CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Contextualização do conteúdo com temas atuais importantes e interessantes para o aluno, visando o exercício da cidadania. Experimentação- investigativa e demonstrativa Recurso didático/metodológica; Auxiliar e subsidiar a construção do conhecimento científico. Problematizar e sistematizar fenômenos formalizando conceitos. Pesquisa Leitura Interpretação Aprofundamento de conteúdos, contribuindo para a alfabetização científica.
Delinear ações; Encaminhamento para o aprendizado dos alunos; Desenvolvimento reflexivo de sua prática pedagógica.
Quais as competências e habilidades referentes à ciências que você classifica como prioritária? Que habilidades você retiraria ou acrescentaria, para planejar o seu trabalho, para melhor aprendizagem do aluno? Ficha diagnóstica do aluno- registro para acompanhar e sistematizar o seu trabalho.
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema; Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Ensino Fundamental Anos Finais Sugere-se as atividades do ano letivo de 2013 com o tema Energia devido a sua ampla relevância e importância pela presença constante ao longo da trajetória escolar do aluno. Nos anos finais há uma identificação das tecnologias presentes na produção industrial e energética.
Inicia-se na 5ª série (6º ano) uma abordagem do fluxo de energia nos ambientes e ecossistemas (transformação de energia luminosa do sol em alimento), na 6ª série (7º ano), amplia-se essa abordagem no sentido da subsistência de obtenção de energia e transferência de energia entre os seres vivos. Já na 7ª série (8º ano) há uma introdução do tema “energia no cotidiano e no sistema produtivo” e na 8ª série (9º ano), introduzem-se os “usos tecnológicos das radiações”.
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Série: 6º, 7º, 8º e 9º ano do Fundamental II Competências e Habilidades: Observação e leitura como coleta de dados. Comunicação (oral/escrita) e registro de informações, hipóteses e conclusões por meio de quadros, listas, esquemas, tabelas e textos. Identificar diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano, na cidade e no país.
Reconhecer vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual, com base em textos. Ler e interpretar tabelas simples de fontes e consumo de energia na cidade e no país. Identificar e propor soluções para problemas ambientais provocados em decorrência dos meios de transporte.
Referências: Ensinar e Aprender: Construindo uma Proposta (78)– Volume 1 e Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias TEMA- ENERGIA 1- Situação de Aprendizagem 1: Sol: Fábrica de Energia 2- Situação de Aprendizagem 2: Transformações de Energia
http://www. educacao. sp. gov http://www.educacao.sp.gov.br/docs/03_CGEB_OrientacoesInicioAnoLetivo2012_EnsFundAnosFinais_EnsMedio.pdf http://www.sununga.com.br/HDC http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/33/arquivos/Ciencias%20da%20Natureza%20Parte%204.pdf Consulte material de apoio em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/33/arquivos/ppt_material_revisado_red.pdf