etc dentro da área do seu posto de trabalho que não foram listadas no item anterior

O 1o. “S” 1o. Exercício (3a. Parte) – O que desta última lista poderia ser eliminado? – O que desta última lista poderia estar em outro lugar? – O que desta última lista deveria estar na primeira lista?

O 1o. “S” Seiri (Triagem) – Conceito: Separar o necessário do desnecessário – Objetivo: Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

O 2o. “S” Seiton (Arrumação)

O 2o. “S” 2o. Exercício (1a. Parte) – Vamos utilizar o mesmo material da primeira parte do exercício anterior

O 2o. “S” 2o. Exercício (2a. Parte) – Onde ficam estes materiais? – Eles são únicos ou compartilhados?

O 2o. “S” 2o. Exercício (3a. Parte) – O que poderia estar mais próximo? – O que poderia estar mais acessível? – O que poderia estar melhor posicionado? – O que é compartilhado que deveria ser único? – O que é único que deveria ser compartilhado?

O 2o. “S” Seiton (Arrumação) – Conceito: Colocar cada coisa em seu devido lugar – Objetivo: Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

O 3o. “S” Seiso (Limpeza)

O 3o. “S” 3o. Exercício (1a. Parte) – Que tipo de sujeira se acumula no seu posto de trabalho? Pó Óleo Rebarbas, Sobras – As ferramentas ficam sujas após o uso? – Quem limpa? – Quando limpa?

O 3o. “S” 3o. Exercício (2a. Parte) – O que poderia mudar para evitar a ocorrência da sujeira? – O que poderia mudar no processo de limpeza?

O 3o. “S” Seiso (Limpeza) – Conceito: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho – Objetivo: Melhorar o nível de limpeza

O 4o. “S” Seiketsu (Normalização)

O 4o. “S” 4o. Exercício (1a. Parte) – O que poderia ser feito para que coisas desnecessárias não reaparecam no local de trabalho? – O que poderia ser feito para que as coisas necessárias não fiquem desorganizadas? – O que poderia ser feito para não deixar acumular sujeira?

O 4o. “S” Seiketsu (Normalização) – Conceito: Definir normas visuais de forma a assegurar a manutenção dos 3 S’s anteriores – Objetivo: Padronização é fundamental na organização

O 5o. “S” Shitsuke (Disciplina) – Conceito: Treinar e se comunicar com todos os colaboradores de forma a que o cumprimento das normas seja uma coisa fundamental – Objetivo: Incentivar esforços de aprimoramento

Os benefícios do Programa 5S Maior Produtividade: Redução de Custos: Melhoria da Qualidade: Menos acidentes de trabalho: Melhor qualidade de vida no trabalho:

flaviobotana.com Manual do Gestor da Indústria Gráfica Editora Senai-SP