SAEB 2011 Aneb e Prova Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Providências e valores
Advertisements

Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
Logística da Avaliação.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
4º ano Reunião de pais.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Principais Aspectos da Avaliação
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Secretaria da Educação e Cultura
O SAEB e a Prova Brasil 2011.
Estudos de Caso.
Manual do Aplicador.
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Coordenação Nacional do Projovem Urbano
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Responsáveis: Elsa Pereira Timoteo e Cinira P. Prado
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Avaliação Educacional Externa
Principais Aspectos da Avaliação
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
Logística das Aplicações do SARESP
Tema: Características do Saresp 2011
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Avaliação Educacional Externa
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PROVA BRASIL 2011 SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR.
Oficina de Apropriação de Resultados
Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais.
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
DESENHO DO.
As avaliações e bases de dados do INEP
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Políticas Públicas – conceitos
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Período de Aplicação - PROVA BRASIL
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
SARESP/ 2012 ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ESCOLA. Caberá ao Diretor da Escola, entre outras atribuições: Organizar, com antecedência, o processo de aplicação.
O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

SAEB 2011 Aneb e Prova Brasil Treinamento dos Coordenadores de Polo Rede Estadual – 18 e 19 de outubro de 2011 Maria Conceição Conholato Coordenadora Estadual de Capacitação

Características da Avaliação

SAEB – Objetivos Realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro para subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Acompanhar a evolução da educação básica; prestar contas à sociedade e estabelecer metas de qualidade e de equidade (IDEB).

SAEB a partir de 2005 ANEB (antigo Saeb) ANRESC (Prova Brasil) Avalia a eficiência das redes de ensino básico por meio do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática. Amostral: 5º e 9º EF e 3ª EM. Rede pública e particular. Resultados: por rede de ensino em cada UF, Região e Brasil. ANRESC (Prova Brasil) Avalia a eficiência de cada unidade escolar, por meio do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática. Censitária: 5º e 9º EF Escolas públicas urbanas ou rurais: 20 alunos pelo menos no ano a ser avaliado Resultados: por escola.

SAEB - Características Matrizes de Referência – empregadas na elaboração dos itens dos testes; Blocos Incompletos Balanceados (BIB) – técnica utilizada na estruturação dos cadernos de testes; Testes Padronizados – aplicados para descrever as habilidades e competências dos estudantes nas disciplinas avaliadas

SAEB - Características Aplicação de testes para medir a aprendizagem e de questionários para contextualizar o desempenho a cada biênio. Testes e procedimentos de aplicação padronizados. População alvo das avaliações: alunos em séries conclusivas das etapas de cada nível da educação básica na modalidade regular. População foco dos resultados: gestores das distintas esferas administrativas, comunidade escolar, pesquisadores e sociedade em geral.

SAEB - Características Teoria de Resposta ao Item (TRI) – modelo matemático que permite comparar o desempenho dos alunos em diferentes períodos; Amostra – população representativa do universo de alunos da educação básica. Escalas de Proficiência – utilizadas para interpretar e descrever o desempenho dos alunos.

SAEB 2011 – Abrangência ANEB (antigo SAEB) – Amostra Representativa: Escolas em que haja entre 10 e 19 alunos matriculados no 5º ano ou 9º ano do EF regular público. Escolas em que haja 10 ou mais alunos matriculados no 5º ano ou 9º ano do EF regular privado. Escolas em que haja 10 ou mais alunos matriculados na 3ª série do EM regular público ou privado. ANRESC (PROVA BRASIL): Escolas públicas urbanas e rurais, com pelo menos 20 alunos matriculados no 5º e 9º ano do EF regular público.

Abrangência da Avaliação Rede Estadual de São Paulo Nacional Aluno 671.951 5.200.000 Turma 20.247 185.160 Escola 4.654 59.413 Município 610 5.548

Não aplicar prova na 6ª feira (11/11) no noturno Período de Aplicação Período de Aplicação Prova 7 a 11 de novembro (rede estadual de SP) Língua Portuguesa e Matemática 7 a 18 de novembro (nacional) Não aplicar prova na 6ª feira (11/11) no noturno

Cadernos de Provas 5º Ano EF 4 blocos: 2 LP e 2 MAT  21 Cadernos de prova 11 questões p/bloco = 44 questões Cor da capa: ROSA 9º Ano EF e 3ª Série EM 13 questões p/bloco = 52 questões Cor da capa: 9º EF – LARANJA 3ª EM – VERDE Cada caderno de prova é encartado com a folha de respostas e com o Questionário do aluno – todos com identificação do aluno

Questionários de Contexto Questionário do Aluno (na própria Folha de resposta no final do caderno de prova) 5º EF – 54 questões 9º EF – 47 questões 3ª EM – 54 questões Questionários: Diretor – perfil e gestão 212 questões Professor (LP e MAT) – perfil e prática pedagógica 152 questões Escola – conservação do prédio e dos equipamentos (é preenchido pelo aplicador) 71 questões

Instrumentos de Controle Formulário de Controle da Aplicação – por turma – a ser preenchido pelo Aplicador e atestado pelo diretor da escola (assinatura e carimbo da escola) Termo de Compromisso e Sigilo – por Aplicador Carta de Apresentação do Aplicador – por turma – o diretor da escola deverá responder as questões contidas na carta sobre as atividades do Aplicador (assinatura e carimbo da escola)

Instrumentos de Orientação Manual dos Coordenadores Estaduais de Logística e de Capacitação Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento Check-list: Coordenador de Polo e do Subcoordenador Estadual de Logística Manual dos Aplicadores Check-list: Aplicadores

Instrumentos de Avaliação Instrumento de Avaliação para o treinamento dos Coordenadores de Polo Instrumento de Avaliação para o treinamento dos Aplicadores Relatório da Capacitação dos Aplicadores

Logística de Aplicação

Logística de Aplicação Estrutura da Aplicação Treinamentos das Equipes Síntese da Logística de Aplicação Materiais de Aplicação

Estrutura da Aplicação Coordenação Nacional Coordenações Estaduais Coordenações de Polo de Apoio Aplicadores

Estrutura da Aplicação Coordenação Nacional Responsável pela coordenação da logística de aplicação e treinamento em âmbito nacional. Coordenações Estaduais Responsáveis pela coordenação da logística de aplicação e treinamento nos estados. Coordenações de Polo de Apoio Responsáveis pela coordenação da logística de aplicação e treinamento nos Polos de Apoio. Aplicadores Responsáveis pelas aplicações nas turmas indicadas pelo Coordenador de Polo de Apoio.

Estrutura da Aplicação Rede Estadual de São Paulo: Coordenador Estadual de Logística: 2 (um do Estado e outro do Consórcio) Coordenador Estadual de Capacitação: 1 Subcoordenador Estadual de Logística: 6 Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento: 180 Apoio Logístico de Polo de Treinamento: 180 Aplicadores (em média 8 a 10 aplicações): 2.808

Estrutura da Aplicação Coordenações de Polo de Apoio Atribuições: Participar de reuniões e treinamentos ministrados pelos Coordenadores Estaduais; Providenciar a infraestrutura necessária para a guarda dos materiais de aplicação, treinamento dos Aplicadores e agendamento das aplicações;

Estrutura da Aplicação Coordenações de Polo de Apoio Atribuições: Selecionar e treinar os Aplicadores; Agendar as aplicações por turma/escola; Elaborar o plano de distribuição de Aplicadores por turma/escola, conforme agendamentos;

Estrutura da Aplicação Coordenações de Polo de Apoio Atribuições: Retirar o material de aplicação nas agências dos Correios indicadas, utilizando o Termo de Recebimento de Malotes; Controlar a distribuição e recolhimento do material de aplicação junto aos Aplicadores, conforme agendamentos;

Estrutura da Aplicação Apoio Logístico do Coordenador de Polo Atribuições: Participar do treinamento para Aplicadores ministrado pelo Coordenador de Polo de Apoio; Auxiliar o Coordenador de Polo de Apoio nas tarefas administrativas necessárias ao desenvolvimento das atividades do Polo.

Estrutura da Aplicação Aplicadores Atribuições: Participar de reuniões e treinamentos ministrados pelos Coordenadores de Polo de Apoio; Aplicar os instrumentos de acordo com as especificações oferecidas nos treinamentos; Responsabilizar-se pela retirada, guarda, integridade, sigilo e devolução do material das aplicações junto aos Coordenadores de Polo de Apoio.

Treinamentos das Equipes Os Treinamentos serão feitos em “cascata”, sendo inicialmente treinados os Coordenadores Estaduais em local indicado pelo Consórcio. Em seguida, os Coordenadores de Polo de Apoio serão treinados pelos Coordenadores Estaduais nas sedes das Coordenações Estaduais. Os Coordenadores de Polo de Apoio treinarão os Aplicadores nas sedes dos Polos de Apoio.

Síntese da Logística de Aplicação Os Coordenadores de Polo irão retirar os materiais das aplicações sob sua responsabilidade nas agências dos Correios previamente estabelecidas. Os Polos de Apoio servirão de base para a guarda temporária e o controle da retirada dos materiais de aplicação e sua devolução após aplicação pelos Aplicadores.

Síntese da Logística de Aplicação De acordo com os agendamentos, os Aplicadores irão retirar os materiais de aplicação com os Coordenadores de Polo de Apoio e os devolverão após a aplicação. Finalizadas todas as aplicações, os Coordenadores de Polo de Apoio irão providenciar, junto aos Correios, o retorno dos materiais aplicados para a sede do Consórcio (operação reversa).

Materiais de Aplicação Serão enviados para as agências dos Correios os seguintes materiais: Caixas contendo material administrativo e de treinamento (uma ou duas por Polo); Malotes lacrados, por Escola, contendo os envelopes das provas por turma, envelopes pardos com o Questionário da Escola e Questionários de Diretor e Professor com suas respectivas folhas de respostas.

Materiais de Aplicação Caixas contendo material administrativo e de treinamento Kit de treinamento do Coordenador de Polo; Sacolas dos Aplicadores; Termo de Compromisso e Sigilo; Cartas de apresentação dos Aplicadores; Fichas de cadastro de Aplicadores; Relatório de turmas por Escola; Termos de Recebimento e Devolução dos Malotes. (Retirar da caixa, ainda no correio, para fazer a conferência do recebimento)

Materiais de Aplicação Caixas contendo material administrativo e de treinamento Termos de Recebimento e Devolução dos Malotes

Materiais de Aplicação Malotes lacrados, por Escola IDA

Materiais de Aplicação Malotes lacrados, por Escola Envelopes plásticos, por turma, contendo as provas, o Formulário de Controle da Aplicação e o selo de segurança para fechamento do envelope após a aplicação; Envelope pardo contendo o Questionário da Escola e Questionários de Diretor e Professor com suas respectivas folhas de respostas; 2 lacres plásticos numerados para fechamento do malote.

Materiais de Aplicação Malotes lacrados, por Escola Envelopes plásticos de Cadernos de Provas

Materiais de Aplicação Malotes lacrados, por Escola Envelopes plásticos

Materiais de Aplicação Envelope pardo contendo os Questionários do Diretor, Professor e Escola

Materiais de Aplicação 2 lacres plásticos numerados para fechamento de cada malote

Materiais de Aplicação Malote Reserva para cada Polo 7 pacotes com 21 cadernos de prova do 5º ano EF 7 pacotes com 21 cadernos de provas do 9º ano EF 1 pacote, com 21 cadernos de provas da 3ª série EM Utilizar somente em casos de Contingência, por exemplo: Extravio de material por roubo ou acidentes; Problema de impressão em todos os cadernos de uma turma.

Retorno dos Materiais Malote da Escola, contendo: Envelopes plásticos lacrados por turma com os cadernos de prova e as folhas de respostas da prova e do questionário. Envelope pardo contendo: os questionários do diretor, professores e da escola e suas respectivas folhas de os Formulários de Controle da Aplicação por turma e as cartas de Apresentação dos Aplicadores por turma.

Retorno dos Materiais Malote da Escola Depois de colocar todos os materiais (envelopes plásticos das provas e o envelope pardo) no Malote da Escola, ajustar o visor (colocando na posição de retorno visor BRANCO) e lacrar o malote com os dois lacres.

Retorno dos Materiais Malote Reserva por Polo Envelopes plásticos lacrados por série Materiais administrativos : organizá-los nos envelopes pardos extras enviados, colocando: Fichas de cadastro dos aplicadores com o comprovante de escolaridade; Lista de presença do treinamento dos aplicadores; Termos de compromisso e sigilo dos aplicadores; Instrumentos de Avaliação dos Aplicadores; Relatório da capacitação dos aplicadores elaborado pelo Coordenador de polo; Termos de Recebimento e Devolução dos materiais do Correio.

Retorno dos Materiais Malote Reserva por Polo Mesmo não tendo sido utilizado, abrir o malote e inverter a etiqueta de retorno do visor do malote, e colocar todos os materiais administrativos. Esse malote deverá ser lacrado SOMENTE NO CORREIO, depois do responsável do Correio assinar o Termo de devolução dos materiais. Colocar esse Termo no malote, lacrando-o com os dois lacres.

Materiais de Aplicação Retorno dos Materiais RETORNO

Cronograma das principais atividades RESPONSÁVEL DATA 1 Treinamento dos Coordenadores de Polo Coordenador/FDE 18 e 19/10 31/10 Video 2 Seleção dos Aplicadores Coordenador de Polo Até 27/10 3 Orientar o cadastramento dos Aplicadores no sistema online para recebimento de pagamento Até 30/10 4 Alocar os Aplicadores nas respectivas turmas de aplicação, via sistema online Até 4/11 5 Treinamento dos aplicadores 31/10 a 6/11 6 Retirar no Correio os materiais de aplicação e registrar no sistema online

Cronograma das principais atividades RESPONSÁVEL DATA 7 Aplicação das provas Aplicador 7 a 11/11 8 Preencher os dados de participação no sistema on line Coordenador de Polo 7 a 14/11 9 Conferência e organização dos materiais de aplicação entregues pelo Aplicador Até 15/11 10 Entregar no Correio os materiais de aplicação e registrar no sistema online Até 16/11 11 Envio da prestação de contas à FDE/Gaire ou Cesgranrio Até 18/11