Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
Caderno Interfaces Curriculares
Planejamento PNAIC 2014.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Situação de Aprendizagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
PROFª Leila de Souza Ganem
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PROFª. Leila de Souza Ganem
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ALFABETIZAÇÃO.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?

O QUE AS BRINCADEIRAS TRAZEM ÀS CRIANÇAS: Desenvolvimento físico: o lúdico satisfaz as necessidades de crescimento da criança, de desenvolvimento das habilidades motoras, de expressão corporal. Desenvolvimento cognitivo: contribui para a desinibição, produzindo uma excitação intelectual altamente estimulante, desenvolve atenção e memória. Desenvolvimento sociais: a criança representa situações que simbolizam uma realidade que ainda não pode alcançar e aprendem a interagir com as pessoas, respeitar e a serem respeitadas. Ponto de vista didático: as brincadeiras promovem situações em que as crianças aprendem conceitos, atitudes e desenvolvem habilidades diversas, integrando aspectos cognitivos, sociais e físicos. Motiva o envolvimento nas atividades e desperta o interesse pelos conteúdos curriculares.

Por que jogos na alfabetização? Refletir sobre o sistema de escrita; Mobilizar saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita; Consolidar aprendizagens já realizadas ou se apropriar de novos conhecimentos; Compreender os princípios de funcionamento do sistema alfabético; Socializar saberes com os colegas

Papel do professor Mediador – pensar na seleção dos recursos didáticos de acordo com sua intencionalidade para atender seus objetivos e planejando ações sistemáticas para que os alunos aprendam. Compreender que os estudantes são sujeitos da linguagem e os jogos contribuem para dimensão reflexiva da língua.

Bingo dos sons iniciais Caça rimas Dado sonoro Trinca mágica Descrição dos Jogos de Alfabetização – PNAIC Jogos de análise fonológica: Reflexão de como funciona a escrita da palavras Bingo dos sons iniciais Caça rimas Dado sonoro Trinca mágica Batalha de palavras Obs. Semelhantes sonoras, semelhanças de letras, ordem das letras, estabilidade dos sons, contagem das letras e dos sons

Jogos consolidação das correspondências grafofônicas Quem escreve sou eu

Jogos para reflexão sobre os princípios do sistema alfabético Mais uma Troca letras Bingo da letra inicial Palavra dentro de palavra

Dinâmica dos jogos Formar 03 grupos Cada grupo recebe dois jogos Analisar o jogo e criar uma regra para jogar Que público alvo atende este jogo? Que reflexão sobre o sistema de escrita cada jogo traz para o estudante? Socialização