Língua Inglesa no Currículo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Universidade sem Fronteiras
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Curso de Gêneros Textuais
As Sete Leis do Aprendizado
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Currículo /Educação Física
Fatoração e Trinômio Quadrado Perfeito
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Educação de Jovens e Adultos
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Decisões.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Teacher Cadu English Review
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
Oficina de Apropriação de Resultados
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Básicos de Português Por: Karla Salazar.
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pronomes Relativos.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Língua Inglesa no Currículo 27/05/2011 DER Bragança Paulista PCOP Denise A.Foelkel Pignatari.
B2 OBJETIVOS.
Currículo Oficial do Estado de São Paulo
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Divulgando a Pesquisa.
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
B1 OBJETIVOS.
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projetos e Sequências Didáticas
Aparecida de Fátima Costa Orientação: Profª. Dra. Maria Antonieta Alba Celani.
Transcrição da apresentação:

Língua Inglesa no Currículo Acompanhamento em sala de aula

O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NO CONTEXTO ESCOLAR.

Considerações da Oficina Pedagógica: A maior contribuição do material proposto pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo está em permitir um encadeamento de conteúdos e vivências, por meio de diferentes gêneros discursivos, de acordo com os níveis de desenvolvimento de cada série.

Tendo em vista que a maioria dos professores de LEM não trabalhava com livros didáticos, os conteúdos acabavam se repetindo em séries diferentes. Desse modo, os cadernos do professor e do aluno constituem-se como um importante apoio para o trabalho do professor, ao apresentar uma sequência de conteúdos relevantes e condizentes com as necessidades dos alunos nos Ensinos Fundamental e Médio.

O Currículo da Disciplina LEM – Inglês visa a desenvolver no aluno principalmente as competências leitora e escritora, por meio do trabalho com diferentes gêneros textuais que circulam no entorno social. Mas, o professor também pode – e deve - criar mais contextos para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências de ouvir e falar a língua-alvo.

Conteúdos dos Cadernos dos Professores

A língua estrangeira ao nosso redor 5ª SÉRIE EF 1º Bimestre Primeiros contatos 3º Bimestre A escola 2º Bimestre A língua estrangeira ao nosso redor 4º Bimestre Diferentes lares

6ª SÉRIE EF 1º Bimestre Meu bairro, minha comunidade 3º Bimestre Lazer na cidade 4º Bimestre Meu perfil, minhas preferências 2º Bimestre Inglês e Esportes

7ª SÉRIE EF 1º Bimestre Comemorações ao redor do mundo 3º Bimestre Hábitos de alimentação 2º Bimestre Rotinas de jovens em diferentes lugares do mundo. 4º Bimestre Infância e adolescência ontem e hoje

Biografias de pessoas marcantes 8ª SÉRIE EF 1º Bimestre Biografias de pessoas marcantes 3º Bimestre Narrativas pessoais 2º Bimestre Inventores famosos 4º Bimestre O mundo ao meu redor

1ª SÉRIE EM 3º Bimestre Caderno de entretenimento (informações sobre cultura e entretenimento) 1º Bimestre A língua inglesa pelo mundo: interações culturais 2º Bimestre Jornal 4º Bimestre Leads

2ª SÉRIE EM 1º Bimestre Filmes e programas de TV 3º Bimestre Cinema e Preconceito 2º Bimestre Propagandas e peças publicitárias 4º Bimestre Cinema e Literatura

3ª SÉRIE EM 1º Bimestre Trabalho voluntário como experiência profissional 3º Bimestre Profissões do século XXI 4º Bimestre Construção do Currículo 2º Bimestre Primeiro emprego

Usando algumas estratégias

Palavras em verde: nomes próprios Palavras em vermelho: cognatos

Screenwriter Paul Haggis directs his first film in which race problems lead to the confrontation of a group of strangers in Los Angeles. Terrence Howard plays Cameron, an African-American television producer. One night, when returning home from a party, Cameron and his wife are stopped by Officer Ryan (Matt Dillon), who humillates them while his partner, Oficcer (Ryan Phillippe), watches and disapproves his behavior.

Brendan Fraser is Rick, a lawyer who is married to Jean (Sandra Bullock). She fears and hates people who are different from her. Consequently she hates the two Afro-American men who carjack her car. Anthony, one of the carjackers, hates white people as much as Jean hates black people. Daniel (Michael Pena) is a careful locksmith who finds out that, because he is not a white American, many costumers do not trust him. All these sub-plots (and a few others) come together in a film that makes us think about intolerance.

As atividades educativas adequam-se aos objetivos propostos? A duração das atividades é adequada ao tempo de concentração dos alunos? Existe diferenciação de atividades de acordo com as necessidades dos alunos? O professor apresenta aos alunos o tema e os objetivos de cada atividade? O professor informa os alunos dos critérios de avaliação de cada atividade? As atividades estimulam a participação e o entusiasmo de todos os alunos?

As explicações são claras para os alunos? Os exemplos, as metáforas e as analogias são adequadas? O professor recorre a situações do dia-a-dia dos alunos para exemplificar os conceitos abordados na aula? O professor evidencia a relevância das aprendizagens ocorridas nessa aula para a vida quotidiana dos alunos?

CONCLUSÃO ALTERAÇÃO SIGNIFICATIVA NO CONCEITO DE CONTEÚDO EM LEM. IR ALÉM DAS PERSPECTIVAS REDUCIONISTAS DE ENSINO. “O aprendizado de uma língua é mais lexical do que sintático”