Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:

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Transcrição da apresentação:

Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas: Todo projeto tem um FIM Ao final do projeto temos um produto (ou serviço)

Exemplos de Produtos Um software Um manual Um plano Um evento Uma nova rotina Entre outros...... Um projeto é diferente de uma atividade contínua, pois ele TERMINA quando o produto é obtido.

Gestão de Projetos Escopo Tempo Comunicação Custo Qualidade Recursos Humanos Comunicação Riscos Aquisições Integração

Escopo É a área que descreve os processos que visam garantir que o projeto inclua todo e apenas o trabalho necessário para completar o projeto com sucesso. Ou seja, o escopo deve definir exatamente o “produto” que se pretende obter ao final do projeto.

Tempo É constituído por processos que visam garantir que o projeto será completado no prazo previsto. Como todo projeto TERMINA, a questão de gerenciar o tempo é fundamental.

Comunicação Descreve os processos necessários para garantir a geração no tempo e na forma apropriada, a coleção, a disseminação, armazenamento e disponibilização das informações do projeto. Um dos principais problemas em projetos é que, muitas vezes, a própria equipe que está executando atividades no projeto não sabe o que os demais estão fazendo.

Processos (ou fases) da Gerência de Projetos Iniciação Planejamento Execução Controle Finalização

Processos e áreas de Conhecimento Iniciação Planejamento Execução Controle Finalização Escopo iniciação planejamento do escopo. detalhamento do escopo Verifica-ção do escopo. controle de mudança de escopo Tempo definição das atividades sequênciamento das atividades. estimativa de duração das atividades desenvolvimento do cronograma. controle do crono-grama. Comunicação planejamento das comunicações. Distribui-ção das informa-ções relatório de desem-penho relatório de finalização

Hierarquia

Pessoas que atuam nos projetos Gestor de Programa Coordena as ações dos projetos vinculados e articula a comunicação com a Administração Central Facilitador de Projeto Atua no planejamento, aloca pessoas e controla a execução das atividades. Reporta o andamento do projeto para o Gestor do Programa. Responsável por Atividade Executa as atividades e coordena as ações das demais pessoas designadas para a atividade. Participa do planejamento e da definição do escopo do projeto. Reporta o andamento da atividade para o facilitador do projeto.

Perfil das Pessoas Gestor de Programa Para que um projeto aumente suas chances de sucesso, é importante que as pessoas tenham o perfil adequado à função que vão exercer no projeto. Gestor de Programa Deve ser uma pessoa com trânsito junto à Administração Central Facilitador de Projeto Deve ter facilidade de comunicação com os Gestores de Programa e tem que ser reconhecido pelos demais membros da equipe do projeto Responsável por Atividade Pessoa comprometida com o resultado do projeto.

Relação de Projetos Agilizar o trâmite de processos na Consultoria Jurídica Comunicação e desenvolvimento humano Criação de um órgão para esclarecimentos de dúvidas na aplicação da legislação e nos procedimentos Estímulo, reconhecimento e valorização dos funcionários Integração e cooperação entre as áreas Melhoria das condições de trabalho Melhoria dos treinamentos no uso do Sistema Mercúrio Padronização de processos de trabalho Planejamento de ações na área financeira e de materiais Plano de treinamento para a área de finanças e materiais Reestruturação do cadastro de materiais Sistema de informações gerenciais

Comentários Finais Mudança de Grupos Dúvidas, sugestões e comentários