Vice-Diretora da Estação Ciência da USP “A Questão Pedagógica no uso de Meios Eletrônicos Interativos na Educação” Roseli de Deus Lopes Vice-Diretora da Estação Ciência da USP Profa. Dra. do Dep. Eng. Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP Coordenadora do NATE (Núcleo de Aprendizagem/Trabalho/Entretenimento) do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-EPUSP) roseli@lsi.usp.br
Engenharia há 25 anos atrás CONTEXTO Engenharia há 25 anos atrás Relíquia!
Prototipação e Simulação Digital Engenharia Hoje
Visualização Científica Representação, Simulação e Visualização Micro ao Macro Tempo Real
Animações em Computação Gráfica e Composições de Animações com Vídeo Pixar – Gary’s Game 1997
Simuladores e Jogos para computadores pessoais com qualidade fotorealística
Visualização em tempo real de imagens sintéticas sobrepostas ao mundo real (realidade aumentada)
Estamos vivenciando uma nova revolução no trabalho, na economia, no entretenimento, – a “Infoera” [Zuffo] – E a Escola como tem evoluído? Nossas “ferramentas” e estratégias evoluíram? Quais são as velhas e novas demandas? Quais as potencialidades dos Meios Eletrônicos Interativos para a Educação ?
Educação Brasileira em Números Total de Estudantes na E. Básica: ~55Milhões Pop. Total do país: ~180Milhões
Situação atual da Educação no Brasil Atingimos a meta de universalização do acesso à Escola, mas.... Último colocado de 32 países no PISA-OECD (Programme for International Student Assessment) em leitura, matemática e ciências Baixos índices no ENEM, SAEB 60% dos professores de Ensino Médio e Fundamental não têm a formação desejada de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9394/1996) Professores investem poucos recursos na aquisição de livros e em sua formação continuada 70% de analfabetos funcionais
Desafios da Nova Educação Educação de Qualidade para Todos O foco da Escola e dos Professores NÃO é a transmissão de conteúdos A Nova Escola deve formar cidadãos criativos, flexíveis, com espírito crítico, capazes de reconhecer e caracterizar problemas, capazes de buscar e criar soluções, que saibam aprender a aprender sempre, que saibam viver e conviver em sociedade. melhores estratégias e as melhores ferramentas
As TICs nas Escolas Brasileiras atualmente
Laboratórios de Informática Todas as escolas de Ensino Médio com um laboratório de informática com no mínimo 10 computadores, para serem compartilhados por todos os estudantes e professores da Escola Em algumas escolas estes laboratórios permanecem praticamente fechados Professores não têm tempo para se apropriarem das tecnologias e menos ainda de práticas pedagógicas que se beneficiem do uso dessas tecnologias Na maioria das vezes uso muito rápido e superficial dos recursos Necessidade de atualização em menos de cinco anos em razão da baixa durabilidade e sensação de rápida obsolescência Muitos recursos investidos e poucos resultados concretos
Alguns exemplos de desenvolvimentos e de experiências adquiridas em Meios Eletrônicos Interativos na Educação e Pedagogia de Projetos
Portal EduMusical – www.edumusical.org.br
Estudantes Compositores – Criação em primeiro lugar! EDITOR MUSICAL – Software de composição musical: Composição individual Composição colaborativa (rede local ou à distância) Desafio individual Desafio colaborativo (rede local ou à distância)
Portal EduMusical Atividades on-line Interação entre usuários Download de aplicações educativas Submissão de projetos Informações sobre música, compositores, orquestras, músicos, etc.. Serviços de suporte para educadores cadastrados
Avaliação do Editor Musical e do Portal
Ambientes de Realidade Virtual -Planetário Imersivo
Estudantes Criadores de Estórias e Mundos Virtuais FADAS - Software de autoria de estórias e mundos virtuais: modos individual ou colaborativo uma ou múltiplas telas opção de estereoscopia linguagem de programação do tipo LOGO, orientada a objetos
Estudantes Produtores de Soluções MIT Media Lab LSI–EPUSP SME de São Paulo Agência Estado Fundação Bradesco Projeto “A CIDADE QUE A GENTE QUER”: Workshops com professores e alunos, que desenvolvem projetos transdisciplinares, utilizando material convencional, componentes e recursos eletrônicos e computadores. (ampliação de linguagens, tecnologias simples e avançadas aplicadas a problemas reais)
Estudantes Produtores de Soluções Estudantes construindo suas próprias placas microcontroladoras o luxo da sucata
Estudantes Produtores de Soluções
Estudantes Produtores de Soluções
FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Criatividade e Inovação Organização e Realização: USP (por meio da Escola Politécnica) Diversos patrocínios e apoios: INTEL, PETROBRÁS, MCT, SCT-SP, ... Seleção dos finalistas a partir de submissão de relatórios de projetos (+ feiras afiliadas) 2003 2004 Estados 12 20 Projetos Finalistas 93 180 Estudantes 199 459 Avaliadores Voluntários 65 218 Prêmios > R$ 200 mil > R$ 300 mil Projetos Selecionados para a INTEL ISEF 6 9 2005 22 201 > 450 > 200 > R$ 300 mil 9 2006 22 207 > 450 > 200 > R$ 300 mil 9
Mudança de paradigma provocada pela evolução tecnológica
Uso Intensivo dos Meios Eletrônicos na Educação Requisitos fundamentais: Diferentes abordagens pedagógicas Diferentes contextos de uso Robustez e durabilidade Baixo custo Intuitividade 100% disponibilidade e 100% conectividade acesso a conteúdos diversos e de qualidade, socialização e valorização da autoria Flexibilidade leve, portátil, baixo consumo de energia Mobilidade (redes sem fio - wireless)
Uso Intensivo dos Meios Eletrônicos na Educação Aplicações e Serviços Web foco na aplicação e não na informática Redes sem fio baixo custo de implantação e operação flexibilidade Dispositivos de acesso de baixo custo “Janela para o mundo, disponível sempre que necessária”
Classmate da INTEL 2B1 da OLPC
Uso Intensivo dos Meios Eletrônicos na Educação Computadores portáteis pessoais de baixíssimo custo ao levar para casa proporcionam a inclusão da família (e-gov) ampliar o número de horas desenvolvendo atividades de aprendizagem significativas e prazerosas Laboratórios de Informática + Telecentros + LanHouses recursos especiais complementares (servidor, câmera, scanner, impressora)
Uso Intensivo dos Meios Eletrônicos na Educação Serviços públicos e privados com conteúdos qualificados Objetos de aprendizagem (livros, revistas, aplicativos, vídeos, animações, imagens, textos, ..) Repositórios públicos e privados para armazenamento e publicação de dados Estudantes e professores produtores de conhecimento Espaços de valorização e socialização de suas produções
Uso Intensivo dos Meios Eletrônicos na Educação Ambientes para Formação Continuada de Professores Ambientes de interação em Rede e Autoria Colaborativa Ambientes para Acompanhamento Individualizado da Aprendizagem de Estudantes foco na criatividade respeito à diversidade instrumentos de auto-avaliação continuada instrumentos de acompanhamento para o professor
Algumas recomendações para implantação Processo de implantação gradativo por adesão Escola deve apresentar seu Projeto Pedagógico e indicar como e porque pretende utilizar computadores portáteis em sala de aula Associação de Pais deve se manifestar quanto à responsabilidade para que estes equipamentos possam ser levados para casa Desenvolvimento e implantação de um sistema de avaliação de impacto indicadores, estratégias, coletas on-line e mecanismos de análise Neste caso, como se trata do uso de dispositivos individuais e conectados, as respostas terão mais validade do que em avaliações do PROINFO
Algumas recomendações para implantação Estabelecimento de políticas que estimulem a implantação de redes de acesso de baixíssimo custo mais tempo para atividades de aprendizagem dentro e fora da escola Inclusão digital da família (serviços de e-gov) Para acelerar o processo estímulo ao desenvolvimento de ferramentas de software livre: adequadas a este novo paradigma de disponibilidade de acesso foco na criatividade e respeito à diversidade Ambientes de formação continuada e instrumentos de auto-avaliação Ambientes de aprendizagem com instrumentos de acompanhamento individualizado do estudante pelo professor
Obrigada!