Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
Advertisements

UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
O TRABALHO COMO GÊNESE DO SER SOCIAL
Histórico e Tendências das Teorias Administrativas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Epistemologia genética – Jean Piaget
Assessoria Organizacional e RP
Gerência – Sistemas – Conceitos, tipos, parâmetros, caracteristicas.... Alan de Matos Souza.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Informática na Educação
COGNIÇÃO CONSCIÊNCIA.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Administração Geral - Aula 05
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
O contexto em que as empresas operam
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC / Governo Eletrônico Prof. Aires José.
Ciberinfante criativo
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Teoria Psicogenética de Piaget
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
A esperança (Priscila Namiuti) Invisível, imprescindível, inabalável A esperança sobrevive Sua chama jamais se apaga: é o alívio, o abrigo, o refúgio numa.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
A Psicologia ou as Psicologias
Fundamentos da Administração
Teoria Geral dos Sistemas
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
TEORIA DE SISTEMAS   .
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
O aparecimento da consciência humana
A CULTURA MATRÍSTICA E AS RELAÇÕES
Redes sociais e as novas tecnologias
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Informática na Educação
BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Atividade complementar 04
CAPÍTULO XI UMA ANÁLISE AUTOPOIÉTICA[1] DAS COMUNIDADES VIRTUAIS[1]  As comunidades virtuais são fenômenos sociais vivos e estão em constante estado de.
Um Novo Espaço para o Saber
Teoria das Representações sociais Serge Moscovici
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Psicologia da Educação
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Somos todos seres sociais
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais Bruna Harras, Roberta Souza

Objetivos Apresentar as comunidades virtuais como um sistema social a partir de uma análise biológica. Apresentar a teoria da autopoiese a partir da análise das comunidades virtuais. Apresentar os componentes que constituem as comunidades virtuais.

Visão interdisciplinar da Biologia, Sociologia, Educação e das tecnologias da comunicação e informação: algo novo, se deve aos conceitos das organizações autopoiéticas enquanto sistemas vivos dinâmicos. As comunidades virtuais são fenômenos sociais vivos e estão em constante estado de transformação a partir das interações entre os elementos de sua estrutura e contexto.

Imaginam-se as comunidades virtuais como fenômenos sociais em constante transformação, podendo ser visualizadas inicialmente como uma semente que, a partir das relações produzidas entre seus membros, vai mudando, crescendo. As comunidades virtuais, enquanto sistemas vivos autopoiéticos, são redes complexas por se tratar de um organismo que interage com o contexto e por gerar relações que lhes conferem uma identidade própria.

Biologia do Fenômeno Social Maturana (1997) os fenômenos sociais podem ser analisados como sistemas vivos. Não existe dúvida que um sistema social seja um sistema autopoiético de terceira ordem. Maturana faz algumas considerações que devem ser observadas para que essa análise seja realizada, tais como:

Os sistemas sociais são formados por seres vivos, que a partir de suas interações constituem uma rede de ações. Fenômeno social é constituído por uma rede de interações que funcionam como meio para os organismos se realizarem como seres vivos. Todo sistema social está exposto a mudanças, tendo em vista que seus membros participam de outras interações.

Cada sociedade é distinta pela rede de operações que realiza, ela muda se muda a conduta de seus membros. São as condutas dos membros que definem ou validam o sistema social ao qual pertencem. As mudanças sociais acontecem quando os comportamentos individuais dão origem a uma nova configuração de ações.

Os problemas sociais são culturais porque tem a ver com os mundos construídos nessas convivências. A atualização de um sistema social ocorre quando este se transforma em outro mesmo que o anterior não deixe de existir.

Linguagem: Interações Hominídeas A linguagem distingue o humano dos demais animais, segundo Maturana (1997). Surge em função das interações entre os organismos e suas relações. O conversar decorre de uma rede de coordenações consensuais entre a linguagem e o emocional. A linguagem é influenciada pelo contexto e pela cultura.

As palavras como elementos do fenômeno biológico da linguagem são operações que surgem no fluir da existência dos seres vivos. Os espaços virtuais favorecem a conversação entre os humanos. A interação linguística está acoplada aos domínios cognitivos de dois ou mais sujeitos, são produtos das relações entre os homens.

As Comunidades Virtuais como Sistemas Autopoiéticos Os sistemas autopoiéticos são dinâmicos e estão em constantes interações internas e com o meio a partir de fluxos de energia e matérias. Observar as comunidades virtuais como sistemas vivos autopoiéticos significa vê- las e percebê-las como unidades autônomas, capazes de se auto organizarem.

Estruturalmente uma comunidade virtual é aberta ao meio, interage com ele, mas mantém a sua organização fechada. As comunidades virtuais, assim como os sistemas autopoiéticos, não passam por um processo gradativo de formação: ou elas existem ou não existem.

Elementos Constitutivos das Comunidades Virtuais As comunidades virtuais existem para o desenvolvimento de ações comuns para um determinado grupo de pessoas que possui interesses e objetivos afins. Ex.: pesquisas de estudo, intercâmbio de informações, etc.

Elementos da Comunidade Virtual Componentes Físicos Os componentes físicos são o computador, o modem, a linha telefônica, os cabos e demais elementos de uma estrutura física que possibilite o acesso à rede de computadores. São os equipamentos que possibilitam a integração lógica, binária entre os participantes de uma comunidade.

Componentes Lógicos Os componentes lógicos são as estruturas binárias, ou seja, toda e qualquer opção de software utilizado para o acesso, a comunicação, a pesquisa e a construção de novos saberes que estão disponíveis na internet. Ex.: programas de correio eletrônico, de sala de bate papo, de busca de informações, etc.