Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira

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Transcrição da apresentação:

Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira Implantação do ITIL© v3 na Polícia Militar Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira

Agenda Quem Somos Onde Estamos Onde Queremos Chegar O Projeto 01 Quem Somos 02 Onde Estamos 03 Onde Queremos Chegar 04 O Projeto 05 A Implementação 06 Lições Aprendidas

A Polícia Militar em Números Estado de São Paulo 41,5 milhões de habitantes 19 milhões na região metropolitana 645 municípios 40% da frota nacional de veículos

A Polícia Militar em Números Quadro de pessoal : 93.068 policiais militares 545 unidades operacionais 2.245 instalações físicas Frota : 13.998 veículos 18 aeronaves 85 embarcações Presença : 645 municípios Orçamento anual : R$ 7 bilhões (US$ 3,03 bilhões)

Serviços da Polícia Militar Mas onde entra a tecnologia ?

Serviços da Polícia Militar Policiamento Ambiental Policiamento com Motos Policiamento a Cavalo Radiopatrulha Aérea Policiamento em Eventos Policiamento com Bicicletas Policiamento com Cães Ronda Escolar

Serviços da Polícia Militar Emergência (190 e 193) Radiopatrulha Policiamento Rodoviário Policiamento em Terminais Combate a Incêndios Resgate Salvamento Buscas na Mata

Forças Especiais ROTA CHOQUE COE GATE

Área de Tecnologia da Polícia Militar CPD ( T I ) CSM/Mtel ( Telecom ) DTel ( Diretoria TIC )

Missão da Área de Tecnologia “ Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar ”

Missão da Área de Tecnologia “ Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar ”

Missão da Área de Tecnologia “ Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar ”

Área de Tecnologia da Polícia Militar Quadro de Pessoal : 290 policiais militares Colaboradores externos : 130 profissionais contratados Presença : 645 cidades - São Paulo Clientes : Governo do Estado, SSP, PMESP, PCESP, SPTC Usuários : 41,5 milhões de habitantes 138 mil policiais (militares, civis e peritos criminais) Investimento -2007/2008 : R$ 280 milhões (US$ 121,7 milhões) Ativos Tecnológicos : R$ 1,1 bilhão (US$ 478,3 milhões)

Área de Tecnologia da Polícia Militar Infra-estrutura de Tecnologia : Data Center (Processamento e Armazenamento de Dados) Redes de comunicação de dados (Infovia, Intranet e Intragov) Redes de radiocomunicação (Convencional e Digital) Redes de telefonia (Convencional e IP - Internet Protocol) Aplication Service Provider (400 serviços de aplicações)

Área de Tecnologia da Polícia Militar Sistemas de Inteligência Policial : Siopm Corp Copom on Line Fotocrim Bases de Dados (Armas, Pessoas, Quadrilhas, Veículos, etc.)

Área de Tecnologia da Polícia Militar Rede Interna de Comunicação de Dados (Intranet PM) : 180 servidores (01 mainframe z9) 16.000 estações de trabalho 2.245 links de comunicação de dados 150 Mbps - circuitos entrantes (dados) 622Mbps - circuitos entrantes (imagem)

Área de Tecnologia da Polícia Militar Rede de Radiocomunicação : 32.000 estações de rádio 100 sites de comunicação 12.000 Licenças de uso de freqüências de rádio

Área de Tecnologia da Polícia Militar Atendimento de Emergência (190 e 193) Despacho de Viaturas assistido por computador (DVAC)

Área de Tecnologia da Polícia Militar Sistemas de Videomonitoração

Área de Tecnologia da Polícia Militar Terminais Móveis de Dados (TMD) Terminais Portáteis de Dados (TPD)

Cenário Atual Por 160 anos, a Polícia Militar conseguiu realizar suas operações e prestar serviços com pouco suporte da Área de Tecnologia Nos últimos 17 anos a Tecnologia tornou-se um fator crítico de sucesso para as operações e serviços da Polícia Militar

Crescimento da Complexidade da Tecnologia

Principais Desafios Enfrentados Manter a tecnologia funcionando Gerar valor com novas soluções tecnológicas Reduzir custos e riscos da tecnologia Crescimento da complexidade da tecnologia Alinhar a tecnologia com a estratégia corporativa Cumprir leis e regulamentos do setor Garantir a segurança das informações

Principais Desafios Enfrentados Quais as maneiras de preparar a organização para a terceirização? Como conciliar os Interesses conflitantes das várias áreas da organização? Como responder com agilidade às demandas mantendo padrões de qualidade e segurança? Como conciliar a necessidade de uma visão de longo prazo com a cobrança de resultados no curtíssimo prazo? Como conseguir demonstrar os ganhos de produtividade? Como garantir conformidade com os requerimentos legais ? Quais métricas utilizar para demonstrar os resultados obtidos ? Como facilitar a aprovação de projetos ? Como priorizá-los ? Que métodos ou modelos podemos utilizar para uma gestão efetiva ? Como garantir uma análise aceitável de riscos ? Como garantir o alinhamento estratégico ?

Maior Complexidade para o Gerenciamento

Crescimento da Complexidade da Tecnologia Qual é a solução ?

Área de Tecnologia da Polícia Militar Vamos deixar tudo como está !  É melhor reorganizar as coisas !

A Concepção do Projeto Não seria melhor começarmos com o COBIT ? A área de desenvolvimento prefere o CMMI ! Vamos implementar só os processos do Service Support ! Vamos adotar as práticas da ITIL ? Mas o pessoal da IBM usa o ITUP ! Lá na Motorola o pessoal usa SIX SIGMA ! É melhor começarmos com ISO 9000 ! O que vocês acham de começarmos com o PMBOK e OPM3 ? A área de segurança recomenda a ISO 27000 ! Será que vão publicar a versão brasileira da ISO 20000 ?

Sumário do Projeto Desenvolver Implantar Certificar Sistema de Gestão Serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação

Sumário do Projeto Pessoas Sistema de Gestão Processos Tecnologia

Sumário do Projeto DTel CPD Pessoas CSM/MTel

Sumário do Projeto Pessoas R$ 450 mil em capacitação 23 Cursos e Certificações Internacionais Formação de equipes de alto desempenho Maior valorização pessoal e profissional Novos papéis e responsabilidades Pessoas

Quais práticas e quais processos adotar ? Sumário do Projeto Quais práticas e quais processos adotar ?

Sumário do Projeto Não seria melhor começarmos com o COBIT ? A área de desenvolvimento prefere o CMMI ! Vamos implementar só os processos do Service Support ! Vamos adotar as práticas da ITIL ? Mas o pessoal da IBM usa o ITUP ! Lá na Motorola o pessoal usa SIX SIGMA ! É melhor começarmos com ISO 9000 ! O que vocês acham de começarmos com o PMBOK e OPM3 ? A área de segurança recomenda a ISO 27000 ! Será que vão publicar a versão brasileira da ISO 20000 ?

Sumário do Projeto Vai Coronel, pode adotar a ITIL v3 que nós damos cobertura ! Usaremos essa operação para a Certificação ISO 20000 !

Sumário do Projeto ITIL v3 Processos ISO 20000

Sumário do Projeto Estratégia do Serviço Desenho do Serviço Ciclo de Vida Estratégia do Serviço Desenho do Serviço Transição do Serviço Operação do Serviço Melhoria do Serviço Processos

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO Sumário do Projeto PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO Modelagem de Processos de Negócio (BPM) ITIL Foundation ITIL Practitioner Support and Restore (IPSR) ITIL Practitioner Release and Control (IPRC) ITIL Practitioner Agree and Define (IPAD) ITIL v2 Practitioner Plan and Improve (IPPI) ITIL IT Service Manager ITIL Bridging Course: ITIL v2 Manager to ITIL v3 Diploma ITIL Foundation Bridging Course Foundation in IT Service Quality Management - ISO 20000 Implementation of the IT Service Quality Management System - ISO 20000 Lead Auditor in IT Service Quality Management System - ISO 20000 COBIT Foundation

Sumário do Projeto Hardware Software Tecnologia UI Bases de Dados LOGIC Bases de Dados

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Sumário do Projeto PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Tempo de Reparo: 80% de redução no tempo médio de recuperação entre falhas (MTTR - Mean Time to Return); Falhas: 30% de redução no número de falhas e 50% de redução no tempo de solução de incidentes e problemas Mudanças: 25% de redução no tempo de conclusão e 50% de redução no número de alterações urgentes e dispendiosas

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Sumário do Projeto PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Excesso de Capacidade: 15% de redução nos custos de aquisição de infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação; Disponibilidade: 10% de acréscimo na taxa de disponibilidade da infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação; Custo Total da Propriedade: 10% de redução nos custos com aquisição, manutenção e administração dos sistemas.

A Seleção dos Parceiros RFP Avaliação e Seleção Contratação

A Seleção dos Parceiros

Sumário do Projeto CRONOGRAMA DO PROJETO Etapas do Projeto Início Término Iniciação e Planejamento 17.12.2007 31.12.2007 Etapa I - Diagnóstico de Maturidade 02.01.2008 31.01.2008 Etapa II - Desenho de Processos 02.02.2008 30.03.2008 Etapa III - Implementação 01.04.2008 31.12.2008 Etapa IV - Capacitação 18.02.2008 31.12.008 Etapa V - Certificação 02.01.2009 30.05.2009 Etapa VI - Melhoria Contínua 15.06.2008 16.12.2009

Status do Projeto 26 processos ITIL v3 desenhados Suite SRM 7.1.1 em ambiente de produção Transição e Operação de Serviços em produção Central de Serviços em operação 174 policiais militares habilitados (cursos e/ou certificação)

Fatores Críticos de Sucesso Capacitar Comandantes para o gerenciamento de serviços de TIC Fixar os papéis e responsabilidades do oficial de telemática Prever custos com aquisição, manutenção e evolução dos sistemas Adotar processos claros para gerenciamento de serviços de TIC dentro do conceito de multi-agência Exigir fornecedores com capacitação nas práticas ITIL Criar um órgão para Monitoração e Avaliação dos serviços de TIC/PM com ênfase ao gerenciamento de custo por serviço

Lições Aprendidas Seleção de fornecedores - Consultoria/Desenho de processos detalhados: - Serviços - Entregáveis Seleção de fornecedores: Software com especificações detalhadas Comunicar vitórias rápidas - Aliviar cansaço e esgotamento Implantação total x Implantação em blocos Comunicação intensiva

Perguntas ?

OBRIGADO !!!!!!!!