Integração Uso do Solo-Transportes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
O Etanol como Combustível: Características e Oportunidades
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
– 1 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Prof. Dr. Fernando Lopes CAPÍTUL0 8 O Processo do Crescimento Económico.
Prof. Hélio Henkin Núcleo de Estudos sobre Indústria, Tecnologia e Trabalho - NETIT FCE/UFRGS – Departamento de Economia Núcleo de Estudos sobre Estratégia,
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Viviane Torres da Silva
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UMA VISÃO DE SISTEMA José Mario Moraes e Silva
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Maria Olívia de Souza Ramos
UMA ABORDAGEM MULTICRITERIAL
Sistemas de Informação Capítulo 2
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos
Uso de simulação de sistemas dinâmicos
HIDROLOGIA.
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Gestão Ambiental Urbana e Desenvolvimento Sustentável
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Seminário do Setor Portuário
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Sistemas de Informação
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Simulação de fluxos de tráfego
ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Dinâmica populacional, Políticas Públicas, dispersão urbana e periferização da pobreza Tradição fundada em formalismos (adoção de modelos com conteúdos.
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Transporte Urbano nos Países em Desenvolvimento
MODAIS ALTERNATIVOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Parte III Gestão Ambiental.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Variáveis Básicas do D.O.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
RECUPERAÇÃO ANUAL A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA 2º BIMESTRE Desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte. Uma das consequências Aumento dos FLUXOS.
Débora Barroso Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Transcrição da apresentação:

Integração Uso do Solo-Transportes Eng.Hugo Pietrantonio, Prof.Dr. Departamento de Engenharia de Transportes Escola Politécnica da USP

Interação Uso do Solo-Transportes

OBJETIVO: discutir as dificuldades na análise e na modelagem da integração entre Políticas de Adensamento e Controle do Uso do Solo & Disponibilidade/Capacidade da Infra-estrutura e Serviços de Transporte

DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS: Por que é difícil raciocinar de forma adequada sobre a integração uso do solo-transportes ? Existe uma perspectiva comum a respeito da natureza das questões a serem respondidas ?

DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS: 1) Por que é difícil raciocinar de forma adequada sobre a integração uso do solo-transportes ? mais difícil que tratar de: suprimento de água/eletricidade déficits habitacionais déficits de escolas/hospitais conflitos entre usos incompatíveis balanceamento de atividades

DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS: 2) Existe uma perspectiva comum a respeito da natureza das questões a serem respondidas ? óticas distintas: local compatibilidade global “ estrutural complementaridade aspectos envolvidos: fluxos locais e de passagem flexibilidade do conceito de capacidade desdobramento/dispersão das viagens reforço ou reorientação da demanda

ÓTICAS DISTINTAS LOCAL: - novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? GLOBAL: - evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? ESTRUTURAL: - qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ?

Novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? ÓTICA LOCAL: Novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? pólos geradores - empreendimentos AMUZO - mudanças de usos da área CARACTERÍSTICAS: considera tráfego de passagem dado saturação atual ... crescimento zero adaptações de capacidade ... ônus não avalia reorientação dos fluxos

Evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? ÓTICA GLOBAL: Evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? baseada no PT tradicional (modelos) CARACTERÍSTICAS: representa tráfego de passagem e local crescimento global ... tráfego através (interação com tráfego local) crescimento local ... uso do solo (capacidade de adesamento) evolução: do uso do solo ... tendencial dos transportes ... políticas capacidade de adensamento: alocação (reserva das vias para tráfego local)

Qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ? ÓTICA ESTRUTURAL: Qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ? o que é desejável ? quais as restrições ?

ÓTICA ESTRUTURAL:

AÇÃO INDUTORA

QUESTÕES: Quais as restrições ? balanceamento X especialização, centralização sub-centros desconcentração, deseconomias dispersão raiz histórica, relocalização formação e estabilidade de sub-centros fatores localizacionais: compromisso escala X deseconomia custos de infra-estrutura e interação autonomia: eficácia da ação indutora importância dos fatores “exógenos”

QUESTÕES: O que é desejável ? avaliação global ... impactos finais modificações de preços de imóveis relocalização (propriedade, custo) crescimento de atividade e renda distribuição e sustentabilidade