O PROMOTOR DE JUSTIÇA E O BULLYING

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
A escola em tempos de crise: uma análise sociológica
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Relação professor/aluno
E. M. Prof. Antonio Lopes Lins Prof
Programa de Ética e Cidadania
PROJETO: DIA ESTADUAL DA CONSCIENTIZAÇÃO,PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O que significa afetividade/ afeto?...
A Escola e as Mudanças Sociais
ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Avaliação Educacional
Fluxograma do Acolhimento Familiar e Institucional
PROJETO ANTI-BULLYING
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
REVISÃO DA PROVA – UNIDADE I
MEIOS ELETRÔNICOS, VÍNCULO E DISTÂNCIA TRANSACIONAL
CAMPANHA CONTRA O BULLYNG
Justiça Restaurativa e
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
PROGRAMAS E PROJETOS Prinart Jogos Escolares Biblioteca PNLD – Programa Nacional do Livro Didático Saúde e Prevenção na Escola Olímpiada da Língua Portuguesa.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Cinara Mateus Réus Clemes Bolsa do Ar. 170 Psicologia - Araranguá
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Bullying.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Ativ_8Rosiani PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100H. CURSISTA=ROSIANI CORREIA ALVES.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR Nomes: Bianca Viana de Oliveira – 04 Kayene Gobitti – 18 2° C Sociologia.
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Termo de Terminalidade
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
GISELE BALDRATI PSICOLOGA CRP 08/03264 SEXUALIDADE na ESCOLA.
Transcrição da apresentação:

O PROMOTOR DE JUSTIÇA E O BULLYING

BULLYING – como abordar o tema Psicologia; Sociologia; Pedagogia; Direito.

BULLYING Conflito normal e o conflito que excede o que é normal; Bullying – forma de violência que se caracteriza: Por um comportamento agressivo; Que ocorre repetidamente e durante muito tempo; Nas relações interpessoais caracterizadas por um desequilíbrio de poder.

Intervenção realizada em três níveis: BULLYING ESCOLAR Intervenção realizada em três níveis: Escola; Sala de aula; Com o aluno individualmente.

BULLYING E O PROMOTOR CONTROLE SOCIAL PRIMÁRIO: família, escola, grupo social, as instituições religiosas. CONTROLE SOCIAL SECUNDÁRIO: a lei.

BULLYING E O PROMOTOR Quando o controle social primário não atinge o seu objetivo, surge a possibilidade do controle social secundário da violência praticada pelo bullying. As ações de bullying resultam em atos infracionais o que pode requerer a intervenção do Promotor de Justiça.

BULLYING E O PROMOTOR ATUAÇÃO PREVENTIVA: fortalecendo o controle social primário. NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES: controle social secundário. Aplicação da lei. Oitiva da vítima e medidas socioeducativas.

EXCLUSÃO X INCLUSÃO EXCLUDENTE Obrigatoriedade da educação – educação para todos – universalização da educação; Conflito escolar. Inclusão excludente – bullying.

BULLYING BULLYING: Não é uma “fase de desenvolvimento da criança ou um rito de passagem”. “É um problema social sério que pode afetar a habilidade dos alunos e seu progresso acadêmico e social” (Koki, 1999). Trata-se de uma forma de violência. EDUCAÇÃO EM VALORES: É necessário estabelecer padrões de limite e de respeito mútuo.

BULLYING Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, porque isso é a Lei .

MINISTÉRIO PÚBLICO E VALORES: BULLYING MINISTÉRIO PÚBLICO E VALORES: O papel do Promotor de Justiça vai além da atuação processual, sendo que a sua atuação como agente de transformação social apresenta impactos significativos frente ao fenômeno do Bullying.

luiz.ferreira@mp.sp.gov.br