ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs

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Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs 07 E 08 DE MAIO 2014 MAPAS CONCEITUAIS Talia P. Soares

Reflexão inicial

OBJETIVO GERAL Aprender o que são mapas conceituais, para que servem, como fazê-los e como utilizá-los em diversos contextos; Indicar onde obter uma ferramenta automática gratuita de mapas conceituais na internet

Ampliando nosso conhecimento.... O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS ?

para a organização e representação do conhecimento. Ampliando .... Mapas Conceituais Ferramenta gráfica para a organização e representação do conhecimento.

Conhecimento organizado Ampliando .... Mapas conceituais representam Conhecimento organizado

Conceito inicial Conceito final Ampliando .... PROPOSIÇÃO Conceito inicial Conceito final Os conceitos escolhidos expressam um padrão? O termo de ligação possui um verbo? Eu consigo concordar ou discordar? Frase de ligação

Exemplo de mapa conceitual sobre a questão do aquecimento global. Alto grau de clareza Exemplo de mapa conceitual sobre a questão do aquecimento global.

Conceitos mais inclusivos e gerais Ampliando .... CARACTERÍSTICAS Os conceitos são representados de maneira hierárquica. Conceitos mais inclusivos e gerais Específicos e menos gerais

Ampliando .... CARACTERÍSTICAS Cross links, ou ligações cruzadas, que são as relações ou ligações entre conceitos nos diferentes segmentos ou domínios do MC. auxiliam a ver como um conceito em um domínio de conhecimento representado no mapa se relaciona a um conceito em outro domínio ali mostrado.

EXEMPLO Exemplo de mapa conceitual cuja questão foco é “Porque nós temos as estações do ano?” Fonte: NOVAK & CAÑAS, 2006, p. 8

Elaborando bons MC 1º PASSO Escolha de uma área de conhecimento que seja bastante familiar para a pessoa cria um contexto que ajudará a determinar estrutura hierárquica do mapa conceitua a que pretende elaborá-lo

QUESTÃO FOCAL Pergunta que específica claramente o problema ou questão que o mapa conceitual deve ajudar a resolver. Nortear a construção do MC (contexto); Organizar as ideias; Selecionar conceitos;

Elaborando bons MC 2º PASSO Identificar os conceitos-chave que se aplicam a esse contexto; Em torno de 15 a 25 conceitos; Escala ordenada dos conceitos mais gerais e inclusivos para os mais específicos e menos gerais.

Elaborando bons MC Exemplo 2º PASSO

Elaborando bons MC 3º PASSO Elaborar um mapa conceitual preliminar. Início do processo de elaboração de uma boa organização hierárquica.

Elaborando bons MC 4º PASSO Buscar as ligações cruzadas. Ligações cruzadas são importantes para mostrar que o aluno entende as relações entre os subdomínios no mapa.

Elaborando bons MC 5º PASSO Revisar o mapa, reposicionar conceitos de modo a transmitir clareza e melhor estrutura geral, e preparar uma versão “final”.

OBSERVAÇÕES É importante ajudar os alunos a compreender que todos os conceitos são de algum modo relacionados uns aos outros; Evitar “frases nas caixas”, ou seja, frases completas usadas como conceitos; Os alunos muitas vezes comentam que é difícil acrescentar palavras de ligação às “linhas” de seus MC. Isso se deve à má compreensão do relacionamento entre os conceitos, ou dos significados dos conceitos – e são as palavras de ligação que especificam esse relacionamento.

Como podemos usar os MC?

Planejamento curricular Como podemos usar os MC? Planejamento curricular Transparência no que o professor vai ensinar e no que o aluno tem que aprender; 2. Coloca-se conceitos chaves a serem ensinados.

AVALIAÇÃO Como podemos usar os MC? 1. Verificar conhecimentos prévios dos alunos; 2. Verificar o processo de aprendizagem através dos mapas elaborados pelos alunos. (ampliação e aprimoramento dos MC)

Como podemos usar os MC?

Exemplo: MC para avaliação ANTES DEPOIS

ESTACIONAMENTO E ESQUELETO TÉCNICAS ESTACIONAMENTO E ESQUELETO

O professor oferece uma série de conceitos estacionados Questão focal Por que existem as estações do ano? TÉCNICA ESTACIONAMENTO O professor oferece uma série de conceitos estacionados

O professor oferece o esqueleto de um MC Questão focal Por que existem as estações do ano? TÉCNICA ESQUELETO O professor oferece o esqueleto de um MC

Por que existem as estações do ano? Questão focal Por que existem as estações do ano? TÉCNICA ESTACIONAMENTO e ESQUELETO O professor oferece pequeno mapa e outros conceitos para serem inseridos

CONSIDERAÇOES FINAIS

Referências http://www.each.usp.br/cmapping/

Referências

Referências http://www.youtube.com/watch?v=4lBT37SJ42c

“Construindo Mapas conceituais” Oficina 1 “Construindo Mapas conceituais” Em grupos de 4 integrantes elabore um mapa conceitual com o auxílio dos post-its. Contexto para questão focal: CURRÍCULO X AVALIAÇÃO

“Construindo MCs no Cmap Tools” Oficina 2 “Construindo MCs no Cmap Tools”

SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS