GEOMETRIA DESCRITIVA A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MÉTODO EUROPEU © 2013 antónio de campos.
Advertisements

SISTEMAS DE PROJEÇÃO © 2012 antónio de campos.
Geometria Descritiva 2006/2007
Geometria Descritiva Prof. Alcina Santos.
SISTEMA DIÉDRICO Ponto no Plano. Os traços do planos estão sempre sobre os traços das rectas que pertençam ao planos PFP PHP PFP hh FF  hh FF
René Descartes Eu René Descartes nascido a 31 de Março de 1596 filósofo, físico e matemático francês conhecido por “Renatus Cartesius” criei o Referencial.
SISTEMA MONGEANO DE PROJEÇÕES
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Instrutor : Jeferson Lopes de Oliveira Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós.
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Site: UNIDADE 2 Capítulo 3.5 – Teorema de TALES.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Estudo da Reta.
PROJETO MONITORIA VISTAS AUXILIARES Letícia Thomaz Noronha Orientador(a): Estela Maris de Souza.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Douglas Alexandre Desenho Técnico – Ferreira Patricia e Miceli Tereza.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
GEOMETRIA ANALÍTICA Aula 1
Desenho Técnico para Mecânica
Metodologia do Ensino de Matemática
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Prof. Fabio Araujo Ravagnani
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Escola EB23 de Alapraia – Laboratório de Matemática
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Referencial Cartesiano
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
Geometria de Posição.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Funções.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
Instituto de Computação - UFF 1 Vetores (1ª Parte) Professor: Vinícius Paulo de Freitas Conteúdo: - Definição - Operações.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Educacional do Estado de Goiás
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Governador Valadares #conte_com_a_gente.
Referencial Cartesiano
Função de mais de uma variável
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Construção de Sólidos Prismas.
Num triângulo retângulo, os lados têm nomes especiais:
Matemática Geometria de Posição Piu.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
COORDENADAS NUM EIXO Num eixo a posição de um ponto fica definida por um só número. A • x 3 A 3.
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
ESTUDO DA RETA.
Companhia de Apoio de Fogos TOPOGRAFIA / CARTOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

GEOMETRIA DESCRITIVA A 10.º Ano Introdução - Tipos de Projecção © antónio de campos, 2009

NOÇÃO DE PROJECÇÃO Quando observamos uma sombra, temos a noção intuitiva de projecção.

Esquemas exemplificando dois processos de projecção que produziram as sombras.

Projecção cónica (ou central). TIPOS DE PROJECÇÃO Projecção cónica (ou central).

Projecção cilíndrica (ou paralela).

Uma projecção ortogonal é um tipo de projecção paralela, com as projectantes perpendiculares ao plano de projecção.

Uma projecção oblíqua é um tipo de projecção paralela, com as projectantes oblíquas ao plano de projecção.

SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO Para representar uma forma situada no espaço, no plano do desenho, há que utilizar sistemas de representação (ou projecção). Há que definir um conjunto de meios que permitem definir a projecção, ou projecções da forma, não só as relações matemático-geométricas entre os elementos que definem a forma, mas também a posição que ocupa no espaço.

A perspectiva rigorosa teve um enorme desenvolvimento e aplicação no Renascimento.

SISTEMA DA PROJECÇÃO AXONOMÉTRICA A projecção axonométrica é medida aos eixos, utilizando três planos de referência que se intersectam perpendicularmente entre si, formando um tiedro. PFP PPP PHP

Representação esquemática dos elementos que estruturam o sistema da projecção axonométrica: os planos coordenados, a origem O, os eixos x, y e z e os eixos coordenados ou axonométricos (eixo das larguras ou abcissas, o eixo das profundidades ou afastamentos, o eixo das alturas ou cotas). Fig 22, p42, GDB

SISTEMA DA MÚLTIPLA PROJECÇÃO ORTOGONAL (OU SISTEMA DAS VISTAS) Neste sistema utiliza-se a projecção das seis faces de um papalelepípedo envolvente, para obter uma representação com mais pormenor e frontal de cada lado. Em baixo, a exemplificação em perspectiva do processo de obtenção da projecção.

Disposição das projecções consoante o método europeu, com a projecção de uma face do objecto sobre a face mais distante do paralelepípedo envolvente. No método americano, a projecção de uma face do objecto é sobre a face mais próxima do paralelepípedo envolvente.

SISTEMA DA TRIPLA PROJECÇÃO ORTOGONAL (OU REPRESENTAÇÃO TRIÉDRICA) Neste sistema, a organização é semelhante ao método europeu, com a referência à posição relativa do objecto aos três planos de projecção, aos eixos coordenados, e a projecção de cada ponto da figura representada. Como o espaço é organizado em função de três planos, este sistema é designado de representação tiédrica.

SISTEMA DA DUPLA PROJECÇÃO ORTOGONAL (OU SISTEMA DIÉDRICO) Neste sistema, também conhecido por método de Monge, a representação de figuras geométricas situadas no espaço com duas projecções ortogonais, prescindindo-se da projecção no plano de perfil de referência, embora a existência deste plano esteja subentendida.