BIBLIOTECA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Magda Almada magda.almada@gmail.com Ursula Blattmann ursula@ced.ufsc.br SNBU XIV – Salvador, 22 à 27 de outubro de 2006

ROTEIRO Sociedade da Informação Importância da biblioteca no ensino fundamental, médio e superior Biblioteca da FABEL Conclusões: papel da biblioteca presente na (in)form[ação] do cidadão para sobreviver na era da globalização

Sociedade da Informação A educação no século XXI será educar para o desenvolvimento humano com base em quatro pilares: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos, e, Aprender a ser. Delours (1998) UNESCO

Educação do futuro = cidadania “deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estamos na era planetária; uma aventura comum conduz os seres humanos, onde quer que se encontrem. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano.” Morin (2000, p. 47) Portanto, a educação deverá se preocupar com a formação do cidadão, da pessoa em seu sentido amplo, e não somente com a formação profissional.

Legislação na educação brasileira Mudanças e transformações ocorridas no sistema educacional brasileiro na década de 1990. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelecidas diretrizes e bases da educação brasileira, conhecida como LDB Entidades educacionais que desenvolvem estruturas atendendo alunos desde a pré-escola ao ensino superior.

Biblioteca no ensino fundamental, médio e superior Como atender e oferecer suporte informacional aos alunos da pré-escola, séries iniciais, ensino fundamental, médio e superior em um mesmo ambiente?

Biblioteca e avaliação MEC Com a lei 10.861 ficou instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e a preocupação dos bibliotecários passa a se concentrar na pontuação da avaliação da biblioteca com 40%. BRASIL. Casa Civil. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm >

O BIBLIOTECÁRIO E A BIBLIOTECA NO SISTEMA DE ENSINO Compreender qual o objetivo, a missão, as funções e traçar ações para atender as atividades estabelecidas. Conhecer a proposta pedagógica da instituição. Caracterizar o ambiente (efetuar o diagnóstico da instituição). Identificar o perfil do uso e das necessidades da comunidade educacional para estabelecer quais as demandas informacionais e propor serviços e produtos qualitativos na instituição educacional.

Ambiente educacional Aproveitar com eficiência e eficácia a estrutura operacional, isto é, utilizar ao máximo o espaço para os três turnos diários (manhã, tarde e noite). Requer transform[ação] envolvendo a gestão das pessoas (treinamento, horários e atividades), utilização de recursos da tecnologia da informação para dinamizar os serviços e produtos como: o controle de empréstimos e reserva eletrônico, disponibilizar o catálogo on-line para facilitar as consultas ao acervo e incrementar o atendimento da biblioteca: se antes eram crianças e adolescentes que freqüentavam este ambiente, agora cabe ao bibliotecário planejar e saber administrar a biblioteca para atender também aos estudantes e professores do ensino superior. Convém lembrar da importância do acolhimento do bibliotecário para com seus leitores em ser um momento agradável, educador, humano e pertinente.

Biblioteca na FABEL Profa. Fernanda Bicchieri Soares

Biblioteca no Sistema Educacional Profa. Fernanda Bicchieri Soares Faculdade de Belford Roxo FABEL - http://www.fabel.edu.br/ Belford Roxo, Baixada Fluminense - Rio de Janeiro Finalidade: reunir, organizar, administrar e disseminar informações para oferecer suporte a alunos, professores, funcionários e comunidade local na realização de suas atividades acadêmicas.

Biblioteca no Sistema Educacional Ambiente Área de 130 m2 Mural de avisos Revisteiro dos periódicos Jornaleiro Infantil Bancada com Pegue & Leve Mostruário de livros Jardim para a Hora do Conto

Biblioteca no Sistema Educacional - Acervo 6.567 títulos de livros, sendo 8.181 exemplares. 50 fitas de vídeo e 59 títulos de periódicos. Horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 22horas.

Biblioteca no Sistema Educacional Leitores

A leitura no ambiente educacional O bibliotecário preocupa-se com os diferentes analfabetismos da Sociedade do Conhecimento entre os quais estão os analfabetismos da palavra, funcional, tecnológico e até mesmo financeiro. É preciso fomentar situações para que o indivíduo possa interagir e conviver na sociedade na qual se requer diferentes aptidões, habilidades e competências.

Considerações finais A biblioteca no ambiente educacional está cada vez mais presente simultaneamente nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior. Instituições de ensino buscam a racionalização dos ambientes e desta maneira cabe ao bibliotecário organizar e administrar as fontes de informação, utilizadas como recursos didático-pedagógicos bem como as de suporte informacional para a atualização, informação e pesquisa desses diferentes públicos.

Considerações finais A inserção de novas tecnologias da informação e comunicação deve estar intercalada no cotidiano do bibliotecário para potencializar serviços e produtos da biblioteca. Saber manusear tecnologias tornou-se tão importante como ler e escrever, assim, as bibliotecas precisam estar preparadas para dinamizar os processos de aprendizagem que envolve desde : o acesso aos documentos nos diferentes suportes e tipologias documentais até mesmo oferecer locais adequados para o uso da informação que requerem planejamento na gestão de ambientes multimídia, a escolha de equipamentos, de softwares, treinamentos individuais ou em grupos.

Conclusão A biblioteca, indiferente se no ambiente educacional, empresarial, comunitário, precisa saber desenvolver ações para estimular o prazer da leitura nos diferentes níveis, processos e situações. Tal tarefa influenciará diretamente a vida de toda a comunidade educacional e possibilitará o desenvolvimento pleno do ser humano no qual são fundamentais competências e habilidades de cunho educativo, intelectual, cultural, social e tecnológico.

Algumas Referências BARCELOS, Maria Elisa Americano do Sul; GOMES, Maria Lúcia Barcelos Martins. Preparando sua biblioteca para avaliação do MEC. IN: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13. Anais ... Natal: 2004. CD-ROM. BLATTMANN, Ursula; CIPRIANO, Aline de Souza. Os diferentes públicos e espaços da biblioteca escolar: da pré-escola a universidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., Anais... 2005, Curitiba, 2005. CD-ROM . Disponível em: <http://www.geocities.com/ublattmann/papers/p12.html>. Acesso em: 16 maio 2006. BRASIL. Casa Civil. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm >. Acesso em: 13 maio 2006. DELOURS, Jacques (coord.). Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília/DF: MEC, UNESCO, 1998. http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001298/129801por.pdf >. Acesso em: 16 maio 2006. FRAGOSO, Graça Maria. A bela adormecida precisa acordar. In: MACEDO, Neusa Dias de (org.) Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo : SENAC / CRB8, 2005. p. 46-50. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo, Brasília: UNESCO, 2000. Disponível em: < http://www.buscasp.com.br/pdf/setesaberes.pdf >. Acesso em: 13 maio de 2006.