PROGRAMA GEq GESTÃO DE EQUIPES
MÓDULO 3: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
INSTRUTOR X MULTIPLICADOR
MÓDULO 3: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DIDÁTICA DO GEq DINÂMICA DE GRUPO USO DO MATERIAL TEÓRICO E MANUAIS SALA DE AULA
MÓDULO 1
INTEGRAÇÃO
MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Apresentação do programa do curso INTEGRAÇÃO Apresentação dos participantes Dinâmica: Formação dos grupos Análise de caso: Construtora Borzeguim Dinâmica: Rodas Invertidas Filme: Coca-Cola Aula 1 Gestão por Competências – MODELOS DE GESTÃO Visão, Missão, Valores e Objetivos do GEq
PLANEJAMENTO
MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS PLANEJAMENTO Grade do “planejumento” Planejamento Estratégico e Participativo Modelo PDCA II Guerra Mundial/Band of Brothers Filmes: Trocando pneus, Eu na fila do banco, Menininho Futebol, Fuga das galinhas Aula 2 Gestão por Competências - TIPOS
LIDERANÇA
MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS LIDERANÇA Música: Hyde Park Dinâmica: Instrumentos Musicais Orquestra Sinfônica e filme: Bolero de Ravel Questionário: Estilo de Liderança Questionário: Delegação Filmes: Martin Luther King, Hitler, Severino Cavalcanti, GP da Europa 1993 Aula 3 Gestão por Competências - PERFIL
ATIVIDADE FINAL
MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO DE EQUIPES I Dinâmica conclusiva: Jogo das Bolinhas Discussão final dos conceitos e do Módulo 1 Avaliação pautada no objetivo do GEq
O que vocês viram do conteúdo do Módulo 1 na atividade final?
MÓDULO 2
COMUNICAÇÃO
MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMUNICAÇÃO Dinâmica: Contaminação Filme: Cometa Halley Filme: Bush e Rice Filme: Processo de Comunicação Dinâmica: Uma Nova Linguagem Filme: Livro Filme: Telefone Aula 1 Competências Gerenciais – TIPOS Formulário Rol de Competências Gerenciais
RELAÇÕES GRUPAIS
MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS RELAÇÕES GRUPAIS Filme: Estacionamento Dinâmica: Julgamento Filme: Sobrevivência Questionário: MBTI Aula 2 Competências Gerenciais - CENÁRIOS
CRIATIVIDADE
MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS CRIATIVIDADE Filmes: Espermatozóide + Cachorro + Pinguim/Basquete Apresentação: Zoom/Powers of Ten Questionário Quadrantes Cerebrais Devolutiva MBTI Harmonia Aula 3 Competências Gerenciais – GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATIVIDADE FINAL
MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS GESTÃO DE EQUIPES II Dinâmica Conclusiva: Jogo do Poder (T1), A Cidade Ideal (T2), Autópolis (demais turmas) Discussão final dos conceitos e do Módulo 2
O que vocês viram do conteúdo do Módulo 2 na atividade final?
MÓDULOS 1 E 2: PILARES INTEGRAÇÃO PLANEJAMENTO LIDERANÇA GESTÃO DE EQUIPES I COMUNICAÇÃO RELAÇÕES GRUPAIS CRIATIVIDADE GESTÃO DE EQUIPES II
DADOS X INFORMAÇÕES DADOS: São fatos, registros, descrições, atividades, eventos que são capturados e armazenados para serem processados. Exemplos: Quantidade de clientes a serem atendidos, endereço de origem, quantidade atendida. INFORMAÇÃO: Conjunto de dados relacionados segundo alguma regra, de forma a orientar o usuário para uma decisão. Exemplos: Qual a média de atendimento diário? Qual a média de clientes não atendidos? De que região é a maior quantidade de clientes?
DICAS LEGAIS 1. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 2. PAPÉIS DA EQUIPE: CONDUÇÃO/DIVISÃO DO TRABALHO 3. PREPARAÇÃO DA SALA 4. SINTONIA COM A TURMA X POSTURA DOS INSTRUTORES 5. DISCUSSÃO ENTRE INSTRUTORES DURANTE A EXPOSIÇÃO 6. JARGÕES UTILIZADOS 7. CLAREZA NO INÍCIO DAS COMANDAS DAS ATIVIDADES 8. ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
DICAS LEGAIS 9. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS/USO DA EXPERIÊNCIA DA TURMA 10. MODELO DE PARTICIPAÇÃO FORÇADA DOS GRUPOS 11. LIMITAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA TURMA 12. “BRECHA DO JORGE” 13. CONTROLE DO TEMPO 14. PERGUNTAS ENVIESADAS: COMO SE VIRAR 15. AVALIAÇÃO E USO FUTURO DE INDICADORES DA AVALIAÇÃO 16. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA