Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERÊNCIAS DE SAÚDE MENTAL
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Observatório da violação de direitos de crianças e adolescentes no Carnaval Projeto Modelo de PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES no âmbito dos MEGAEVENTOS.
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Seminário de Vigilância da violência doméstica e outras violências e a construção da rede de atenção.
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
Notificação de Maus Tratos
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
UNIDADE TEMÁTICA SEGURANÇA
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
ENCONTRO APRESENTAÇÃO DA FICHA DE NOTIFICAÇÃO SISNOV/SINAN
Sistema de Notificação de Violência em Campinas
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
Modelos anterior e atual de atendimento dos acolhidos
Modelo anterior de atendimento
Rio Mulher.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
1. Fluxograma de identificação de demandas para atuação na infância e juventude na Política Mães em Cárcere CONVIVE Recebe demanda para atuação na infância.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
Rede de atenção Intersetorial
Escola de Formação Política Miguel Arraes
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
SAS/PARCERIAS BANCO PÚBLICO DE DADOS DE ORGANIZAÇÕES E DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO BANORGAS.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Política Pública para a Redução da Violência em Petrolina.
ENCONTRO SISNOV/SINAN Conselho Gestor SISNOV CMDCA Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
            PROJETO Lançamento da Campanha “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no Município de Foz do.
MAIO 2010.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Centro de Referência de Assistência Social
Atribuições das Unidades Escolares
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
INTRODUÇÃO Entre os mais importantes problemas de saúde pública.
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Apresentação do Protocolo de Atendimento as Pessoas em situação de Violência Sexual. Joinville/ SC. Mônica Vollrath Assistente Social Vigilância em Saúde.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
CETREMI.
Transcrição da apresentação:

Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV

SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIAS DE CAMPINAS - SISNOV É um sistema informatizado implantado em 01/06/2005 para as notificações de Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes – VDCCA e Violência Sexual em qualquer idade e sexo – ILUMINAR.

Surgiu por demanda do Programa Quebrando o Silêncio com o objetivo de criar uma ferramenta para notificação dos casos, acionar a rede de atendimento, interagir com o Conselho Tutelar e criar um banco de dados. A incorporação do ILUMINAR ao sistema se deu pela necessidade do programa de registro de casos atendidos que produzisse informações sobre a rede de proteção.

Objetivo Geral Contribuir para interromper o ciclo das violências Objetivos Específicos Registrar dados por meio eletrônico Gerar informações e indicadores Apoiar o desenvolvimento de políticas específicas que reduzam os riscos e danos associados à estes tipos de violência

Característica INTERSETORIAL E INTERINSTITUCIONAL Prefeitura Municipal de Campinas Prefeitura Municipal de CampinasSecretarias: Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão SocialCidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social Cooperação nos Assuntos de Segurança PúblicaCooperação nos Assuntos de Segurança Pública Cultura, Esportes e TurismoCultura, Esportes e Turismo EducaçãoEducação SaúdeSaúde Coordenadoria da MulherCoordenadoria da Mulher CMDCA CMDCA Conselhos Tutelares Conselhos Tutelares IML IML UNICAMP UNICAMP Vara da Infância e da Juventude Vara da Infância e da Juventude PUC de Campinas PUC de Campinas ONGs. ONGs.

A partir da Resolução 009/05 CMDCA, artigo 32, ficou garantido a formação de um Comitê Intersetorial e Interinstitucional para a gestão da informação do banco de dados do SISNOV. O comitê foi criado em maio 2005.

Competências Gerenciamento do SISNOV: através de ações específicas de execução e gerenciamento do sistema de informações, sendo este de competência da Coordenadoria de Informação e Informática da Secretaria Municipal de Saúde. Gestão do SISNOV: através de todo conjunto de atos que serão necessários para o funcionamento do sistema / banco de dados.

Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria de Informação e Informática Programa ILUMINAR Hospital Mário Gatti Hospital da UNICAMP CAISM Vara da Infância e Juventude Conselhos Tutelares Conselho Municipal da Mulher Comissão de Combate à VDCCA – CMDCA COMPOSIÇÃO

O comitê gestor do SISNOV, vem no decorrer deste processo apontando a necessidade de alterações na ficha original. Considerando ainda as solicitações efetuadas de inclusão de outros fenômenos e o sistema de notificação a ser implantado pela Saúde – SINAN em 2009, propõe a ampliação do objetivo inicial do SISNOV, na perspectiva do sistema informatizado registrar as notificações referentes aos diferentes tipos de violências que envolvem crianças, adolescentes, adultos e idosos em qualquer idade e sexo.