CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Currículo /Educação Física
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS, MATRIZ DE CNT
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
CURRICULO +.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Prof.ª Irislane Figueiredo
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Contextualização do conteúdo com temas atuais importantes e interessantes para o aluno, visando o exercício da cidadania. Experimentação- investigativa e demonstrativa Recurso didático/metodológica; Auxiliar e subsidiar a construção do conhecimento científico. Problematizar e sistematizar fenômenos formalizando conceitos. Pesquisa Leitura Interpretação Aprofundamento de conteúdos, contribuindo para a alfabetização científica.

Delinear ações; Encaminhamento para o aprendizado dos alunos; Desenvolvimento reflexivo de sua prática pedagógica.

Quais as competências e habilidades referentes à ciências que você classifica como prioritária? Que habilidades você retiraria ou acrescentaria, para planejar o seu trabalho, para melhor aprendizagem do aluno? Ficha diagnóstica do aluno- registro para acompanhar e sistematizar o seu trabalho.

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema; Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Ensino Fundamental Anos Finais Sugere-se as atividades do ano letivo de 2013 com o tema Energia devido a sua ampla relevância e importância pela presença constante ao longo da trajetória escolar do aluno. Nos anos finais há uma identificação das tecnologias presentes na produção industrial e energética.

Inicia-se na 5ª série (6º ano) uma abordagem do fluxo de energia nos ambientes e ecossistemas (transformação de energia luminosa do sol em alimento), na 6ª série (7º ano), amplia-se essa abordagem no sentido da subsistência de obtenção de energia e transferência de energia entre os seres vivos. Já na 7ª série (8º ano) há uma introdução do tema “energia no cotidiano e no sistema produtivo” e na 8ª série (9º ano), introduzem-se os “usos tecnológicos das radiações”.

Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Série: 6º, 7º, 8º e 9º ano do Fundamental II Competências e Habilidades: Observação e leitura como coleta de dados. Comunicação (oral/escrita) e registro de informações, hipóteses e conclusões por meio de quadros, listas, esquemas, tabelas e textos. Identificar diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano, na cidade e no país.

Reconhecer vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual, com base em textos. Ler e interpretar tabelas simples de fontes e consumo de energia na cidade e no país. Identificar e propor soluções para problemas ambientais provocados em decorrência dos meios de transporte.

Referências: Ensinar e Aprender: Construindo uma Proposta (78)– Volume 1 e Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias TEMA- ENERGIA 1- Situação de Aprendizagem 1: Sol: Fábrica de Energia 2- Situação de Aprendizagem 2: Transformações de Energia

http://www. educacao. sp. gov http://www.educacao.sp.gov.br/docs/03_CGEB_OrientacoesInicioAnoLetivo2012_EnsFundAnosFinais_EnsMedio.pdf http://www.sununga.com.br/HDC http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/33/arquivos/Ciencias%20da%20Natureza%20Parte%204.pdf Consulte material de apoio em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/33/arquivos/ppt_material_revisado_red.pdf